menu-topo

Parece que me vou embora

29.6.09
Desde sexta-feira que sou conhecida como “a única pessoa que se despediu no terrível ano de 2009”.

Pois é, após alguma reflexão e alguns cálculos matemáticos, resolvi despedir-me de um emprego que já me ofereceu o que tinha para me oferecer. Aprendi muito sobre mobile marketing, web marketing, publicidade online, jogos e toques de telemóvel, ficheiros excel, cálculos e business plans, mas agora já chega. Dou-me por satisfeita.

Sou licenciada em Tradução e o campo das línguas, da comunicação, do ensino é o que faz o meu sangue vibrar. É o que me traz o brilho aos olhos, é o que traz excitação à minha vida. Aos 25 anos, depois de 2 anos de experiência na área de web marketing, cheguei à conclusão do que realmente quero.

Isto, aliado a um sentimento de homesickness – adoro a nossa tão portuguesa palavra “saudade”, mas a palavra inglesa “homesick” consegue ser tão forte e explica exactamente o que eu sinto – e de sensação de missão cumprida no Belpaese, fez-me chegar à conclusão que era altura de partir.

Adoro esta cidade, para mim, Milão foi símbolo de crescimento, de abertura de mente e de sensações fortes. Agora levo esta aprendizagem para Portugal e vou arriscar na carreira de tradutora freelancer.

Tenho muito medo. Medo de me arrepender, medo de deixar um trabalho que me dava um óptimo salário ao final do mês, medo de deixar o glamour de Milão, medo de deixar um passado não tão feliz quanto isso, medo de encontrar dificuldades em Portugal, mas como diz a minha amiga Tina, “quem tem medo compra um cão”.

Em Agosto começa a minha nova vida. E mal posso esperar.

19 comentários:

  1. É preciso ter coragem para o fazer, mas concordo que quando estagnámos e sentimos que já nada de novo podemos retirar, devemos procurar novos desafios, que nos encham as medidas. Força e que corra tudo maravilhosamente bem com o próximo ;)

    ResponderEliminar
  2. Então deve ser altura de mudanças...
    Aqui por casa também estamos a pensar em mudanças... Não te trabalho porque ainda continuo desempregada, mas de vida...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olha que actualmente em Portugal as oportunidades de trabalho são muito escassas...
    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  4. Rafa,
    Eu ainda faço legendagem, mas não dá para me governar com o pouco (leia-se muito pouco) que me pagam.
    Estou desempregada há quase um ano, ainda não encontrei nada, mas não desisto.
    De resto, as mudanças são mesmo de cidade.
    A vida aqui por Lisboa, ou melhor, Sintra, é mais dispensdiosa do que em Ourém. POr isso, estamos a pensar voltar para a cidade pequena.
    Vamos ver.
    Beijinhos e bom regresso!
    Sempre a olhar para a frente!

    ResponderEliminar
  5. Que corajosa a menina. :-)

    Desejo-te toda a sorte do mundo. Mesmo. Vai correr tudo bem, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
  6. Ui...decisões dessas são sempre difíceis de tomar :s mas às vezes tem mesmo de se arriscar para se conseguir mais. E se não se arriscar agora, quando vai ser?! Muita, muita sorte para os novos desafios :) e Bem vinda a casa**

    ResponderEliminar
  7. Vai na fé, Rafa! E precisando de ajuda com trabalhos gigantes, ce sabe que pode contar comigo :)

    leticia

    ResponderEliminar
  8. rafinha querida, ya tenho saudade de voce.... ok + di così mi sa che non riesco a scrivere in portughensgi ;-) ...ma già sai, concordo con la tua decisione, anche se mi mancherai tantissimissimo qui.... ma prima cerchiamo di farci qs vacanza al mare insieme!! boa sorte querida amiga. ale

    ResponderEliminar
  9. Fico deliz por sentir que tomaste a decisão que te deixa feliz, por não teres medo de arriscar ou, mesmo com medo, arriscar. Não adianta adiar o inadiável... Sabes que podes contar sempre comigo. beijinhos. :-)

    ResponderEliminar
  10. O pior já está feito, ou seja tomaste uma decisão! Agora é como dizem os brasileiros: "Bola pra frente!"
    Por isso desejo-te muita muita sorte! e já se sabe que a sorte protege os audazes!! :D.
    Vai tudo corre bem. Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Para já nem queria acreditar quando mandaste o sms, não pelo conteúdo mas sim porque estavas feliz:)
    E é disso mesmo que a vida é feita e o que procuramos, ser felizes.....
    É normal ter medo pois mudanças implicam sempre o bom e o mau mas eu acredito e eu acho que tu própria sentes isso, que estava na altura e esta é uma mudança positiva.....eu senti o mesmo quando regressei de Bruxelas, aquela sensação de missão cumprida.
    E sabes uma coisa? Tenho encontrado tanta gente que trocou grandes vidas e salários pela paz de espirito, porque afinal o que conta termos grandes ordenados quando não sentimos que estamos bem onde estamos quando vamos dormir?
    Bem ja estou para aqui a divagar, dormi pouco hoje.
    Amiga you are extraordinary, e vem firme, não ligues muito a conversas de "ah isto está muito mau bla bla" dificuldades encontramos todos no caminho se assim não fosse não tinha piada:)
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. vedrai che non ti pentirai della tua decisione...sono certa che riuscirai a cogliere il meglio da ogni tua scelta, e poi...sarai sempre in tempo a tornare indietro!
    Ricorda la promessa, devi venire a firenze prima di partire...quindi...il we dell'11 luglio ti aspetto qui!
    Un bacio grande grande...boa sorte!

    ResponderEliminar
  13. Uma mulher de muita coragem, sem dúvida.
    As coisas por cá não estão assim tão mal, quem se esforça pelo que quer consegue. E tu vais conseguir.
    Boa sorte para esta nova aventura.
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Muito boa sorte Miúda!! MULHER VALENTE!! GARRA!! ARMAS!!! Vai com tudo! Mostra quem és, sem medos, cabeça erguida, e toca a ganhar dinheiro que as tradutoras freelancer ainda conseguem umas coisitas munto interessantes!! Beijinhos, mto boa sorte, de coração.
    E recuerda: nunca voltes ao lugar onde já foste feliz...
    Se conseguires :)

    ResponderEliminar
  15. Afinal sempre vens... :) Essas decisões são sempre difíceis, mas agora é sempre em frente e com a sua tua determinação e garra, certamente irás triunfar. YOU GO GIRL!!!

    Lisboa e eu, sempre de portinhas abertas para quando quiseres! :) Pena não ter ido a Milão ainda no teu "reinado". Pode ser que, mais tarde, te recrute como guia pessoal :D ehehehe

    Beijinhos & Abracinhos

    Até já*

    ResponderEliminar
  16. Muitíssimo obrigada a todos - amigos da vida real e amigos da blogosfera. Fiquei muito emocionada com todo este apoio. Regresso ao nosso país no início de Agosto prontinha para um futuro risonho.
    Um beijo a todos.

    ResponderEliminar

AddThis