menu-topo

50 anos de bossa nova

10.3.08
Se há património que levou a língua portuguesa aos lábios de pessoas que não a sabem pronunciar, esse património foi a bossa nova. Cantada por estrangeiros como Ella, Frank, Louis, servindo de banda sonora para os livros de Amado, a bossa nova tornou-se não só símbolo do Brasil e da musicalidade da nossa língua, como se transformou num estilo de música cada vez mais apreciado pelo mundo inteiro. Existe bossa nova cantada em inglês (inesquecível Sinatra cantando Tall and tan and young and lovely/The girl from ipanema goes walking/And when she passes/each one she passes goes - ah...) em francês, italiano, japonês e até hebraico. A Bossa Nova nasceu em 1958 com a composição daquela canção que se tornou o hino, e que para mim é a mais bonita de todas. Que me desculpem o Desafinado, o Wave, a Garota, as Águas de Março...mas a minha preferida é Chega de Saudade.
Dedico esta versão à Tanita que é brasileira de nacionalidade (e de coração) e é a única pessoa que me compreende quando falo de música boa! A verdade também é que acabou de ser mãe, por isso deixo-lhe esta maravilhosa versão de Chega de Saudade em inglês ("No more blues") pela Jane Monheit, para que ela possa começar a mostrar música de qualidade à bailarina Leonor.
Enjoy!

2 comentários:

  1. Segui-te atraves do comentario e a primeira coisa em que reparei foi na tua cidade actual: Milano, cidade que foi minha durante os melhores 5 meses da minha vida. Espero que sejas nela tao feliz quanto eu fui. :)

    ResponderEliminar
  2. A serio, moraste aqui? Também estive aqui 5 meses de Erasmus em 2006, mas depois de voltar ao Algarve, voltei no início de 2007 para trabalhar e ainda aqui estou, trabalhando como una pazza.:)

    ResponderEliminar

AddThis