menu-topo

Uma semana de férias? Bah!

3.8.10
No código do trabalho, na secção relativa às férias, deveria existir uma cláusula que estipulasse um período mínimo de férias a gozar: este nunca deveria ser inferior a duas semanas.

Não é concebível que em apenas 7 dias, ou melhor, (os 2 dias do fim-de-semana são um dado adquirido, por isso não contam), que 5 dias de férias, segunda, terça, quarta, quinta e sexta, uma pessoa consiga descansar.
Longe de mim ser ingrata para com os senhores que lutaram pelos direitos dos trabalhadores porque há 100 anos não havia cá 25 dias úteis de férias para ninguém, mas volto a repetir que 1 semana de férias não é suficiente. Este é o primeiro ano em que trabalho sob um contrato de empregabilidade normal e em que tenho direito a férias "normais", por isso decidi ir tirando uma semana aqui e ali, com um medo sufocante de as esgotar rapidamente, e tiraria duas semanas no início de Setembro para ir a Israel.
Maus cálculos, devo admitir:
- primeiro, porque afinal não vou a Israel - aquilo anda meio instável para aquelas bandas;
- segundo, porque estourei dinheiro nas férias pequeninas;
- terceiro, porque calhou-me na rifa a módica quantia de 2500 euros de IRS para pagar no mês de Setembro, logo não é um bom mês para ir de férias...se bem que podia mandar os senhores das finanças num avião para Israel para o meio das bombas e eu podia ir para a praia e para Tel-Aviv comer húmus e boiar no Mar Morto;
- quarto, porque percebi que as férias passadas a viajar, a andar 10 kms por dia, por mais bonito e satisfatório para o meu ego odisseador que possa ser, não me ajuda a descansar. E é disso que eu preciso.

Pois bem, dito isto, e não ignorando o facto que em uma semana muita coisa pode acontecer, aqui vão alguns tópicos relativos à semana passada que irão ser focados nos próximos posts:

- o voo da Easyjet Lisboa-Milão que foi cancelado, cuja informação sobre o mesmo cancelamento recebi 2 horas antes da partida num e-mail não formatado, sem sequer uma palavra a negrito ou em maiúsculas;

- o consequente adiamento da minha partida em 3 dias, fazendo-me perder 3 dias de férias;

- a entrevista com o jovem humorista Rui Sinel de Cordes para um programa de televisão que irá estrear em breve e a nossa noitada de gargalhadas e copos juntos;

- a minha gravíssima e enxovalhada declaração pública no Facebook em que afirmava "Desculpa Paris, mas Nice é o meu sítio preferido em França";

- o que se pode fazer em Nice, Cannes, Milão e Veneza, cidades que já visitei várias vezes e que me transmitem boas vibrações;

- a minha primeira experiência com um Couch Surfer;

- as melhores fotografias, claro!

Pessoal, estou de regresso!

4 comentários:

  1. Olá Rafaela :) Desculpa incomodar-te, mas queria perguntar-te que curso tiraste, porque vou-me candidatar este ano à faculdade e estou mesmo muito curiosa. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Bom regresso ao trabalho! Também deveria haver uma cláusula que obrigasse as pessoas que andam a fazer teses de doutoramento a despachar-se para poderem ter as férias decentes que lhes fogem há dois anos (pfff).

    ResponderEliminar
  3. @Cláudia, obrigada pela tua visita. Tirei a Licenciatura em Tradução e Interpretação. Podes ler um bocadinho mais aqui: http://odisseando.blogspot.com/2009/06/parece-que-me-vou-embora.html
    Boa sorte na escolha do curso, pensa bem! :)

    @Sãozinha, está quase, está quase! Força!

    ResponderEliminar
  4. Só tive agora oportunidade de ver a resposta. Muito obrigada Rafaela :)

    Beijinho

    ResponderEliminar

AddThis