menu-topo

O dia em que voei com a Easyjet pela última vez

5.8.10


Quinta-feira, dia 22 de Julho

Foi um dos dias com mais trabalho no escritório. Para além de ter um colega de férias, o que aumenta  automaticamente o volume de projectos em curso para cada um dos colegas presentes, era também o dia em que partiria de férias, tendo de passar os meus projectos para a minha chefe. Muita tensão, pouco tempo para fazer tudo. Entro às 17h00 no escritório do poderoso chefão para discutir os objectivos alcançados no trimestre anterior, avisando-o há dois dias que às 18 em ponto tenho de sair do escritório, para ir apanhar o avião.

Saio às 18h00 do escritório do chefe. Entrei logo em holiday mood. Verifico uma última vez o meu e-mail pessoal, que me brinda com esta bela mensagem:

Dear RAFA,

Your easyJet flight, number 2716 to MXP on 22/07/2010 has regrettably been cancelled.
We understand that cancelling your flight will cause you inconvenience and we are very sorry when things don't run as scheduled. 



Tremi da cabeça aos pés. "Não, isto é SPAM, não há problema, não te preocupes". Li até ao final e a conversa parecia mesmo séria. Liguei para o aeroporto de Lisboa:
- Não podemos ajudá-la. Tem de falar directamente com a Easyjet.

A Easyjet não tem um número de apoio em Portugal, por isso tenho de ligar para Inglaterra. Depois de 15 minutos a tentar estabelecer ligação, lá consegui que me atendessem. Perguntei se era verdade e o que se tinha passado, ao que me responderam que o cancelamento devia-se à greve dos controladores de tráfego aéreo em França. Ok, seus grandes tansos, eu vou para Milão, não podem fazer outra rota qualquer e desviar-se de França? Não, não podia. Decidi reservar imediatamente outro voo. 30 minutos depois de conversa com a assistente do Customer Care e de ela estar quase, quase, quase a mudar o meu voo, a chamada cai.

Isto ao mesmo tempo que mantinha a Lúcia, a minha companheira de viagem, no telemóvel, no outro lado da linha enquanto lhe explicava toda a situação. Ela que estava a caminho do aeroporto com a nossa mala conjunta de 20 kgs.

Tensão, suor e lágrimas que querem saltar. Ligo novamente. Apanho um homem: rápido, eficiente, que me reserva os 2 voos para ir e voltar em dois tempos. 

Depois o silêncio no meu escritório. Os chefes tinham ido embora, eram 19h45. Só consegui voo de ida no domingo, dia 25, três dias depois do previsto. Começam os telefonemas para os amigos que me esperavam:

- Renée, cancela a festa de amanhã.
- Pierluigi, não vou poder dormir à tua casa hoje.
- Sim, reservas do Hotel em Nice? Gostaria de adiar a reserva por 3 noites, por favor.
- Colegas de trabalho? Nada de jantarada no fim-de-semana, fiquei em terra.

Nessa noite, eu e a Lúcia fomos jantar a um restaurante italiano, amaldiçoando a greve dos franceses, reclamando da nossa má sorte. Bebemos um Nero d'Avola inteirinho e comemos um spaghetti alla carbonara para afogar as mágoas.
No dia seguinte, dia em que tinha almoço marcado com uma ex-paixão, fui para o escritório trabalhar. Com o rabinho entre as pernas.


Nota importante: Não sou, nem nunca fui uma pessoa forreta. No entanto, paguei mais de 200 euros por este voo, comprado com 3 meses de antecedência e obviamente que estou à espera que a companhia aérea faça todos os possíveis para me deixar contente.
Por isso, e depois do desaire do ano passado, informo publicamente que foi a última vez que voei com a Easyjet.

2 comentários:

  1. Rafaela, percebo muito bem a tua frustracao, mas e um risco que se corre ao voar em low cost

    acho e que pagaste demasiado por um voo low cost
    com 3 meses de antecedencia e esse preco, o melhor e uma companhia de bandeira.

    ao comprar um low cost tens de estar sempre preparada para o perder, por qualquer razao que seja.

    beijos da albania
    pedro

    ResponderEliminar
  2. Rafaela,

    Acabou de acontecer novamente hoje comigo!! Tinha voo da easyjet para Milão e já só fui avisada quando fazia fila para o check in!! Tinha 300€ de reserva de hotel em Itália... e a companhia nem se justificou!

    ResponderEliminar

AddThis