menu-topo

Bom dia, o meu nome é Rafa e não dou erros ortográficos.

6.10.10

Aprendi a escrever e a ler na idade em que é suposto.
Nunca fui dotada de nenhum dom sobrenatural, só se for para conversar (aliás, vi que existia no Livro dos Recordes do Guiness uma mulher que conseguia falar durante 70 horas e eu tenho quase a certeza que conseguiria bater esse recorde), por isso aprendi a ler e escrever na escola primária, na primeira classe, como a maior parte dos seres humanos.
Aprendi as vogais:
a
e
i
o
u
Primeiro em minúsculas, depois em maiúsculas. 
Depois vieram as consoantes, que alegria! Detinha-me muito na perfeição da caligrafia e lembro-me perfeitamente de nas férias de Verão da primeira classe ter-me esquecido como se fazia a letra Q em maiúscula e de ter chorado copiosamente, a pensar que iria chumbar o ano seguinte porque não sabia fazer o Q enrolado.

Não sei se foi a mestria da professora Lutília Rocha que me acompanhou durante os 4 anos da escola primária, ou se foi o facto de ter lido bastante em criança (livros de criança, não li nada de literatura clássica até ter idade para isso) mas a verdade é que nunca dei erros. Acredito que todos os seres humanos possuem dons a vários níveis e acredito que o meu dom seja não dar erros ortográficos.
Obviamente não estou isenta de possíveis acusações de potenciais leitores curiosos - que só "por curiosidade" poderão ir ler o meu blog desde Março de 2006 até hoje só para tentarem apanhar um erro. Podem sim apanhar-me erros de estrutura; tenho algumas dificuldades - principalmente depois de ter vivido tanto tempo no estrangeiro e de ter tido pouca exposição à língua portuguesa - com os "lhe"/ "a"/"o", por isso é possível que se me escapem erros relativos aos complementos indirectos e pronomes. Mas erros ortográficos, não.

Quando, em conversa, comento isto com alguém, as pessoas ficam algo desconcertadas e brincam: "Ó Rafa, toda a gente erra. Por favor!"
Pois, eu sei disso. Eu também erro...em muitas coisas. Mas não nestas. Desde sempre tive uma sensibilidade fora do normal para a língua portuguesa e a partir do momento em que sei uma palavra, aprendo como se escreve. E nunca falho. Por isso, quando passeio pela blogosfera e vejo blogs que apresentam erros (ortográficos e gramaticais) do género:

- não tem nada a haver;

- estive tua espera;

- não estou á vontade com esta situação;

- o que escreves-te ou falas-te ou sorris-te...

- de haverem tantas pessoas...

..sei que são blogues que nunca mais irei visitar.

Porque se é para perder o meu tempo, que seja com pessoas que não só dizem coisas interessantes, como as dizem correctamente. Por isso ficam a saber que todos os blogs que estão na lista de links ao lado passaram pelo rigoroso crivo e aprovação gramatical e ortográfica da Rafa, a segunda pessoa mais picuinhas do mundo.*

Nota Importante: 
Apesar de me doer ligeiramente o peito ao ler "Apesar do Governo considerar estas medidas..." ou "Depois da actriz Penelope Cruz ter casado com o Javier Bardem..."...tento fechar os olhos, pois é um erro muito comum. Segue a explicação:
- A contracção "de+a/o" apenas é possível em frases nominais, como "Apesar da chuva, o tempo está agradável". 
- Quando se trata de uma frase com um verbo, não pode existir contracção da preposição "de", como em "Apesar de a chuva não parar de cair, o tempo está agradável".




* - Conheci recentemente a pessoa mais picuinhas do mundo: foi um rapaz, que conheci numa tasca do Bairro Alto, que me criticou por não ter colocado o ponto à frente da abreviação de n º, quando escrevi há umas semanas Chanel nº 5. Conforme prometido, foi corrigido para Chanel n.º 5.

36 comentários:

  1. Bom... Rafaela, tenho pena que penses assim, pois eu dou montes e montes de erros ortográficos e admito, sou rebelde nesse campo e é para o lado que durmo melhor, mas felizmente...tenho amigos que têm uma visão mais alargada sobre tal assunto e consideram-me uma pessoa bastante interessante, conseguem enxergar-me para além dos pormenores básicos,não devias ser assim tão fundamentalista, pois por vezes encontras muito mais interesse e "inteligência" e carácter num mero pescador que num gajo licenceado em letras... enfim...se soubesses a quantidade de pessoas que não tiveram a possibilidade de estudar, mas que em termos de carácter valem ouro...o que andas a perder na vida ao agires assim...só de pensar nas milhares de crianças que nunca tiveram a alegria de tocar num livro, por serem forçadas a trabalhar muito cedo...e depois estes comentários...enfim...tenho pena que penses assim...Beijos

    ResponderEliminar
  2. Cara June,
    Obrigada pelo teu comentário. Na verdade, não excluo ninguém à partida por saber escrever ou não. E o facto de as pessoas darem erros não está relacionado com a falta de estudos ou não. A minha mãe nunca foi para a universidade e não dá erros a escrever, por exemplo.
    E eu reiterei bem que o que aprendi - em termos de escrita - aprendi na escola primária. Ou seja, acho sinceramente que para se escrever bem a nossa língua, nos basta o ensino primário.
    Não se trata de uma questão de preconceito, parece-me que interpretaste mal o meu texto. Ninguém ia comprar um livro cheio de erros ortográficos, pois não? Pronto, eu escolho não ler blogs com muitos erros.:)
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  3. segundo o novo acordo ortográfico também dás montes de erros :P

    nessa lista que fizeste falta um q tb se vê muito e que pessoalmente adoro:
    "podes querer" em vez de "podes crer"

    esse do do/da/de a/de o, já nem me lembrava que era assim eheh a pessoa "normal" escreve como fala e hoje em dia toda a gente fala rápido. depois há aquelas pessoas que falam rápido (e muito) e escrevem bem :P

    ResponderEliminar
  4. Compreendo o que dizes, às vezes dói ler certas coisas.
    No que diz respeito a blogues, não ligo muito a isso. Claro que há erros imperdoáveis e, normalmente, quem os dá também não tem nada de especial a dizer e por isso, só por isso, nem vale a pena ler.
    Sei que peco muito nesse aspecto, porque sou distraída. Certamente que não será preciso fazer uma leitura exaustiva do meu blogue para ver uma gralha aqui, outra ali. É uma escrita descontraída, por vezes, fruto da emoção e por isso admito distracções. Já aconteceu reler um post meu e bater com a testa na parede por causa de uma coisa estúpida que tinha escrito, vá-se lá saber porquê!...
    Há um blogue que adoro ler, de um jornalista premiado e com muitos anos de experiência, onde volta e meia vejo umas gralhas. Não considero isso erros ortográficos, nem falhas imperdoáveis. Claro que ele sabe escrever e muito bem! Simplesmente aceito que, no registo descontraído de um blogue e na rapidez da escrita de quem não o faz para sobreviver, essas coisas aconteçam.
    Grave, grave é ver erros na imprensa. Isso sim tira-me do sério.
    Parece-me que encontraste a tua alma gémea picuinhas. :)

    P.S. A Pipoca dá erros. Muitos!

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Rafaela, a partir do momento em que o Jornal da RTP2 escreve individados, está tudo dito. Concordo com o que disseste. Escola primária serve perfeitamente para aprendermos tudo o que precisamos. É uma questão de brio (ou de não sermos disléxicos!).

    ResponderEliminar
  6. Rafaela, querida...continuo a pensar que são pormenores da vida insignificantes, pois também existem aqueles considerados de "lunáticos", "alma de artista", aqueles que se perderam na prisão de quatro paredes em tais vómitos de palavras, essas palavras que em outros tempos ditados por alguém empenhado numa lavagem cerebral forçada.
    Resumindo, muitos não se empenharam por tal rebeldia juvenil, e nessa transformação tendo a descoberta de outros mundos, outras vocações, enfim outros tempos, pessoas diferentes, resumindo, cada pessoa é um mundo, e cada pessoa têm a sua capacidade, preferência, habilidade, vocação, e ainda bem que é assim...E sinceramente prefiro mil vezes um livro com alma e conteúdo mesmo tendo erros ortográficos que um livro tal dicionário, imaculado mas vazio, uma diarreia verbal...Bom não interessa, cada um tem direito a opiniões diferentes...Beijos

    ResponderEliminar
  7. Bem, eu penso que não dou erros, pelo menos que esteja ciente disso... Às vezes dou erros como tu... Como aprendi a escrever no Brasil, às vezes tenho dificuldade com os pronomes...

    Sou uma melga porque se começo a ler algo e encontro um erro, deixo de ler o conteúdo e só fico à procura de erros...

    Lamento não fazer parte da tua lista de blogues, mas compreendo que o conteúdo do meu blogue não te interesse muito neste momento da tua vida. :)

    Confesso que por vezes tenho dificuldade em ler alguns blogues devido aos erros, mas faço um esforço... No entanto, lamento, porque português é a nossa língua mãe e todos deveriam saber escrever corretamente!

    Tudo de bom, Rafela!

    ResponderEliminar
  8. Querida Tanita, obrigada pelo comentário. Na verdade, o teu link não estava no blog por um mero lapso. Sempre o tive na minha lista de blogs, mas desde as últimas vezes que mudei o template, tive de inserir à mão e sempre fui esquecendo um ou outro. (Desculpa, eu leio-te bastantes vezes)
    Um beijo enorme

    ResponderEliminar
  9. Escrever bem não é tudo na vida. Mas partindo do pressuposto que todos nós queremos sempre ser melhores em tudo o que fazemos na vida é bom ponto de partida.

    Sempre de língua afiada a dona Rafaela. Estás a precisar de me ver em pessoa para tratar-mos disso :p

    Beijinhos. José Sacramento.

    ResponderEliminar
  10. José Sacramento, queres conhecer a Rafaela pessoalmente e precisamente num post sobre erros ortográficos escreves uma calinada. O infinitivo pessoal não se separa. Caso tenhas um blog já foste riscado da lista. Posto isto, caso persista a tua vontade de conheceres a Rafaela, é melhor confiares que ela seja mais condescendente no que diz respeito à língua falada.

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo, por acaso eu e o Zé somos amigos de longa data...há cerca de 10 anos. Apenas não nos vemos há imenso tempo.

    Costumávamos escrever cartas um ao outro e tudo. E nunca apanhei um erro numa carta dele. Mas acho que é uma tendência comum, desaprender a escrever. :(

    Um abraço aos 2.

    ResponderEliminar
  12. Não compreendo o porquê de tanta revolta quanto a uma coisa que se aprende na escola primária: escrever português sem erros.

    ResponderEliminar
  13. Tu és o tipo de leitora que eu gostava de ter, só para me corrigir! Dou alguns erros, estou sempre a descobrir coisas novas para corrigir e lamento que vá lá chegando tão lentamente.

    ResponderEliminar
  14. @Humming, obrigada pela tua mensagem. Foste muito, muito querida. De vez em quando passava no teu blog, mas vi que estiveste parada durante algum tempo.
    Obrigada por não teres levado a mal este post. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Rafa, gostava de ter a tua password para poder apagar o comentário deste anónimo

    as pessoas ignorantes não merecem publicidade, anónima ou não

    p.s. eu sei que agora vais para o meu blog e escreves Italiana de merda. Italiana de um caralho. Vai para Itália. Não poluas o nosso país. Não queremos cá branquinhos.

    estás a vontade
    e já agora, usavas o teu nome!

    ResponderEliminar
  16. Realmente esse anónimo deve ter problemas mentais...
    São pessoas destas que dão-me voltas ao estomago....
    É que nem com ou sem erros ortográficos uma pessoa aguenta gentinha ignorante, racista, desiquilibrada e pequena...
    Tristeza...

    ResponderEliminar
  17. Oh anónimo se pensas que ofendes alguém aqui principlamente com esses comentários de tão fraca qualidade não ofendes e sabes porquê? Porque para além do facto da Rafaela não dar erros ortográficos não é essa a maior e melhor qualidade dela, entre muitas que tem (humana humilde linda inteligente divertida e podia continuar por aqui fora) que ao contrário da tua pessoa vazia não deve ter mais nada que fazer que deitar cá para fora frases de baixo nível que só escondem uma coisa: INVEJA:)
    Ah e ela não se arma em culta , ela é culta algo que não deves ser:) E uma qualidade das pessoas cultas é não se ofenderem com gentinha como tu.....
    Deves ser uma pessoa muito triste....

    ResponderEliminar
  18. Estou chocada. E sem sequer descer ao nível do Sr. Anónimo, desde quando é que uma pessoa escrever sem erros ortográficos é estar armada em culta? Quem pensa isto devia era ter vergonha na cara. Portugueses destes é que não fazem falta nenhuma (e se calhar era melhor termos mais portugueses como a Rafaela, que fala das coisas como deviam ser).

    ResponderEliminar
  19. Don't feed the trolls ;)
    http://en.wikipedia.org/wiki/Troll_%28Internet%29

    Beijinho,

    Hugo

    ResponderEliminar
  20. Minha querida, fizeste muito bem, adorei o post e vou ler o resto. Quanto aos comentários? ressabiados, existem e mais vale aqui que no julio de matos. Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Também dou calinadas "básicas", mas para desconto, aprendi a escrever português sozinha. Quando tive a minha primeira aula, já muito estrago tinha sido feito.
    Concordo contigo: erros dão-me comichão. E um blog cheio deles cansa-me a vista...
    (E certos anónimos fazem-me cócegas.)

    ResponderEliminar
  22. @ Anónimo(a) malcriado(a), gostava muito de te dar uma boa resposta, mas não há nada que eu possa dizer que possa estar à altura das tuas palavras. Gostava também de agradecer pelo teu comentário, como faço sempre com todos os que comentam - concordando ou discordando - mas não vou agradecer. Há momentos em que é melhor estar calado. Percebo que tens um problema sério contra mim, por isso convido-te a dizer-mo pessoalmente ou enviar-me um e-mail, explicando quem és e porquê essa raiva toda.
    O ódio que transmitiste na tua mensagem não é saudável especialmente para ti.

    Duas coisas:

    - Sou portuguesa. Esta é a minha terra. Por isso não vou a lado nenhum.

    - Não poluo o nosso país: eu faço reciclagem e nunca deito pastilhas para o chão. Enrolo-as num pedaço de papel e coloco no lixo.

    Não te vou desejar felicidades, porque isso seria mera hipocrisia.
    Não voltes cá, tá?

    ResponderEliminar
  23. @June, obrigada pelos comentários, seja os discordantes, seja os de apoio.

    @Flavio, nunca comentas e foste um querido. Farto-me sempre de rir contigo.

    @Helena, como tradutora que és sei que entendes perfeitamente o que digo e que não se trata de arrogância. São coisas nossas, o que se pode fazer? ;)

    @Viz, grazie mille per il tuo commento. Sei stata gentilissima. Ti voglio un casino di bene!

    @Sãozinha, obrigada pela força e comentários everywhere. És uma leitora a 360º e saber que consigo agradar a uma pessoa com o teu grau de intelectualidade deixa-me sinceramente orgulhosa.

    @Tanita, minha alma gémea musical, escrevi este comentário ao som de Kid Abelha. Obrigada pelas dicas.

    @Li, raramente comentas e estou verdadeiramente emocionada com a forma como me defendeste. Tu és uma autêntica leoa. Telefono-te no fim-de-semana! Beijo enorme.

    @Margarida, estendo aqui o que te disse no e-mail. Obrigada pela empatia.

    @Jo Ann, tu tens uma desculpa mais que válida. Comprarias ou lerias blogs em francês em que os autores escrevessem "aujurdui"? :) Eu vi este erro em Paris na porta de uma loja em 2007 ;)

    Um abraço e obrigada a todos.

    ResponderEliminar
  24. Nadica! Ainda mais que tenho formação de revisora (é revisora que se diz?!)
    Eu não leio blogs com mais de dois erros por frase. Sou psicorígida e assumo totalmente as minhas obsessões. Por isso é que estou totalmente de acordo contigo.
    Quando o meu irmão mais novo escreve "9dds? xtax bem?" no MSN, eu digo que comigo, ou escreve português ou não há conversa.

    ResponderEliminar
  25. Rafa, passei todo o dia a tentar arranjar três minutos para vir aqui comentar o teu post e só agora conseguir uns famigerados minutos de descanso. Eis que começo a ler os comentários até chegar ao Sr. Anónimo (cujo nome do meio deverá ser ignorante ou mentecapto) e fiquei estupecfacta com o tamanho da estupidez desta criatura.... Depois da passagem dele, os comentários passaram a ser às palavrinhas que ele cobardemente despejou, sem modos, nem cerimónias... e também eu tenho umas palavrinhas que gostaria de lhe dizer, mas primeiro vamos ao comentário ao post: Tinha pensado em dizer-te como concordava quase totalmente contigo, porque também eu me arrepio quando vejo erros ortográficos escritos por todo o lado e como, em certas situações, faço um esforço desgraçado para não mostrar imediatamente a minha indignação em tamanho atropelo à nossa (belíssima) língua. Dizia eu que concordava contigo quase totalmente porque (para a grande maioria das pessoas) basta ter acesso ao ensino primário para escrever correctamente, sem erros ortográficos. Mas acredito que não podemos generalizar e que há sempre pessoas com mais dificuldades (e outras com uma preguiça mental maior que elas) para quem esse tempo não chega. A mim, o que realmente me choca é ver erros ortográficos em jornais, em revistas, na TV, ou escritos por pessoas de quem se espera, ou pela sua formação académica ou de vida, que a sua escrita se lhe equipare.
    Agora, vamos ao Sr. Anónimo... diga-me lá, a que tribo é que o senhor pertence (e aqui perdoem-me todos os membros de todas as tribos do mundo)??? Explique-se... será que veio recambiado por uma qualquer máquina do tempo directamente do século XIV?? Ah, já sei!!! Não foi da Idade Média que o senhor veio, foi da Idade da Pedra!! Certo, agora estou a perceber melhor. Lá no seu acampamento, fazem danças da chuva, assim do género uhuhuhhu à volta da fogueira e catam-se uns aoa outros nos momentos de pausa entre uma caçada ao javali e umas traulitadas para ver quem fica com a moçoila de aspecto mais apetitoso?!!! Acertei? É isso ? Pronto, assim ficamos todos muito mais descansados. Assim bem enquadrado no seu habitat fica muito mais fácil perceber a parte da estupidez e ignorância que manifesta. Só mais uma coisa, se tem algum problema com a Rafaela porque não se identifica e resolve o problema como uma pessoa adulta ?? Vai ver que não dói nada!

    ResponderEliminar
  26. Rafaela, leio o teu blog desde o início. Já nem sei bem como aqui vim parar (penso que através da Virgínia). Segui sempre atentamente o que escrevias e, ao longo destes anos, concordando ou discordando, diverti-me, comovi-me e aprendi coisas contigo. Obrigada pelo elogio, mas o que eu gosto mesmo é de aqui vir e ser surpreendida pela tua força, pela tua prosa escorreita e inteligente e, acima de tudo, pela tua alegria de viver, que por vezes me contagia.

    Por isso, quem agradece sou eu.

    ResponderEliminar
  27. sim, rafa a sãozinha chegou ao teu blogue do meu... e a percentagem, eh? não mereço???

    p.s. hai prodotto una delle perle migliori degli ultimi anni, peccato siano perle ai porci :D
    - Não poluo o nosso país: eu faço reciclagem e nunca deito pastilhas para o chão. Enrolo-as num pedaço de papel e coloco no lixo.

    ResponderEliminar
  28. Estou chocada, a sério. Não percebo como ainda existem pessoas tão limitadas como esse anónimo.
    Pelos vistos correu vários blogues. Deve ter sido um dia não para ele e decidiu descarregar em cima dos outros, cobardemente atrás de um ecrã. Tristeza...

    ResponderEliminar
  29. Pode me passar o contato do hotel em Barcelona do seu post "Onde ficar a dormir em Barcelona?"
    claudia.crof@bol.com.br
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  30. Concordo contigo, sobretudo no que diz respeito a erros em blogues, pois quem tem um blogue é alguém que tem acesso à informação. No entanto, já estou muito mais condescente do que há uns anos, quando não perdoava um qualquer letreiro de talho ou mercearia com erros grosseiros. Quando conheci algumas pessoas que tinham escrito esses mesmos cartazes e vi que, em muitos casos, nunca tinham entrado numa escola e apenas com muito esforço conseguiam escrever qualquer coisa, entendi que nem tudo pode ser avaliado com o mesmo rigor. Há, ainda, outro aspecto que me faz reconsiderar antes de ser um pouco mais fundamentalista: nem sempre o método de ensino de escrita e leitura utilizado é o mais indicado para aquele(s) aluno(s). Actualmente, os professores (ou pelo menos a maioria) têm formação e reflectem muito sobre o trabalho que estão a realizar, fazendo as alterações necessárias. Há uns anos, usava-se o mesmo método para todos e partia-se do princípio que quem não aprendia era "burro" e tinha de repetir.
    Contudo, muitos erros ortográficos são pura preguiça e desleixo e, nesse caso, são imperdoáveis.

    ResponderEliminar
  31. *condescendente
    (fica sempre bem uma gralhazita num comentário sobre erros ortográficos :))

    ResponderEliminar
  32. A Descalça provou que tenho razão. Qd uma pessoa está descontraída e ou escreve depressa, a asneira acontece e isso não significa que a pessoa n saiba escrever.
    Anyway, só vinha deixar-te esta relíquia, que encontrei na minha volta pelos blogues. Quem sabe para postares futuramente. :)
    http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/2228693.html

    ResponderEliminar
  33. Uma dúvida:

    Por exemplo, tratando-se de um bem monetário, "Não tem nada a haver" não está necessariamente mal escrito, certo?

    ResponderEliminar
  34. @Lâmpada, obrigada pela visita. Na verdade, essa frase - mesmo tratando-se de bem monetário - não tem qualquer sentido. A palavra "haveres" - no sentido de posses - é normalmente usado no plural.
    De qualquer forma, aqui neste exemplo referia-me ao comum "não tem nada a ver", que tantas pessoas escrevem mal, dizendo/escrevendo "haver".
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  35. Há aqui pano (muito pano) para mangas, Rafa. Reivindicando eu o estatuto de maior comichosa do mundo com a escrita (e não me refiro só a erros ortográficos), é evidente que estou em casa. E sim, ponho sempre o pontinho nas abreviaturas. Há três anos, aquando da petição contra o acordo ortográfico, o autor contactou-me a perguntar como tinha eu conseguido fazer o Ex.mo elevado (não sei se o código htlm vai funcionar na caixa de comentários) no meu blogue. É que sou mesmo uma esquisita do pior.

    1. Ter a haver. Em tempos uma blogger muito conhecida fez um post irado a dizer que quem escrevia e dizia isto era uma besta. Era ter a ver. Lamento lamentar, mas tive de ir lá elucidá-la amavelmente de que era "ter QUE ver". Ganhei uma inimiga.

    2. Do, da, etc. Céus! Passo a vida a encontrar essa asneira. Tal como o "tornar-se em". Tornou-se numa vaidosa. NÃO! Tornou-se UMA vaidosa. Transformou-se numa vaidosa. É diferente.

    3. O adjectivo rápido, que alguém usou erradamente num comentário lá para cima. Não se aprende "rápido", aprende-se DEPRESSA, advérbio de modo. Nesta tropeço todos os dias, na imprensa e na televisão.

    4. Tenho uma hilariante troca de correspondência com um dos escritores mais vendidos em Portugal, sobre asneiras de Português nos seus livros (Rafa, forneço em privado). O senhor até "solarengo" dizia, querendo falar de um dia bonito.

    5. Há dois anos ATRÁS. Este atrás dá-me cabo dos nervos. É há dois anos, ponto final. Se é passado... queriam que fosse há dois anos para a frente?

    6. Em tempos a Pipoca Mais Doce ficou toda abespinhada comigo porque recebi um e-mail da revista em que (e não onde) trabalha com um erro monstruoso. Reencaminhei-lhe o corpo do delito. Concordou que eu tinha feito bem em corrigir. A menina tinha-me escrito que "houveram muitas pessoas a concorrer". Isso está algures no meu bloge, numa caixa de comentários, não sei onde.

    6. Em tempos tive uma colega de escritório, secretária como eu, que proclamava orgulhosamente que escrevia sem acentos. "Então escreve com erros", foi a minha resposta.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  36. Ah, ah, Teresa, obrigada: tive um orgasmo intelectual com o seu comentário. Muito obrigada. :)

    (Tenho muita curiosidade em ver essa troca de e-mails com o escritor, ah ah, venha daí!)

    Eu concedo-lhe o prémio da maior comichosa: as minhas manias dizem respeito sobretudo à ortografia. Já sei que se escrever um livro um dia, conto consigo para a revisão do mesmo ;)

    Beijo.

    ResponderEliminar

AddThis