menu-topo

Finalmente um balanço

26.2.08
Quem me conhece bem, sabe que adoro listas e balanços. Tranquilizam-me e fazem-me pensar que é possível ordenar os acontecimentos e o caos de um passado (ou futuro) recente. Ora, para organizar o meu caos, creio conseguir agora elaborar uma ideia geral do que foi a minha vida em 2007.

O ano começou com uma grande mudança: no início de Janeiro mudei-me para Milão e comecei a trabalhar no Jobrapido, empresa jovem que criou uma rede de sites para procurar emprego. Aprendi muito sobre Internet, sobre Google, como funciona o posicionamento dos sites nos motores de busca, porque é que agora se colocarem no Google "traduttrice portoghese" por que motivo vem o meu nome em primeiro lugar, enfim, truques e técnicas que tive de aprender e tornaram o balanço positivo. No entanto, após alguns meses o trabalho deixou de ser interessante e descobri que não era tão boa a mandar e-mails pré-definidos para pessoas que não conheço de lado nenhum.

No final de Fevereiro comecei a trabalhar como tradutora freelancer, porque afinal é essa a minha formação (e espero!) vocação. Tive muito trabalho ao longo do ano traduzindo muitos milhares de palavras e ganhando uns bons trocos. Traduzi o meu primeiro livro em conjunto com a Tina, um livro sobre a vida de Mussolini que saiu em Portugal pela Editora Europa-América. Infelizmente a experiência não correu muito bem, pois não fomos ainda pagas pelo trabalho, nem reconhecidas (o nosso nome nem está no livro). De qualquer forma, foi uma experiência interessante.

Como trabalhei tanto ao longo do ano - de noite, aos fins-de-semana - não tive muito tempo nem disposição para cultivar muitas amizades. Nem sequer conheci muita gente (eu, que demoro 3 minutos para fazer amizades onde quer que seja!!!) porque não saía e não socializava tanto. Fiz uma boa amiga no trabalho, uma inglesa que estagiou no Jobrapido durante 6 meses - a Holly. No entanto, de amigos presentes aqui em Milão tenho a Alessandra, o Hugo, o Ramon e...claro o meu companheiro, namorado e amigo de todas as horas, o M.



Como o tempo não era muito, quis aproveitar a vantajosa localização geográfica de Milão para poder viajar facilmente para várias cidades europeias: Bruxelas, Maio no Algarve e Sevilha, Agosto em Paris (sozinha!!), passeatas de um dia só em Montecarlo e Nice, Setembro em Ibiza e Valencia, regresso a Lisboa, o meu aniversário em Praga, fim-de-ano em Freiburg no sul da Alemanha, Janeiro em Londres para a entrevista de trabalho e depois Nova Iorque. Nada mal, hein?
Ora entre viagens, passeatas e trabalho, obviamente não havia tempo para muito mais. Andei sempre sem um tostão, sem tempo para cuidar de mim, para me mimar, etc.

Mudei três vezes de casa em Milão, uma porque a rapariga com que vivia não batia bem e não me deixava trazer amigos para me visitar; outra porque só me disseram que precisavam de 800 euros de caução quando já me tinha mudado e a terceira para onde me mudei em Junho e onde ficarei sempre aqui em Milão. Gosto desta casa, tenho um quarto fantástico e pago uns modestos 350 euros - que aqui em Milão para quarto individual é bem pouco.

Até que chegou um novo mês, Janeiro de 2008, e um novo ano. Comecei o ano por me despedir do Jobrapido, porque achei que era o momento - não estava satisfeita e queria novos vôos.

Fui a uma entrevista de trabalho em Maidenhead, uma cidadezinha a meia hora de Londres, que não correu muito bem. De qualquer forma eles gostaram de mim e recomendaram-me para o escritório de Granada onde estão a montar uma equipa de tradutores portugueses. Candidatei-me, fizeram-me entrevista telefónica, mas a proposta financeira não era a melhor e então recusei a oportunidade.

Entretanto tenho um contrato para traduzir material de uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, o que requer a minha presença em Milão e, a grande notícia, é que fui contratada pela empresa Zero9, uma empresa que produz conteúdos multimédia para telemoveis, onde trabalharei como assistente de marketing para o mercado brasileiro e português. Sem dizer que terei um óptimo salário.:) Começo na próxima segunda-feira, dia 3 de Março.

Simultaneamente, estou a finalizar a tradução de um livro muito bonito de um jovem escritor etíope, Dinaw Washington: "The beautiful things that heaven bears" que deverei entregar à editora na próxima semana. E sim, finalmente, terei um livro publicado com o meu nome como tradutora.

Continuo a dar aulas de português ao Michele, que é um miúdo brilhante de 17 anos, que tem o sonho de ir estudar para a Universidade de Coimbra. Acredito que orgasmo intelectual é a definição do que sinto quando o vejo a falar comigo em português após algumas semanas de aulas.

Eu, eu, eu (em inglês soa tão bem com o "me, myself and I") estou bem, estou a preparar-me psicologica e fisicamente para uma nova fase da minha vida, uma fase mais estável, mais equilibrada. Comecei a fazer a dieta Atkins, com o objectivo final de perda de 15kgs. Comecei a ir correr meia hora todos os dias e torço com todas as forças que este período de motivação não desapareça.

Daqui a dois meses já devo ter finalizado os meus projectos relacionados com trabalho e é então que vou relaxar. Por agora...estou a mil à hora!

Ah, momento alto do ano: vi uma bolota pela minha primeira vez na vida.

4 comentários:

  1. Parabéns por tudo isso!
    Que continue a correr tudo bem!
    E se alguma coisa correr menos bem, há que encará-la como um degrau a subir, a ultrapassar!
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  2. sono felice di leggere tutto questo, adesso è rinata la nuova Raf!!! Non mollare mai, e ricorda sempre il segreto:)

    ResponderEliminar
  3. Foi como estar sentada no sofá do IKEA, na Avenida Marquês de Pombal - Leiria, com o balão gigante da sala a iluminar-nos e a ouvir-te falar durante horas... só faltou os gestos e os tons de voz que se vao alterando consuante a excitação do discurso... mas mm assim foi muito muito bom ler sobre ti e de como estás... É como se fosses a personagem duma série que acompanhasse e adorasse e que estivesse a ver os episodios, a saber como andava a minha querida Rafa!! Só que tenho a vantagem de saber que, no meio disto tudo, ainda existe um espacinho no teu coração para mim!:) e sinto-me feliz por conhecer tao extraordinária e CATIVANTE pessoa, TU!!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns por tanta conquista! Fico feliz ao ver que os excelentes tradutores, que se formaram naquele quase extinto curso de Tradução da ESTG, estejam a conquistar e a delinear um percurso de vida com tamanho sucesso como o teu!

    You go girl!!!

    Tudo de bom aí por essa Milão, que deve ser fantástico!

    ResponderEliminar

AddThis