menu-topo

És feliz?

28.3.11

Intrigam-me as pessoas muito felizes. 
Andam aos saltinhos pela vida, como se fossem borboletas coloridas num dia de sol perene. Não há nuvens, não há redes ameaçadoras, nem abelhas esfomeadas. Não. A vida é uma perfeita melodia e quem não dança ao som dela é um amargurado. Um cinzento.
Conheço algumas pessoas muito felizes. Usam cores garridas e andam sempre com um sorriso de anúncio nos lábios. Claro que sabe bem encontrar uma pessoa assim logo pela manhã. Há coisas que contagiam e a felicidade é uma delas. Mas, mal elas viram costas, a nossa felicidade vai embora. Com elas.
As pessoas normais, como eu, acham que é impossível estar feliz sempre. "A felicidade manifesta-se em fases e momentos" dizemos nós para afastar a frustração. 
Por vezes, observo-as de longe. Persigo-as com o olhar durante horas. Talvez à espera de ver um minuto de  cabisbaixeza, um momento mais cinzento, sempre com aquela mórbida esperança de os apanhar a lamentar-se de alguma coisa ou quiçá conseguir surpreendê-los com uma lágrima no rosto. Quero apontar o dedo como quem diz : "Aháaaa, eu sabia!" Porém, defraudam-me as ambições: as pessoas felizes são felizes sempre. 
Muitas vezes confundem-me com uma destas pessoas e divirto-me com isso: ter um casaco comprido amarelo e uma gargalhada tola asseguram-me o estatuto de pessoa feliz. Quem dera que fosse sempre assim e não tivesse de estar às 3h00 a escrever este post.
.

15 comentários:

  1. A felicidade não existe. Existem sim, momentos felizes que são o intervalo da amargura. Nada pior do que um pateta feliz, como diz uma música dos Clã.
    beijo.

    ResponderEliminar
  2. Da mesma maneira que o teu casaco amarelo faz pensar que és feliz e toda "alto astral", as pessoas que te parecem felizes sempre preferem sofrer sozinhas...
    Eu sei que se tiver um problema e se souber que ninguém vai poder ajudar-me para resolver esse problema, ninguém vai saber que ele existe. Porque há pessoas que apenas partilham o bom.

    ResponderEliminar
  3. Felicidade e ser feliz são 2 coisas completamente diferentes embora a maioria da pessoas não ache. Felicidade é algo momentâneo que vem e vai, momentos especiais ou não que te fazem sorrir por dentro ou por fora e sentir que há algo mais para além do dia horrível que tiveste ou da insónia que tens :p Ser feliz é uma atitude, é algo provocado, e embora o mundo caia a tua volta tu sabes que há algo mais e melhores dias virão. Tem a ver com a pequenina coisinha que move a humanidade Rafa, a Esperança. Na teoria é muito bonitinho mas na prática é mesmo assim, só é feliz quem quer :) A vida é feita de escolhas e esta é mais uma. Estás a precisar que o meu blog acelere e venha online :) Bjinhos.

    José Sacramento

    ResponderEliminar
  4. Adorei este post.....conheço pessoas felizes e conheço as chamadas silly happy people e conheço as opostas. Considero a felicidade um modo de vida, existem pessoas que têm tudo para ser felizes e não o são e outras que para mim têm vidas muitíssimos complicadas a todos os níveis e são felizes. Obviamente têm dias bons e maus como toda a gente mas cada vez encontramos os extremos e não o meio-termo. Há uns anos era apologista da frase: Não existe felicidade, existem sim momentos felizes" ´Hoje em dia desde que alguém há uns 2 aninhos me perguntou directamente se eu era feliz e me fez reflectir sobre o assunto, posso dizer que sou feliz. Ok não ando sempre a rir tenho os meus dias mas bolas adoptei este modo de vida, sim sou feliz !!!(Acho que isto também se deve ao facto de têr crescido num ambiente familiar cheio de pessoas estupidamente felizes independemente dos problemas que já ultrapassaram) E eu acho que quanto mais acreditamos que somos felizes mais a vida se encarrega de nos guiar no caminho certo. Pronto e já chega senão vou ser considerada uma silly happy person que sabes bem que não é o meu estilo:)

    ResponderEliminar
  5. Sou uma pessoa muito feliz, e estou sempre feliz, mesmo nos dias em que estou relativamente em baixo, mesmo assim, mesmo aí, sou feliz. Sou sempre feliz pq há sempre motivo pra sorrires e pq acredita que a tua vida e a minha sao um verdadeiro OCEANO de rosas de tão descomplicadas e fáceis. Temos SAÚDE, temos casa, temos comida, temos amigos, temos família, temos animais, temos ar que respirar, temos tudo o que precisamos pra sermos muito felizes. É só quereres.
    Lembra-te disso qdo estiveres triste ou zangada, faz um esforço por ver sempre a coisa boa, respirar fundo e apesar de te apetecer dar uma carga de porrada aquele cabrao ou cabra sem escrúpulos, não deixes que te estrague o dia porque, também isso, passará. Passa sempre. beijos

    ResponderEliminar
  6. Diria que sou feliz, não feliz no sentido de "silly person" e correndo o risco de repetir um pouco a ideia que deixei no facebook, devo dizer que sou feliz com reservas. Sou feliz porque tenho uma imensidão de maravilhas que gravitam à minha volta: tenho saúde, tenho amigos, tenho casa para morar, consigo pagar as minhas contas ao fim do mês e (em alguns dias) tenho mesmo paz de espírito. Só por isto, acho que é praticamente impossível não ser feliz. Além disso, aprecio e sou imensamente grata pelos momentos diários de felicidade e descoberta. Podia ficar aqui horas a debitar motivos de felicidade... e a explicar da forma mais científica possível como ser positiva traz felicidade (como aquela velha máxima que diz que o "dinheiro corre para onde o há")e que nos momentos em que isso não acontece, como é importante retirarmos uma "pequena lição" do que aconteceu. Essa felicidade é sempre um pouco diluída pela percepção de tantas outras coisas menos felizes que acontecem aos que me rodeiam... mas mesmo assim, não deixo de considerar o meu saldo de felicidade muito positivo.

    ResponderEliminar
  7. "A happy life consists not in the absence, but in the mastery of hardships" Helen Keller http://en.wikiquote.org/wiki/Helen_Keller

    ResponderEliminar
  8. Apetecia-me fazer um like nesta mensagem, mas isto não é o facebook, faço então um :) e fico a combinar com o tema do post.

    ResponderEliminar
  9. Oh Rafa, que post é este? Mais, que comentários são estes que dizem que a felicidade existe nos intervalos da amargura? Acho q foi por este tipo de atitude q acabei com a minha ex. Não tenho muita paciência para silly happy people, como disseram, nem para os agonizantes deste mundo. Acredito numa felicidade relativa, geral, mas segmentada em que nem tudo pode estar mal ao mesmo tempo e dificilmente tudo estará bem em sintonia também. Mas se o sentimento geral é positivo, acredito que sou feliz. E sim, sou feliz porra!

    ResponderEliminar
  10. @Hugo, obrigada pela visita. Intervalos da amargura, apesar de poético, parece-me muito pessimista, não? :)

    @Jo Ann, eu acredito que as pessoas genuinamente felizes - pelo menos algumas que conheço - são sempre felizes. Têm momentos tristes, ficam doentes e acabam namoros como todos nós, mas no geral têm sempre um sorriso perante a vida. E isso é admirável.

    @Zé Luís, obrigada pelo gesto de vires cá escrever. :) Não tive insónia...mas estive a trabalhar até tarde. E sim, a minha cabeça estava a uma velocidade tremenda àquela hora. Concordo com a questão de a felicidade ser algo criado: uma característica que quase nos auto-impomos. Cria lá esse blog. :)

    @Li, já falámos sobre isto no FB. Não te imaginava tão tão feliz. E sabe bem ler o que escreveste.

    @Andorinha, é engraçado: da blogosfera, tu pareces-me a pessoa mais feliz. Sabe bem perceber essa garra, essa força e alegria. Por vezes sou assim também. Mas agora estou numa fase de introspecção...a sentir que algumas coisas em mim e na minha vida têm de mudar.

    @Tina, excelente comentário. Tenho acompanhado de perto a tua vida nos últimos dez anos e posso dizer-te que és uma pessoa mais feliz, a cada dia que passa.

    @Alatryste, that's a way to see it. :)

    @Mafalda, obrigada pelo sorriso. Espero que o blogger não invente o sistema dos "likes" aqui também. Era dessa que já ninguém comentava. E eu gosto dos comentários.

    @GM...calma rapaz! Eu conheço algumas silly happy people e acho verdadeiramente piada. Gostava de ser um bocadinho como eles. Mas não sou. Tento equilibrar. Ultimamente é que a cabisbaixeza emocional tem-me visitado mais vezes de quanto gostaria. Mas estou a preparar-me para lhe dar um pontapé no rabo! :)

    ResponderEliminar
  11. Olá
    Acho que muita coisa depende da definição de felicidade. Não acho que os "silly happy people" sejam efectivamente felizes. Os que eu conheço são um bocadinho desiquilibrados e passam do 8 para o 80 num ápice. E como os silly happy people me irritam!
    Acho que ser feliz é muito mais um modo de vida que outra coisa. É saber ver as coisas boas para além das más. É saber sorrir com vontade das coisas pequeninas. É rir com vontade (daquele rir até chorar) por uma tolice qualquer. É saber que amanhã as coisas estarão melhores. Sei lá, é tanta coisa.
    Não estou feliz sempre. Mas sou feliz.
    :)
    Patrícia

    ResponderEliminar
  12. Cabisbaixeza emocional é uma bela expressão. Eu sou feliz, sempre fui feliz. Acho que é por tentar aproveitar as coisas boas, às vezes bem poucas, que a vida dá. Costumo pensar que, com a família que tenho (a biológica e a outra, a escolhida), só não seria feliz se fosse idiota. Isso vai passar, as fases passam sempre.

    ResponderEliminar
  13. belo post. é uma temática que me entretém bastante também.

    ResponderEliminar
  14. Em tempos, uma senhora de idade avançada disse-me que eu tinha um "temperamento predisposto para a felicidade". Na altura não percebi se era um elogio ou uma repreensão por eu ser muito risonha num meio frequentado por gente muito carrancuda. Decidi entender como um elogio. E agora penso que, apesar dos meus muitos momentos de introspecção, sou feliz na maior parte do tempo.

    ResponderEliminar
  15. Isso não é malta feliz...é mas é malta cheia de ansiolíticos no bucho :) (tou a brincar)

    Hum, apesar de conhecer algumas pessoas, particularmente bem dispostas, esse conceito do sp felizes...n sei se me convence.

    ResponderEliminar

AddThis