menu-topo

A verdadeira publicidade

1.4.07
Sempre gostei de publicidade, embora não tenha nenhum conhecimento técnico sobre esta arte (que também tem o seu quê de ciência). No entanto, sempre soube apreciar o que era um bom anúncio publicitário. Quem não se lembra do famoso anúncio do Old Spice que colocou a Carmina Burana no ouvido e na boca de todos?
Ou de slogans eternos como "O algodão não engana", ou "Ambrósio, apetecia-me tomar algo", "Se eu não gostar de mim, quem gostará?" ou os mais recentes "Novidades, só no Continente!", "I'm lovin' it" ou "Quem sabe, sabe. E o BES sabe." só para citar alguns...

Obviamente que o escopo da publicidade é promover o produto e aumentar as suas vendas. Mas creio que a verdadeira publicidade é aquela de que todos falam e não conseguem tirar da cabeça.
Ora, eu vi(vi) uma experiência destas há pouco tempo.

Existe uma operadora de telemóveis italiana chamada TRE, que há umas semanas colocou exaustivamente por toda a cidade de Milão centenas de outdoors gigantescos onde figuravam 3 raparigas (o cliché da loira, morena e arruivada), em trajes ousados, promovendo este novo tarifário que se chamava COSTO ZERO. Ora, um dos slogans utilizados era justamente "TRE A COSTO ZERO" o que nos faz associar a outras coisas menos nobres do que um simples tarifário.

Marcou-me muito porque era uma exposição extraordinária ao corpo feminino (não é que eu seja púdica, longe disso, mas sou feminista, sem dúvida nenhuma) e os homens não conseguiam tirar os olhos daquilo. Vi situações de discussão à frente de um destes painéis, em que a namorada tinha ficado muito zangada com o namorado porque ele não conseguia tirar os olhos das...formas das raparigas. Olha, confesso que nem eu, que sou mulher, conseguia tirar os meus olhos das curvas delas.

A questão séria coloca-se quando pensamos a fundo no significado disto. O que isto nos diz sobre o nosso mundo? Que ainda vê a mulher como objecto sexual, capaz de fazer disparar as vendas de um telemóvel só porque têm vestidos abertos, com um zero nos seios?
Apercebi-me que isto estava a mexer com as pessoas quando no maior outdoor de Milão, em frente ao Cemitério Monumental estava escrito ao lado das pobres raparigas: SESSISTI DI MERDA.

Soube também que aos outdoors criaram alguns acidentes e que a Junta Autónoma de Estradas de Itália ordenou o seu retiro. Tudo isto aconteceu durante o último mês.

Aqui vai a imagem. Tirem as vossas próprias conclusões.

2 comentários:

  1. Ola Rafaela!!
    Achei piada à tua introdução sobre a publicidade. Como sabes (ou caso não saibas), estou a trabalhar nesse mundo da publicidade, numa das mais reconhecidas agências multinacionais.
    É uma arte, não há como negá-lo. Também é, muitas vezes, uma ilusão, direi até uma mentira, pois no meio de tanta pós-produção (vídeos e fotos), custa-nos a acreditar no resultado final. Desde as celulites eliminadas, rugas que desaparecem, cinturas que são delineadas... sim, porque ninguém é perfeito e o resultado final leva-nos a pensar que sim.
    De tudo o que assisti, o que sempre me impressionou foram os clips de música, inclusive os da Britney Spears, em que ela aparecia com um corpo hiper definido, cintura estreita e esbelta. Contudo, sempre que a via em entrevistas ou concertos (como no Rock in Rio), achava que não era assim tão radiante, era... normal! Enfim descobri a milagrosa pós-produção e tudo fez mais sentido! Eheheh.

    Só uma curiosidade: a agência onde trabalho, tem como cliente o BES! E por acaso, "Quem sabe, sabe. E o Bes é que sabe." é nosso! Lembrado por ti, entre alguns anúncios de referência, deu-me um certo orgulho, confesso.
    Beijocas
    Joana Rocha

    ResponderEliminar
  2. Realmente entende-se porque é que houve acidentes na estrada e que não é um outdoor indicado para se coloca à porta de um cemitério...

    Mais uma vez se vê como as mulheres são utilizadas pelo mundo da publicidade.
    Acho que a publicidade não é muito clara, eu não entenderia que se trata de uma publicidade de telemóveis mas sim se algo mais.... eu nem sei em que género de publicidade enquadraria este placar? possivelmente numa publicidade da Corporación Dermostética ou até mesmo da VEET...
    Está bem presente o culto ao corpo e a imortância da imagem...

    ResponderEliminar

AddThis