menu-topo

Estar de volta

1.10.09
Há quem se pergunte como tem sido a minha rica vidinha desde que voltei.
Todos os dias, seja por Facebook, seja por e-mail, seja por telefonema, há sempre uma alma com quem ainda não conversei e me lança a fatídica questão:

- E como está a ser adaptação a Portugal?

Eu respondo sempre a mesma coisa.

- Está tudo a correr bem, obrigada.

E pronto, normalmente o assunto fica por ali.
Parece-me sempre que as pessoas, não muito íntimas, quando fazem este tipo de perguntas não querem entrar a fundo na questão...e eu faço-lhes o favor de responder uma banalidade.
Será que querem mesmo saber que sinto falta de apanhar o metro em Pasteur, estar a 10 minutos da Piazza del Duomo, entrar na Mondadori e ficar a beber um cappuccino enquanto olho para a multidão apressada cá em baixo?
Que sinto falta dos meus queridos colegas, com quem partilhei um dos anos mais difíceis e intensos da minha vida, e que me ensinaram "a não chorar no local de trabalho" e a "não levar as coisas tão a peito"? Esses meus colegas - amigos, diria - que me escrevem todas as semanas no Facebook "Rafa, ci manchi"; "Rafa, tornaaaaaaa!"; "Rafa, si sente tanto la tua mancanza, vogliamo vederti presto!"?
Que sinto falta de sair à noite, pagar 7 euros e beber um Negroni Sbagliato (bebia sempre isto quando me queria sentir mais italiana) ou um Rossini (um cocktail de spumante con succo di fragola maravilhoso, que bebia sempre que me queria sentir sexy) e ter acesso a um buffet fantástico de comida de todo o tipo?
Que sinto falta de morar com a Holly, conversarmos sobre o nosso dia e falarmos mal dos italianos e de como apresentam a meteorologia em Itália? (Ale e Moreno, gli unici italiani che leggono 'sto blog - vi voglio bene, ok?)
Sim, sinto falta de todos estes aspectos...boas coisas, sem dúvida. Mas não estou infeliz, nem sinto a nostalgia que achava que iria sentir.

Porquê? Porque pela primeira vez em muito tempo tenho projectos e metas muito concretas a alcançar. Comecei a tirar o CAP, vou começar a tirar a carta de condução e comecei a fazer dieta acompanhada pela nutricionista mais simpática de todos os tempos (só podia ser almadense).

Ao mesmo tempo, tenho trabalhado imenso em traduções, estou a planear uma viagem a Dublin para Outubro with my dear Holly, tenho já planeada a viagem a Londres em Novembro para ir ver a Beyoncé com a Renée, e estou a organizar uma viagem a Milão em Dezembro para ir finalmente ao SCALA ver uma ópera com a Carla que continua por lá, mas sei que me inveja de morte.

Tenho andado a limpar a porcaria que a contabilista responsável pela minha declaração de IRS fez (sim meus amigos, para cima de 500 euros de multas fiscais, mais os largas larguíssimas centenas de euros de IRS para pagar). Mas sinto-me tranquila. Estão aqui os meus amigos, a minha família, a minha terra...ainda que sinta alguma falta de "civilização", é bom estar de volta.

E depois, quando pego na bicicleta* e em 3 minutos estou aqui...


...a sério, de que me posso queixar?



*Sim, copiei a moda milanesa de andar de bicicleta para todo o lado, esquecendo-me que Portimão não tem nenhuma rua totalmente plana. Bom para o meu rabo, sem dúvida!

7 comentários:

  1. Eu sinto nostalgia por ti, deixa lá. Desde que saíste de Milão que quando penso em ti o meu coração encolhe: oh, ela estava em Milão e agora veio embora.

    A mim dói-me! ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. ola querida! Olha que o ale e o moreno não são os únicos italianos que leem o teu blog! Cada dia venho aqui para ver o que te acontece, para ler as tuas opiniões e para me sentir um pouco mais perto de ti!

    Beijos! :-)

    ResponderEliminar
  3. @humming - querida Ana, emocionou-me tanto o teu comentário, obrigada a sério :) Estás por Lisboa, né? Vou lá para uma entrevista no dia 6...se estiveres por lá nesses dias, diz algo, gostava de tomar um café contigo :)

    @elisabetta - querida, desculpaaaa! É que estava a pensar nos últimos comentários que li aqui no blog e tinham sido da Alessandra e do Moreno, sorry sorry. Mas contigo estou sempre em contacto, por isso não associei a tua fidelidade ao blog. E eu sei, so che vieni qui ogni giorno.
    Complimenti x il portoghese :) Grazie per il tuo commento!

    bacionee

    ResponderEliminar
  4. Adoro de paixão Portimão :D

    Vou todos os anos aí passar férias :D

    Beijoca

    ResponderEliminar
  5. pois... os únicos italianos...

    ResponderEliminar
  6. @claudia, Oh, obrigada...apesar de ser pequenina tb gosto da minha cidade ;)

    @viz - tu ormai...non ti considero cosi tanto italiana! Mentre lasciavo Milano 2 sett fa, ti ho scritto 1 lunga sms, perché sei l'unica persona al mondo che potrebbbe capirmi in quel momento...poi quando ho schiacciato INVIA...dov'era il numero della virgi? Non ce l'avevo su quel cell, ma nemmeno a casa...ci sentiamo via mail, voglio vederti nei prossimi giorni ok? baci

    ResponderEliminar
  7. Rafaela, estou tão triste. Não subscrevi os comentários e por isso não vi a tempo. Queria ter-te visto. :(

    Um abraço!

    ( Já leste isto? Fui lá dar por acaso agora. )

    ResponderEliminar

AddThis