menu-topo

Ode ao Djavan, ao Brasil e às novelas da Globo

2.12.08


Agora que sou uma senhora de 25 anos, muitas das minhas frases começam por "há 7 anos estava eu a ...", "no Verão de 1997...epa, isso foi há 11 anos, oh meu Deus, oh meu Deus", , "eu e ela conhecemo-nos desde os 9 anos...ou seja, há 16 anos". Infelizmente não sempre se adequa o "getting older and wiser" embora no meu caso queira muito acreditar que sim.
Mais velha com certeza, mais sábia esperemos que sim. Uma certeza que me tranquiliza é que aumenta também a minha bagagem, seja cultural, seja de experiências e seguramente o baú de memórias vai enchendo.

Ora hoje de manhã lembrei-me do que me fez apaixonar pela música do Djavan, o meu cantor brasileiro preferido. A sério, façam o favor de ouvir qualquer coisinha se não o conhecem ainda.


Djavan é um cantor brasileiro de M.P.B (Música Popular Brasileira).
Considere-se que no português do Brasil o termo "popular" não tem uma conotação "pimba" como tem em português europeu. Aliás a MPB no Brasil é sinal de gente culta, com formação e acima de tudo bom gosto. Nesta categoria entram todos os grandes músicos: Elis Regina, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Betânia, João Bosco, Ana Carolina e tudo aquilo a que vocês pelo senso comum associam a música brasileira de qualidade. (Não, não entram Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Calcinha Preta e coisas do género)

E Djavan, da MPB, é um dos pais: não só canta maravilhosamente, como e, no meu dever de linguista, posso afirmar, ESCREVE e compõe divinalmente.

Contudo não é só gente culta e de classe alta que aprecia Djavan, mas também o povão. Porque Djavan ficou conhecido das grandes massas, inclusive do público português, porque em quase todas as novelas da Globo há sempre uma canção dele. Lembro-me que "Oceano" aparecia na telenovela Top Model, com o Nuno Leal Maia e uma Malu Mader ainda adolescente, lembro-me da perfeita "Meu bem querer" da telenovel homónima e tantas outras.

No entanto, o meu caminho cruzou-se com o do Djavan quando estávamos no ano de 1990 (sim, 18 anos atrás) e passava em horário nobre a "Rainha da Sucata" com todos os grandes actores da Globo: Regina Duarte, Tony Ramos, Gloria Menezes, Antonio Fagundes (era um professor desajeitado gago, lembram-se?) , Claudia Raia, uma engraçadíssima Aracy Balabanian que interpretou a inesquecível Dona Arménia que ameaçava "botá prédio na chon!!!!". A sério, quem não se lembra dela?

Ora o grande vilão desta novela sobre justiça e injustiça e a eterna luta entre pobres e ricos era um fantástico actor chamado Daniel Filho, que agora dedica-se à realização e ao teatro. O seu personagem era Renato Maia e aprontava das boas contra a pobre Regina Duarte. Tão mau, tão mau que a Dona Arménia dizia Cobra perto da Renato é bicha bom!!. (eu memorizei-o porque durante anos isto foi uma piada na nossa família)

Este personagem apesar de ser pior do que as cobras, tinha um hobbie: tocava trompete. Um dia, após uma das suas maldades, retirou-se para a sua casa de praia e perto do mar tocou uma melodia maravilhosa. Foi então que finalmente os meus ouvidos "ouviram música". Era uma música do Djavan que ele tocava e que até hoje é uma das minhas preferidas. Chama-se "Cigano" e associarei sempre ao Daniel Filho e ao ano de 1990.

Passaram-se 18 anos, eu tenho 25 e o Djavan continua a ser o meu músico de eleição.

2 comentários:

  1. Pronto, tens razão... compreendo bem este post e concordo com tudo. Quase posso dizer que poderia ter sido escrito por mim (à excepção da idade em 1990 :-))! Não é tão injusto pensarmos que todos esses símbolos de uma cultura, de uma linha de qualidade inconstestável em termos de música vão um dia fisicamente desaparecer? Penso tanto nisso... E penso também, como é possível haver tanto talento junto numa pessoa só, tanta delicadeza contrabalançada com acutilância, tanta calma, tanta sabedoria... Viva o Djavan! Viva... Viva a MPB!

    ResponderEliminar
  2. Ai !!!!!! A "Rainha da Sucata" lembra-me tempos de infância tão felizes, tinha 6 anos!!! Quantas vezes o meu pai gravava nas velhinhas cassetes e nós revíamos vezes sem conta as gravações!! Foi a primeira novela que me marcou!! Mas não me lembro de tudo..Mas da Dona Arménia sim... Ela tinha 3 filhos não era ? Os meninos da mamã um era o Geson acho eu... enfim bons velhos tempos Meu Deus!!! Fiquei feliz ao ler este post!

    ResponderEliminar

AddThis