menu-topo

Rasgos de Genialidade

20.7.09
Sabia que alguma coisa não estava bem.
Acendia o computador e o anti-vírus não actualizava. Ora, mesmo não sendo uma engenheira informática, eu sei que todos os dias aparecem milhares de vírus novos e as bases de dados dos sistemas que protegem o nosso computador devem ser sempre actualizadas. Na semana passada ainda fiz a actualização manual: ia aos sites da base de dados do Avira e descarregava o zip de actualização daquele dia e inseria-o manualmente no pc. Mas isto não era prático.

Além deste processo, duas vezes por mês costumo limpar o meu computador de adware, spyware, registos incompletos usando os meus programas preferidos, Ad-ware 2007 e Registry Mechanic. Foi o meu amigo Vasco que mos deu há uns quatro aninhos e se ele diz que são os melhores, eu acredito. Vou sempre actualizando e eles vão protegendo. Ora ao executá-los, percebi que nem sequer estes estavam actualizados. Clicava várias vezes no automatic update e nada: dizia-me que era impossível actualizar estes programas.
Comecei a pensar: há realmente algum filho da puta de um vírus que me está a bloquear a actualização dos meus sistemas de segurança.

Fiz algumas pesquisas no Google e saquei 1 dezena de programas que me ajudassem a limpar o pc, antivírus, antispyware, antimalware, antiadware, todos os antis possíveis e imaginários. Eles até instalavam bem, mas para começar a utilizá-los, necessitava fazer a bendita actualização e aparecia a mensagem que os meus olhos já não podiam ler:

"Update impossible".

Fui ao site da Microsoft, tentar actualizar o sistema de segurança, acreditam que nem ao site da Microsoft conseguia aceder??
Já eram 3 da manhã de um sábado à noite. Tinha estado a trabalhar todo o dia e perdi toda a noite de volta de programas de limpeza e segurança de computador. Mais geek é impossível.
Fui dormir. Mas eu sou uma pessoa obssessiva por natureza, se nem consigo dormir quando tenho "friends requests" no Facebook por aceitar, imaginem se conseguia dormir sabendo que o meu computadorzinho querido estava à mercê do terrorismo cybernetico????

No domingo de manhã às 8.30 levantei-me.

Rasgo de genialidade 1:
"Pensa Rafaela, se tu fosses um vírus, o que farias ao teu pc?
Bem eu teria uma base de dados minha com todos os programas possíveis que me pudessem destruir; todos aqueles que eu tinha instalado: Spyware Doctor, Spy Sweeper, Ad-Aware, Avira, Avast, Panda, Malwarebytes Anti-Malware, tudo, tudo. Teria também a minha lista de palavras-chave que pudesse bloquear "cleaning, security, malware, adware, etc".

Rasgo de genialidade 2:
Tinha lido na net que o melhor programa para tirar o malware (trojans) do computador era o Malwarebytes Anti-Malware, mas já o tinha instalado 4 vezes e não conseguia correr o programa. Fui ao disco C, à pasta dos Programas e à pasta onde tinha instalado este programa. Mudei os nomes: no nome da pasta escrevi "Son of a Bitch" e fui ao ficheiro com a extensão .exe, alterando o nome para "goodluckrafa". Cliquei duas vezes e...voilá!! Não é que deu certo e começou a correr?
Depois de 40 minutos, tinha-me encontrado 20 Trojans - filhos da puta, filhos da puta, filhos da puta. Removi-os. Reiniciei o pc.
Fui então ao meu anti-vírus tentar fazer a actualização e funcionou! Actualizou-me tudo depois de 1 semana longe dos circuitos de segurança mundiais. Fui ao site da Microsoft, também consegui aceder.

Senti-me um génio, meus amigos.

Padrinho, tu que és um Sr.Engenheiro, estás orgulhoso de mim?

6 comentários:

  1. Ele, com certeza, ficará orgulhoso de ti... :-) eu também fico orgulhosa, mas admirada não fico, porque te conheço e sei que és muitas vezes genial.

    ResponderEliminar
  2. ahahahahah muito bem!!!!

    Muito espertaaaaaa (com aquela entoação!) ;)

    Muito esperta que tu és!!

    ResponderEliminar
  3. És a maior afilhada ;) mas tu já sabias disso :)

    ResponderEliminar
  4. Eu não sou tua madrinha, mas sou informática e tou orgulhosissima!! Que grande rasgo! Jamais me teria lembrado de tal coisa! MUITO BEM Rafa!!!! You go girl!!

    ResponderEliminar
  5. A sério Andorinha, és informática? Ora que não sabia mesmo! Obrigada pelos comentários, ah ah! :)

    ResponderEliminar
  6. Muito orgulhoso... mesmo!!!
    :-D

    Voilá!!! estás a começar e perceber ;-) beijinhos

    ResponderEliminar

AddThis