menu-topo

Manias linguísticas

30.11.10
Não gosto da palavra "espectacular".
Acho sempre que quem a usa é um bocado burro ou tem um vocabulário limitado. O "espectacular" tornou-se uma bengala de discurso dos portugueses nos últimos 5 anos. Sempre que se aprecia alguma coisa, toca a usar "espectacular". Nunca esta palavra me teria irritado, se houvesse alguma contenção no usá-la, mas isso não acontece. Parece que esta palavra entra de rompante no cérebro das pessoas, varrendo dele todas as outras palavras da língua portuguesa que demonstram agrado, como o "maravilhoso", "lindo", "magnífico", "bestial", "genial", "fantástico", "delicioso", "fabuloso"...e tantas outras. Quem usa "espectacular", normalmente usa-a de forma cegamente obcecada, em todas as frases de uma conversa.
Quem conversa comigo já conhece esta minha intolerânciazinha  e quando, por acaso, deixa escapar a palavra "espectacular", olha para mim muito assustado como quem diz "Por favor, por favor, não deixes de ser minha amiga. Escapou-se-me. Juro pela minha saúde que nunca mais irei proferir tal palavra!" Eu sopro com aquele meu ar de impaciente, meio a brincar, meio a sério, e depois sorrio.

O "brutal" está a ir pelo mesmo caminho. Como é que de uma palavra negativa, "bruto", pode surgir um termo para exprimir algo positivo? Alguém me explica esta façanha? De repente tornou-se super cool dizer "brutal", porque sugere um certo ar radical, mas sem chegar ao calão. Vê-lo na vida real já é comum, agora vê-lo na televisão...é uma tortura. Por exemplo, os concorrentes do Ídolos não sabem usar outro termo. Coitados, fica-lhes tão mal. O que é feito ao "Maravilha!" ou ao "Porreiro!". Bolas, coisas boas chamam-se "maravilhas" e não "espectacularidades" ou "brutalidades".

Enfim pessoal, vamos lá usar o dicionário e arranjar palavras mais giras, ok?

15 comentários:

  1. Já eu não posso com o "maravilhoso". Só me lembra isto: "Jesus é maravilhoso", "O Amor é maravilhoso", "O Céu será maravilhoso", olhar no infinito, pose de consagrado, voz de quem é santo. Tudo maravilhoso, maravilhoso, como no infantário.

    Vario nos adjectivos. Às vezes uso o "espectacular", mas só quando a coisa pede mesmo um adjectivo desses. "Brutal" é coisa que nem me ocorre. Evito o "maravilhoso", que raptou a capacidade de articular ideias a muita gente. Em suma, entendo perfeitamente essa tua mania linguística. :)

    (E o que achas de coisas deste tipo: Fabulástico!)

    ResponderEliminar
  2. Humming, ah ah, é bom saber que não sou a única com manias. Eu gosto de usar "maravilhoso", mas compreendo que no contexto em que referes é de facto muito exagerado. E sempre do mesmo cansa, né? Prefiro o "maravilha" do que o "maravilhoso", por exemplo.
    Por isso, sou apologista de irmos variando.

    Em relação às amálgamas de adjectivos, acho alguma piada, mas não uso por opção. Acho demasiado adolescente e já sou uma moça de uma certa idade. :=)

    ResponderEliminar
  3. A mim não me irrita, mas também não a uso exageradamente, acho. Expressões que nunca uso são o "bestial" e o "brutal". E "bolas" é outra palavra que também não uso. É engraçado ver como umas pessoas usam mais umas, e outras usam mais outras palavras.

    ResponderEliminar
  4. Eu li um post parecido num blog sobre a palavra "amazing"...pelos vistos isto acontece em todas as culturas .

    ResponderEliminar
  5. Estava a ler e a lembrar-me q este ano na Candeia tentamos proibir a palavra "brutal". É que parece que não há mais adjectivos. Mas eu própria me assumo e confesso utilizadora da mesma, assim como do altamente e do fixe. Não é que não conheça mais sinónimos :) como deves imaginar, ao que leio, sou bem capaz de um vocabulário mais amplo :)) mas é que são coisas que se colam...
    Por exemplo, gosto muito de dizer: és gira. És fixe. Gosto de ti.
    :) Coisas simples e muito poderosas. A coisa mais bonita que me disseram nos últimos anos foi um puto de 18 anos que me disse, do nada: ó Sofia, se ele não perceber que tens um g'anda espírito, não te merece.
    Espectacular? Brutal? Eu achei lindo. Lindo é a palavra :) beijoquinhas Rafa, si cuida!

    ResponderEliminar
  6. @Pinkk Candy, tens toda a razão. Todos nós temos as nossas manias e esquisitices em termos de vocabulário. Eu, por exemplo, digo muito "bolas", para não dizer asneira, porque se estivesse ainda em Itália soltaria facilmente um "cazzo". Mas agora a única coisa que digo em termos de asneira é um "puta" de vez em quando. :)

    @Amalia, hás-de me mostrar esse post. Deve ser bem interessante e ver este tipo de argumentação na língua inglesa. :)

    @Andorinha, fartei-me de rir com o teu comentário como sempre. Tens razão, compreendo que quem diz "espectacular" deve conhecer também outras pessoas, mas a obsessão e frequência com que essa palavra é usada dá de facto a entender o contrário. Mas é mesmo o que dizes: são coisas que colam. E quebrar hábitos linguísticos é mesmo muito difícil. Eu ando a lutar contra os palavrões (tenho de escrever isso num post) e não é fácil.
    Adorei a dica do rapaz: um "ganda espírito" é de facto original e expressa muito bem a ideia. :) E adoro as coisas simples também: gosto de ti, és boa pessoa, boa gente, és uma pessoa gira. A mensagem quando é positiva...é bonita de qualquer forma. :)
    Beijo enorme Ando!

    ResponderEliminar
  7. Mas que post espectacular! ahahahahahahahahahah
    Como a humming, não gosto de usar maravilhoso, porque me faz lembrar aquela música pimba: "maravilhoso coração, maravilhoso..."
    Enfim, há palavras que me irritam, especialmente as da moda, mas tb não é caso para chamar burro a quem as usa.

    ResponderEliminar
  8. @Helena, come on! "Burro" é um exemplo de uma palavra que só por si dá vontade de rir. :) Devo confessar, a minha comichão relativamente ao "espectacular" é causada por uma única pessoa, que por ser normalmente uma pessoa sem sal e sem grandes opiniões, usava o "espectacular" a torto e a direito na esperança de se tornar moderna e jovem. Mas o tiro saiu-lhe pela culatra. ;)

    De qualquer forma, juro que vou repetir 10 vezes antes de dormir hoje à noite:
    "As pessoas que dizem "espectacular" não são burras. As pessoas que dizem "espectacular" não são burras.As pessoas que dizem "espectacular" não são burras.As pessoas que dizem "espectacular" não são burras.As pessoas que dizem "espectacular" não são burras.As pessoas que dizem "espectacular" não são burras.As pessoas que dizem "espectacular" não são burras.As pessoas que dizem "espectacular" não são burras.As pessoas que dizem "espectacular" não são burras.As pessoas que dizem "espectacular" não são burras.As pessoas que dizem "espectacular" não são burras."

    Beijinho. :)

    ResponderEliminar
  9. Eu digo espectacular...e brutal. E bolas. E não sou burra (acho eu...) :)!

    ResponderEliminar
  10. @Sãozinha, um grande LOL para ti. :) Lê o meu comentário anterior ao teu, onde explico o background do meu ódiozinho de estimação por esta palavra ;)
    Beijinho!
    (p.s.: como se sobrevive a semanas sem Grey's?)

    ResponderEliminar
  11. Eu compreendo-te perfeitamente. As palavras são modas. Quando vivi em Lisboa, todos os meus amigos me criticavam pelo facto de usar a palavra "tipo". Até eu própria me irritava um bocado. Depois passou.

    PS: não se sobrevive, estou aqui em ânsias! Mas pelo menos Dexter não parou...e DH só no próximo domingo...

    ResponderEliminar
  12. Eu uso o "Brutal" mas porque um grande amigo meu pronunciava-o sempre de uma maneira tão engraçada que eu fartava-me de rir, maneira que cada vez que uso lembro-me dele. Já o espectacular nem tanto.....mas digo bolas muitas vezes para não dizer asneiras....embora muitas vezes não resulte:)

    ResponderEliminar
  13. O que eu não suporto ouvir e me parece que as pessoas que a usam tentam parecer mais inteligentes é a expressão: "derivado a".
    Um clássico.

    ResponderEliminar
  14. A mim irritam-me outras duas coisas:
    "Mesmo" que agora que diz em todas as frases. "gostei muito do filme...mesmo." "estava muito frio...mesmo".
    os "beijinhos" descontextualizados. Tenho uma colega de trabalho que a cada mail que escreve ou telefonema que faz para os colegas da sala ao lado diz beijinhos. "olha, podes chegar aqui? beijinhos". "O relatório segue em anexo beijinhos". "vou passar-te a chamada, beijinhos".

    Haja paciência...mesmo. beijinhos :P

    ResponderEliminar

AddThis