menu-topo

O.J. Simpson e a justiça

21.12.08

Um dos meus dois traumas de infância em termos de comunicação social foi o caso O.J. Simpson já no longínquo ano de 1994. (o outro caso foi a morte do Carlos Paião, mas isso fica para mais tarde)
Tinha 11 anos mas lembro-me vividamente do caso. Separa-se da mulher, uma loira lindíssima, que por sua vez alega como motivo do divórcio a agressividade do marido. Passado algum tempo, ela aparece morta em casa junto a um "amigo". Ora bem, a casa estava cheia de velas acesas como se quer numa noite romântica, portanto não me convence que fosse apenas "amigo".
Começa a longa história de O.J. Simpson com a lei. Ele, um homem bonito, bem-sucedido, o primeiro negro da história do futebol americano que a América amou, como podia ser capaz de um crime tão cruel? Resultado: foi absolvido. O crime? Todos, TODOS, sabem que foi ele que o cometeu, era mais do que lógico. Não se foi feita justiça porque a paz era mais importante. Era importante mostrar ao país que os negros não são sempre os culpados e que também podem ser favorecidos. Lembro-me de ser uma criança e de em casa falarmos do caso e parecia-me tão ilógico absolver uma pessoa que todos sabiam ser a culpada. Hoje aos 25 anos percebi que foi absolvido para poupar aos EUA uma grande guerra de brancos contra negros.

Há cerca de duas semanas, O.J. Simpson foi preso.
Foi condenado a 15 anos de prisão por invasão de propriedade e roubo à mão armada. Roubou artigos desportivos a um coleccionador juntamente com um grupo que organizara para o efeito.
O juíz que o condenou realçou o facto que ele estava a ser julgado por este crime em particular e que não era uma espécie de paga por "eventuais crimes do passado".
Mandei logo uma mensagem para o meu pai a comentar sobre a prisão do O.J. Simpson ao que ele me responde secamente "Paga agora pelos dois crimes, finalmente se fez justiça".
Não, não se fez justiça. Eu e a minha estúpida curiosidade fomos à procura de informações sobre a noite do crime e dei de caras com imagens que me têm perseguido há semanas: o cadáver da mulher, à porta do apartamento dela, no qual tinham sido desferidas tantas facadas que a cabeça estava praticamente separada do corpo.
Acham que 15 anos é a paga pelos dois crimes? Não me parece. Nem 150 anos de prisão seriam suficientes para justiçar aquele homicídio.

3 comentários:

  1. Quem disse que havia justiça neste mundo?!

    ResponderEliminar
  2. De qualquer modo parece-me um estranho sentido de justiça condenar alguém passados mais de 10 anos, especialmente se essa condenação for camuflada, 15 anos por roubo de material desportivo??!! Como se elegeu um negro para presidente já se deu provas mais que suficientes de paz e não-racismo então já se pode ir remexer no passdo... É estranha a justiça do mundo dos brancos, e dos brancos dos EUA ainda o é mais. Just my opinion...

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com suas afirmações, vc diz que todo mundo sabe, só se for no seu mundo!

    ResponderEliminar

AddThis