menu-topo

O meu professor de viola

12.3.10
Gosto muito do meu professor de viola.
É um dos melhores músicos de Lisboa e é muito gentil. Tem uma relação admirável com a música. Fala e discorre sobre o Dó e o Lá de Sétima como se eu soubesse do que está a falar. Os génios são assim: vivem no mundo deles e falam uma língua muito própria. Só quando descem à terra, ou neste caso, a um velho apartamento na Ajuda ao qual me desloco todas as semanas desafiando o trânsito de hora de ponta em Lisboa, é que se apercebem que estavam a divagar pelo olhar arregalado das pessoas que o ouvem. Os leigos, que é o meu caso.

O meu professor de viola é muito sereno, é daquelas pessoas que se vê e se sente que são felizes mesmo sem ter muito. Não tem família e é divorciado embora continue a tocar em bares com a ex-mulher. Não sei se tem filhos porque nunca perguntei e não quero ser invasiva. Ele acredita no karma, na reencarnação e na existência do Bem e do Mal. Foi a segunda pessoa que em pouco tempo me disse que tenho uma aura muito bonita.

Toca viola como quem respira. Com a mesma inconsciência e naturalidade. Eu esforço-me para poder acompanhar a linha de pensamento dele; aliás, não acompanho, limito-me a sorrir e a babar-me com a visível paixão que ele tem pela música. Principalmente quando no final de uma explicação teórica envolvendo as palavras "dissonante, fá de sétima, lá maior, dó menor", me pergunta "Você entendeu"? Eu aceno veementemente com a cabeça que sim.

Ontem referiu-se a mim e a ele como farinha do mesmo saco. Disse "nós, artistas". Vieram-me as lágrimas aos olhos. Nem sequer consigo fazer o Ré sem me contorcer toda e ele chama-me de artista??

Ontem conversámos sobre a justiça humana, sobre para onde vai a humanidade, sobre o violador de Telheiras, sobre como alcançar serenidade, sobre o Miles Davis e Hermeto Pascoal e sobre a única explicação possível para o Mozart ter sido um génio musical aos 4 anos de idade.

As minhas quintas-feiras são um verdadeiro alimento para a alma e torno-me um bocadinho mais artista a cada semana que passa.

3 comentários:

  1. Posso ser a terceira pessoa??? ok, tá bem... eu acho que tens uma aura muito bonita. e , já agora, gostava de saber a explicação para a precocidade do mozart ... :-)

    ResponderEliminar
  2. Gostava de ter umas quintas feiras assim. preciso de encontrar algo que me preencha verdadeiramente que não só faculdade... está dificil :S

    ResponderEliminar
  3. As tuas quintas e as minhas segundas :)
    Gostei muito destas palavras. Também me sinto maravilhosamente nestes primeiros passos pelo maravilhoso mundo da viola.

    ResponderEliminar

AddThis