menu-topo

Balanço de uma semana de férias

12.8.10
Chegar de férias é sempre um corrupio. Combinam-se jantares, um copo com os amigos para sabermos as novidades, despedimo-nos dos que partem de férias agora e fazem-se planos para rentrée. Habituados ao meu entusiasmo com situações corriqueiras da vida quotidiana, todos me perguntam como foram as férias. Eu, cansada da viagem, cansada já de antemão com as semanas que se seguem, de muitíssimo trabalho, respondia sempre com pouco entusiasmo. Tão anti-Rafaela, não é verdade? Respondia apenas que tinham sido boas, mas que uma semana era ridiculamente pouco, que não deu para descansar, que andar por Nice, Cannes, Milão e Veneza em sete dias é muita fruta, etc. Só conseguia pensar que precisava de mais uma semana para estar quietinha sem fazer nada. E tendo regressado já há quase duas semanas, as minhas férias já tinham quase caído no esquecimento. 
Hoje ao escolher as fotografias que haveria de colocar aqui no blog, deparei-me com momentos vividos e com paisagens absolutamente fabulosas. Quase me tinha esquecido que me diverti imenso e que me abstraí da minha vida durante uma semana. Por isso, aqui ficam os melhores momentos em cidades que já fazem parte dos meus lugares preferidos no mundo.

Nice - Panorama

Eu costumo dizer que Nice é um mini Rio de Janeiro. 
As pessoas riem-se e dizem que sou uma exagerada. Brincadeira à parte, há muitas semelhanças: o calçadão largo, a obsessão pelo sol e mar, a música ao vivo espalhada pela rua, os engates fáceis. 
O sol é o maior afrodisíaco e todos sabemos disso, mas Nice também é cultura, história e uma bênção da geografia.
Nice - Place Massena

Passa um eléctrico moderníssimo no meio de uma praça clássica com edifícios vermelhos...
O contraste entre o antigo e o moderno sempre me fascinou.
Nice - Praia

Eu não sei se vem de Deus / do céu ficar azul / ou virá dos olhos teus / essa cor que azuleja o dia...
O Djavan, esperto como é, já cantava este fenómeno na maravilhosa música "Azul".
É a cor que mais impressiona o mais comum dos mortais. E aqui ficamos boquiabertos com o mar. É de um azul que não há cá em Portugal.
Vista do Miradouro

A cor...impressiona-me a cor.
Nice - Place Massena

Provavelmente a minha praça preferida no mundo. 
Nice - Petit-Déjeuner

Os pequenos-almoços são uma perdição. Croissants, tartines, cappuccino e jus d'orange...custa 9,00 euros comer isto num café. Caro como o caraças, eu sei. Mas só vou a Nice uma vez por ano.
Nice - Praia

Uma das coisas de que gosto em Nice é que a praia está mesmo ali. Podemos ir a passear no calçadão, correr ou andar de bicicleta, e se ficarmos com calor, basta ir dar um mergulho. O inconveniente são as pedras, mas para isso existem as esteiras de madeira e as sandálias do tipo Crocs. E a água...tem a melhor temperatura na Europa inteira. Juro.
Nice - Parachute

Para voar em Nice, custa 50,00 euros. Se forem acompanhados de um amigo, o preço é 70,00. Nas 3 vezes que estive em Nice no Verão, sempre me quis aventurar nos ares mas nunca tive oportunidade. Na próxima vez, não me escapa!
Vieux Nice

Esta é a zona antiga da cidade. Plena de restaurantes, cafés e barzinhos, é um sítio muito giro para passear. Estrangeiros misturam-se com locais numa harmonia perfeita. A comida é extremamente cara, por isso quem quer comer a preços baixos em Nice terá de optar por restaurantes italianos, porque os preços nunca fogem muito aos preços padrão.
Havaianas na praia de Nice
Pinot Grigio e Óculos de Sol Armani

Mais Verão e mais Itália do que isto é impossível!
I gondolieri

Há alguns bens giros...e os braços sempres fortes e tonificados.
Veneza - uma rua normal

Se há coisa que me impressiona nas cidades italianas, é a cor das casas. Nas cidades junto ao mar, predominam os vermelhos, laranjas, rosas e amarelos. Depois de tratar a Itália por tu, continuo a fotografar as casas como se fosse a primeira vez que os meus olhos as estivessem a ver.
Veneza - Gôndolas
Veneza - Gôndolas

Se não custasse 90 euros, eu teria andado sem pensar duas vezes.


Milão - Bairro de Brera

Todos dizem que não gostam, mas o mundo inteiro está rendido aos pés do rapaz. Algum motivo há-de haver, não é?

2 comentários:

  1. Gosto muito do sul de França, nem parece que estamos no mesmo país dos parisienses...já estive a passar três semanas de férias por aí e foi inesquecível! Gosto particularmente de espreitar esse azul turquesa lá de cima, das montanhas...

    ResponderEliminar
  2. Ai que inveja ! Da boa claro :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar

AddThis