menu-topo

Paulo Futre: tolo ou sábio?

20.4.11

Campanha publicitária para a Licor Beirão

Sempre ouvi dizer que o homem que sabe rir de si próprio é sábio e mais feliz do que os que se dedicam aos lamentos, queixumes e tristezas. 
No entanto, quando nos rimos de nós próprios em troca de dinheiro e campanhas publicitárias, o caso já muda de figura.
Antes de haver futebolistas com nome de fruto algarvio ou com nome de presidentes americanos, já existia o Paulo Futre. A sua figura abarca várias gerações e foi o melhor jogador português de todos os tempos para muitos portugueses. Por isso e, apesar de toda a gente saber que não é uma pessoa particularmente instruída, - nem tem que o ser, porque ele não é professor de literatura e provavelmente abandonou a escola cedo para se dedicar aos treinos extenuantes das escolas do Sporting - é uma figura que os portugueses acarinham.
Há umas semanas li na Sábado uma crónica muito bonita do sociólogo Alberto Gonçalves, a propósito do forrobodó com as declarações de Futre e de toda a questão viral que se seguiu à campanha protagonizada por ele. E o cronista mencionava que era triste ("indignante" terá sido a palavra utilizada?) que um país inteiro estivesse a gozar e a fazer pouco daquele que foi o melhor jogador da sua geração, porque pelo menos deveria ter-lhe sido dado o benefício da dúvida relativamente à possível contratação de um jogador chinês e as vantagens que poderia trazer em termos de turismo para a cidade de Lisboa. E, na altura fiquei sensibilizada com o que li e fechei a minha boca aos comentários menos elogiosos sobre o senhor Futre.
Mas hoje de manhã vejo estes placards no metro e não sei bem o que pensar. Afinal, o Futre é tolo ou é sábio?
.

5 comentários:

  1. A quem quer que perguntes vão dizer-te que de tolo não tem nada e pelo que ele ganhou de certeza que qualquer um fazia o mesmo :p e é tão simples quanto isso. O dinheiro faz o mundo girar. A sociedade pensa assim. Vais contar pelos dedos quem te recusar a fazer figurinhas na tv ou publicitárias se ofereceres 50-100 mil euros :p Até mesmo adventistas. De tolo a sábio vai muito pouco.

    José Sacramento

    ResponderEliminar
  2. Bem visto!
    Confesso que não vi os vídeos que durante semanas circularam pela internet, apenas apanhei um excerto num canal de televisão e embora não pudesse deixar de esboçar um sorriso pelo ar castiço com que discursava, não delirei como a maior parte dos que conheço...
    É como dizes, de um jogador de futebol não se pode esperar um professor de literatura ou um mestre em retórica!

    Ainda assim, eis a prova de que é mais inteligente do que possa parecer... acabou por rentabilizar esta situação! :)

    ResponderEliminar
  3. Os exemplos do tolo ou sábio extravasam fronteiras e vão muito mais além do que possas pensar. Dou-te um exemplo. Vê os programas sobre a Paris Hilton. Vê a imagem que ela transparece no jet set, e na televisão. Agora analisa a forma como encara o negócio da famílas (Hoteis Hilton) e se prepara para assumir o controlo do grupo. Quem a conhece de ambos os mundos, diz que não tem nada a ver. É tudo "business", quer de um lado quer do outro. Um facto é que o lado tolo dela lhe tem dado muita publicidade, muita notoriedade e muita estabilidade financeira, pelos bons e pelos maus motivos, Mas uma vez mais, é tudo "business" e ela encara aquilo como uma personagem que lhe permite ter a vida e as condições que quer ter. Agora, no que diz respeito á forma de estar relativamente aos Hoteis, estive há pouco tempo numa reunião com responsáveis do Grupo Hilton, e quem a conhece diz que assume uma postura totalmente diferente, inteligente, racional, estruturada e.... sábia. O Futre estará certamente a ser sábio na forma de aproveitar a sua tolice.

    ResponderEliminar
  4. @Zé, o Futre não me parece uma pessoa que precise de dinheiro. Isto pode ser uma boa campanha de marketing pessoal. Mas vai daí...tenho as minhas dúvidas sobre q espécie de marketing é este.

    @Dulce, sim de facto, ele está a rentabilizar. Só que me dá pena porque está a vestir uma personagem tola. :=)

    @GM, é engraçado, porque há uns anos vi uma entrevista (humorística) com a Paris Hilton e, no meio de piadas, chalaças insultuosas, percebi que ela era muito inteligente. E que aquilo tudo (dumb blonde) era uma grande personagem criada não sei bem para quê. Agora dizes-me isso e só confirma a minha suspeita. Muito, muito interessante.

    ResponderEliminar
  5. Bem, eu acho quem nem é tolo, nem sábio. É esperto. :)
    Sábio não pode ser, porque não foi ele que teve a ideia da campanha publicitária. Esses, sim, sábios que souberam aproveitar o "forrobodó", como dizes, em proveito da marca que representam. O Futre foi esperto em aceitar o convite. Não só porque devemos estar a falar de uma quantia aliciante, mas também para calar todos aqueles que gozaram com ele. É também um mecanismo de defesa. Se eu gozar comigo mesma, será mais difícil ser alvo de chacota.
    Quanto à crónica do sociólogo, não vejo qual é o problema em fazer piadas com um momento tão caricato. Tivemos outros grandes jogadores que mandaram bacoradas que ficaram para a história. Acho que faz parte. Sinceramente, sou tão, tão lerda que nem pensei que o alarido fosse sobre o jogador chinês, mas sim sobre o facto de ele estar um pouco para o embriagado. :)
    Bjs e bom fim-de-semana prolongado!

    ResponderEliminar

AddThis