Uma agulha magnética montada sobre um suporte adequado na horizontal de modo que possa girar é um instrumento, inventado pelos antigos chineses, chamado bússola. A bússola serve para orientação, para encontrar a direcção do Norte.
Desde os tempos de criança praticamente que chamamos uma à outra "bússola". Talvez porque seja mais fácil de encontrar o Norte quando a outra está presente. Eis as razões que me fazem sentir a sua "mancanza" na minha vida.
1 - A Lúcia é provavelmente a única pessoa que pode gozar comigo sem que eu me sinta mal comigo própria. Como do episódio que ela repete vezes sem conta em que ela estava a passar de carro com a irmã, enquanto eu descia a Avenida 25 de Abril em Portimão a comer um Cornetto de morango e a rir sozinha. Sorrio sempre com ternura quando ela descreve a minha cara de idiota.
2 - A Lúcia conhece-me desde os 10 anos, logo, presenciou toda a minha evolução como pessoa, as oscilações de carácter, as tristezas, as (muitas) alegrias, as desilusões, os sucessos...tudo sempre muito temperado de lágrimas e gargalhadas.
3 - A Lúcia é aquela pessoa que, apesar de ter a mesma idade do que eu - 2 semanas certas de diferença - sempre foi mais sensata e durante toda a vida sempre me colocou na linha quando eu exagerava.
4 - A Lúcia é a única pessoa do mundo cujo número do B.I. eu sei de cor: xxxxx912. Afinal de contas, os nossos números de B.I. são iguais, só muda o último dígito: o meu é o 7.
5 - A Lúcia deve ser a única pessoa do mundo que não gosta de Rui Veloso ou do Represas, pelo que eu preciso de passar mais tempo com ela para a convencer que eles têm músicas lindas e são músicos de verdadeiro talento. Mas na verdade sou um fracasso, nem consigo fazer com que ela cantarole "Mesmo sabendo que não gostavas, empenhei o meu anel de rubi para te levar ao concerto que havia no Rivoli..."
6 - A Lúcia conhece toda a minha família: os avós das duas partes, a minha bisavó (já falecida), a minha tia-avó (já falecida), a minha prima que dantes era pequena e não sabia falar, dizia "Eu ouvo" em vez de ouço e que agora é quase maior que idade e já tem mamas, a minha mãe (que ela adora e que a minha mãe adora), o meu pai (que tenta dar-lhe conselhos sobre a vida), os meus tios, as minhas paixonites de adolescente...sabe quem faz e fez parte da minha formação como pessoa.
7 - A Lúcia é uma pessoa de riso fácil, que me faz sempre sentir que sou a pessoa mais divertida ao cimo da terra. Pena que ela não ande a rir tanto nos últimos tempos...mas é algo que me faz muita falta ouvir: a gargalhada da Lúcia.
8 - A Lúcia tem saídas brilhantes e justificações extraordinariamente inédito-originais para as grandes questões da vida, que me fazem sempre dizer: "Essa foi a melhor de todos os tempos"
9 - A Lúcia conhece-me melhor do que qualquer pessoa. Sabe tudo o que me aconteceu, o que me acontece e arranja sempre forma de me convencer que nada de mal me acontecerá.
10 - A Lúcia é a pessoa que, passem os anos que passarem, mesmo que o mundo seja assolado por uma onda de ódio e de amnésia conjunta, mesmo que eu esteja a odissear por esse planeta fora, sabe que vou estar sempre sempre do lado dela. Para o que der e vier.
Ola Rafaela!
ResponderEliminarNão quis deixar de comentar este post, que me deixou bastante emocionada. Enquanto o lia, apresentava um sorriso de "monga" (ainda te lembras deste termo que nos acompanhou durante uns tempos??), provavelmente diferente do teu, enquanto comias o teu delicioso Cornetto de morango, mas também com significado.
De facto, acho lindo, simplesmente lindo vocês continuarem super amigas e bastante unidas. Nesse sentido, sou desligada do mundo, fria e até insensível.
Ao ler este texto, tive a sensação de vocês serem duas fisicamente (e nos BIs), porém uma só por todos esses anos de convivência. Não sei o que dizer mais... apenas sei que é algo digno de se dizer: PARABÉNS!
Beijinhos grandes e que tudo te corra bem.
Joana Rocha
Tinha perdido o teu contacto do blog.... Tive um problema com o meu código HTMl e perdi tudo. Voltei a adicionar os visitantes recentemente...
ResponderEliminarBom voltar aqui... :)
2 pessoas no mundo que não gostam de Rui Veloso e Luís Represas.
ResponderEliminarAs únicas que ainda tolero são o Chico Fininho e a Feiticeira. E não é que não tentasse... tive um cd de Luis Represas ao vivo no CCB e escutei-o muitas e muitas vezes.. mas não, volvidos muitos anos não sinto a menor vontade de o por a tocar, nem sequer uma ponta de nostalgia... a própria recordação do CD gera-me um certo enjoo :-P
Portanto não uma mas duas pessoas no planeta que não gostam de Luís Represas nem Rui Veloso... :-D