menu-topo

A sombra da porta

6.12.10



Vi esta cena várias vezes. Vezes suficientes para memorizar o discurso da Arizona. De trás para a frente. A garganta aperta e o coração contrai-se. E demora um bom bocado de tempo a regressar à sua posição inicial. E tenho as minhas dúvidas se alguma vez regressa.

Foi uma das melhores cenas da temporada até agora. A Arizona volta de África e fala com a Callie (namorada com quem tinha terminado o namoro alguns meses antes), sem dizer "Olá, regressei". Bate à porta e explica-lhe, sem dar voltas à questão, por que motivo era infeliz longe dela.

Inicialmente a Callie esboça um sorriso discreto, muito espantada por ver a Arizona, o amor de uma vida, ali à frente dela. Por ter desistido do sonho africano e por ter regressado a Seattle. Por amor.

À medida que a Arizona ilustra o amor enorme que sente por ela, o rosto de Callie vai-se fechando.

A câmara foca o rosto de Arizona em suspenso, à espera de uma resposta, de um sinal de euforia, de um abraço, de um beijo, de um estalo, fosse o que fosse. E depois vemos a sombra azulada da porta reflectida no rosto do anjo louro...e que se fecha lentamente na sua cara.

O cinema e a televisão (séries, em particular) prendem-nos porque mais cedo ou mais tarde identificamo-nos com as personagens. Reconhecemos as situações, contextos, histórias, episódios, sentimentos. Sabemos que elas são pura ficção, mas queremos acreditar à força que aquelas pessoas que estão no ecrã são pessoas como nós. Por isso emocionamo-nos e choramos se a Callie bate com a porta na cara da Arizona, se a Lynette descobre que tem um tumor na cabeça, se o Big deixa a Carrie plantada no altar ou se a Christina pesca uma truta de 13 Kg.

Esta cena dói-me em particular porque é sempre triste ver alguém a virar costas ao amor. 

Eu nunca lhe virei as costas. Mas a minha cara já ficou com uma sombra azulada várias vezes.


.

4 comentários:

  1. Eu acho que esta série tem cenas muito boas, esta é uma delas...por isso não me consigo cansar dela, nem de ver os episódios mais antigos que de vez em quando passam!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro esta série, mas não a sigo porque sempre que vejo choro. Choro muito e penso muito e não gosto nada disso. :-p

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Encontrei esse blog aqui digitando no google!

    Sobre A Callie fechar a porta na cara da Arizona.

    Eu não sou das mais românticas, mas não entendi isso.

    Quando a gente toma uma decisão, quando decidimos nos afastar de quem amamos por algum ideal maior que nós, ou sei lá por que motivo seja, não podemos pretender ligar de vez em quando, trocar e-mails.
    Porque assim ir embora é uma decisão apenas "mais ou menos", e tudo mais ou menos tem consequências "mais ou menos".

    Poxa, A Arizona consegui uma façanha e em nenhum momento a Callie se alegrou por isso. Ficava o tempo todo pensando nela, em como ia ser difícil na África e bla bla bla...
    QUando ela decidiu ir, ficou lá atormentando a Arizona com reclamações.

    Quem ia querer o peso da infelicidade da outra pessoa.

    Nem todo mundo está disposta a se sacrificar assim por amor, principalmente quando se trata de um sonho de uma vida que pode beneficiar tantas pessoas, no caso, crianças.

    A Callie é mimada e egoísta.
    Desde os tempos do O`Malley.

    E agora que a Arizona renuncia a um sonho por amor, a outra fecha a porta...

    Muitas vezes nosso orgulho faz com que percamos muitas oportunidades de ser feliz.

    Eu gosto da Arizona.
    Ela também é meio egoísta, mas eu gosto dela.
    E não entendi tantos "bem feito" pra ela enquanto circulava no google.

    Mas ninguém disse que seria fácil, né?!!

    Vou indo!

    Sopro de Eves!

    ResponderEliminar

AddThis