menu-topo

Todos nós temos a nossa caixa de Pandora

1.11.06

Penso insistentemente neste assunto, principalmente quando olho para a minha "caixa de memórias" que trouxe de Milão. Está encostada ao meu roupeiro há cerca de 40 dias e ainda não tomei a decisão de abrir. Sei que mais cedo ou mais tarde vou ter de enfrentar (o quê exactamente não sei) e passar à acção: abrir a caixa.
Ajo com esta estranheza como se dali fossem sair todos os males e as calamidades do mundo, ou como se fosse obter a maior surpresa da minha vida. Na verdade, eu sei muito bem o que está dentro daquela caixa: afinal tudo o que lá está, fui eu que lá meti.
A questão é que tenho medo da memória. Ela atraiçoa-me sempre.
Ainda ontem dizia a alguém que seríamos muito mais felizes se não tivéssemos memória. Se não tivéssemos de viver até ao resto das nossas vidas com as lembranças - e consequentes re-vivências - de tanta coisa, talvez o nosso caminho fosse menos rochoso. E mais harmonioso.
Quanto à minha caixa de memórias, a qual desempenha um papel desestabilizante na minha vida, tenho a certeza que todos vocês terão um equivalente nas vossas vidas. Não uma caixa que tenham medo de destapar...mas talvez um pensamento que tenham medo de partilhar, um sentimento que tenham medo de mostrar, um coração que tenham medo de abrir. Sim, essas são as caixas de Pandora mais desafiantes de todas. O nosso único consolo é que o erro fatalista já foi cometido pela infeliz Pandora e as calamidades já assolaram a Terra. Só nos resta é cumprir a nossa parte.

2 comentários:

  1. Eu acho que a vida sem memória e sem sentimentos seria uma grande chatice. E esse medo de abrir a caixa é estranho. Se as memórias do passado te afectam assim tanto, porque é que tens uma caixa de recordações?? :p

    ResponderEliminar
  2. se não tivéssemos memória, n guardávamos as coisas más, mas tb n guardávamos as boas! e estávamos vazios... toca a preencher-te com coisinhas boas, mesmo que para isso seja necessário pôr pra fora algumas coisas difíceis, o q n é possível sem abrir a caixa... curiosamente, acho que abriste um bocadinho...

    ResponderEliminar

AddThis