menu-topo

O Karl Marx é um gajo estranho

12.4.10
Conheci o Karl Marx em Coimbra, por intermédio de uma amiga. É um rapaz cabo-verdiano, muito afável. A notícia do seu nome não me caiu como uma bomba. Eu já vinha preparada para aquilo. A minha amiga Joana já me havia sentado numa cadeira com muitos meses de antecedência, explicando:
- Vou apresentar-te um amigo que me é querido. Ele é muito simpático, faz parte do nosso grupo de jovens e costuma sair connosco. No entanto, queria pedir-te para não reagires quando ouvires o seu nome, porque é, digamos...pouco convencional.
- Oh Joana, não te preocupes. Eu já conheci um Aristides, um Oseias, um Wellington...estou habituada a nomes estranhos! Como se chama o teu amigo?
- Ele chama-se Karl Marx.
- AH AH AH!
-(silêncio)
- A sério Joana? Ele tem o nome do Karl Marx?
- Sim Rafa, chama-se assim.

- A sério?

- A sério.

- A sério?

- A sério.

- A sério?

- A sério.

- A sério?

- A sério.


Pronto, e assim me resignei à estranheza da coisa e preparei-me para conhecê-lo pessoalmente. É um rapaz bem parecido, ar de inteligente e bem-disposto. Vi-o só uma vez na vida, há cerca de 8 anos.
Porém, esta figura peculiar não ficou na minha memória por ter o nome de um socialista qualquer. Ficou na memória por ter dito que não gostava de música.
Pensei não ter percebido bem o que ele estava a dizer - talvez pudesse não apreciar um determinado estilo, sei lá - e pedi-lhe para reformular. Até que ele disse, palavra por palavra:

- Não gosto de música. Sou capaz de ficar anos sem ligar um rádio, sem ouvir uma única música.

Lembro-me de ter feito um sorriso amarelo e ter ficado a pensar que ele não batia bem da cachimónia.

7 comentários:

  1. Estava curioso para saber se ele deu alguma explicação sobre o porquê de não gostar de música. Uma hipersensibilidade auditiva que faz com que cada nota que oiça soe a ruído? Uma incapacidade para reconhecer ritmos e tons? Ou pura e simplesmente afirma isso para parecer diferente?
    Anyhow, life without music suck.

    ResponderEliminar
  2. Karl Marx, a sério? lol

    Não acredito que ninguém goste de nenhum tipo de música, é impossível!!! Há tantos e tão diversos tipos e sons, que alguma coisa tem de chegar àquele gajo. Senão é um caso para o dr. House.

    ResponderEliminar
  3. Para dizer uma coisa dessas, não será bom da cachimónia mesmo. Sinceramente, acho impossivel alguém dizer uma coisa dessas e senti-lo. Pode dizer que é um bocadinho "duro de ouvido", que não consegue identificar nenhuma música ao ouvi-la, que não consegue distinguir o Joe Cocker do Tony Carreira, que até gostava de tratear umas coisas que ouve assim de vez em quando, mas não tem a mínima queda para tal... qualquer coisa desse género. Para mim, dizer: eu não gosto de música, é mais ou menos como dizer: eu não gosto de respirar!!!!!!!!!!! Decididamente, o gajo não bate bem...

    ResponderEliminar
  4. Realmente o Karl Marx é um gajo muito estranho.

    ResponderEliminar
  5. Esse Karl Marx foi meu colega de curso em Coimbra e a estória do nome dele é bem engraçada! :) Por acaso não tens o contacto dele?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. lol :) eu tb conheci esse rapaz kd frequentava a igreja de coimbra. Ele é um pouco 'fuori' como dizem os italianos :)

    ResponderEliminar
  7. @Pai Macaco, não tenho conhecimento de alguma deficiência auditiva no Karl Marx. Creio que fosse apenas deficiência de sensibilidade.

    @Huguinho, acho que o House teria aqui um bom desafio. :=)

    @Tina, LOL

    @eueasminhascircunstâncias - bem isso é mesmo uma grande coincidência. Não, não tenho nenhum contacto dele...e espero que ele não leia isto nunca, porque não abona muito a seu favor. Obrigada pela visita.:)

    @Sano, tb achavas que ele era fuori? Tens de me contar mais sobre isso :=)

    ResponderEliminar

AddThis