menu-topo

The last king of Scotland

25.7.07
Há filmes que nos deixam assim. Sem fala.


Nicholas Garrigan, (James McAvoy - ele é mesmo desconhecido ou serei eu a ignorante??) um jovemdico escocês, acabadinho de sair da Universidade e cheio de esperança em ajudar o mundo, chega a uma África tranquila, quente e tropical. Chega ao Uganda em busca de aventura e com a expectativa de ser útil e colocar a sua vocação ao serviço de um país que necessita de cuidados médicos.

Um
dia trava conhecimento com o carismático e bem-disposto Presidente do Uganda, Idi Amin (que valeu o Óscar a Forrest Whitaker). Este fica encantado com a determinação do rapaz que, ao ver uma vaca em dor agonizante, resolve poupá-la ao seu sofrimento, e num movimento rápido tira a arma ao próprio presidente e alveja-a. Amin, confiante nos dotes do rapaz, faz-lhe uma proposta irrecusável: ser o seu médico particular.


No início, Garrigan está delirante com a vida de luxo e conforto que este estatuto lhe proporciona, as festas na piscina, as brincadeiras, as negras bonitas de pele macia, o Mercedes que Amin lhe oferece...Mas aos poucos vê-se envolto num meio de crime, loucura e corrupção, sendo testemunha e cúmplice das situações mais atrozes. Quando se apercebe que necessita de sair da vida de Amin o mais rapidamente possível, será talvez tarde demais...

O papel principal interpretado por Forrest Whitaker é um daqueles papéis por que um actor espera toda a vida. Os fantásticos trejeitos, o sotaque africano que nos faz mesmo acreditar que o actor não é americano de nascença, os tiques típicos de um louco ditador e um carisma inesgotável elevaram Whitaker (depois de mais de 20 anos de carreira - quem não se lembra dele, versão ainda magra e muito verde - no GOOOOOOOOOOOD morning Vietnam, fiel escudeiro de Robin Williams?) ao planetário das estrelas de Hollywood.

1 comentário:

  1. Um dos melhores filmes que vi até hoje. Muita tensão, muito suor, muito medo. O pior é que o filme retrata uma situação real.

    ResponderEliminar

AddThis