menu-topo

Religião e salvação

18.8.11

Há uns tempos perguntava a alguém se sou uma pessoa que tem ar de quem precisa de ser salva.
Muitas pessoas, pertencentes às mais diversas religiões, denominações e credos, abordam-me nas rus como se com o meu olhar buscasse qualquer tipo de redenção divina. No entanto, já há algum tempo que os evangelistas deste mundo não me incomodavam…até hoje de manhã.

Estava eu na paragem de autocarros e vejo chegar duas senhoras. Uma delas tinha dificuldades em caminhar, pelo que se sentou no banco disponível, enquanto a outra ficou em pé. Cumprimentaram-me – o que é muito raro nas minhas bandas, onde ninguém diz Bom Dia ou Boa Tarde - e eu respondi com toda a educação, embora os meus olhos estivessem mais concentrados nos e-mails matinais que lia no iPhone. A senhora que se sentou queixa-se das dores e a outra responde com um automático “Mas a dor não vai durar para sempre porque Deus vem resgatar-nos e tudo acabará em breve”.

Reparo que a senhora que estava em pé debruça-se sobre a sua mala e eu já sabia o que dali vinha. Toda bem disposta, aproxima-se de mim e entrega-me um folheto (ver foto acima). As Testemunhas de Jeová, como grupo religioso, aborrecem-me particularmente. Não só por forçarem as pessoas que estão com pressa a ouvi-los e não por quererem recrutar para o lado deles, perdão, converter todos os ímpios deste mundo, como eu. 

E agora conto-vos algo que ainda não sabem: eu conheço bem os princípios das Testemunhas de Jeová, por tê-los estudado e por ter tido uma amiga íntima que praticava esta religião. Ora, um dos princípios mais ridículos (sim, todos já sabemos a história de recusarem terminantemente as transfusões de sangue em caso de perigo de vida, nem sequer pretendo entrar por aí) reside no facto de os Testemunhas acreditarem que apenas 144 mil pessoas serão salvas, ou seja, irão para o céu. Mais estranho ainda é considerarem que a maioria destas 144 mil pessoas já morreram, pelo que apenas restam 11 mil no planeta terra que irão ser salvos e, pasme-se, serão todos Testemunhas de Jeová. Ora, não estando ligada a nenhuma religião neste momento, nada me poderia soar pior: quer dizer que o facto de se “ser salvo” (seja lá o que isso significa) obriga-me a estar ligada a uma religião em particular? Não acredito mesmo.

Na paragem de autocarro e, como não sou uma morning person, não me apeteceu estar a debater com a senhora acerca de todas estas ideias. Aceitei o folheto, sorri ao ouvi-la dizer mecanicamente “é preciso decidir, é preciso escolher quem queremos servir, antes que seja demasiado tarde” e voltei as atenções para outro lado.
O autocarro entretanto chega e a outra senhora que estava sentada, com muito esforço, levanta-se do banco. Antes de entrar, pergunto à senhora se precisa de ajuda e, com o meu apoio, lá consegue entrar no autocarro. Não resisto e dirijo-me à senhora evangelista, dizendo-lhe no meu tom mais educado e assertivo:

- É este tipo de coisas que me irá conceder uma entrada no Céu. Infelizmente, não será o seu panfleto.

16 comentários:

  1. Aconteceu-me o mesmo "você precisa de Cristo", livro na minha mão, assim, do nada... e não fizeram o mesmo com ninguém à volta... argh...

    ResponderEliminar
  2. Exactamente...são estas incoerências da religião dos dias de hoje que lhes tiram a credibilidade.

    Beijo enorme.

    ResponderEliminar
  3. eu tendo a respeitar muito as pessoas e as suas escolhas, mas testemunhas de jeová é coisa para me deixar muito irritada. não é por mais nada, apenas o facto de gostarem de tocar à campainha das pessoas a quase nos impor as suas ideias. e de chegarem sempre nas piores alturas.

    não sei, para mim, mostra uma tremenda falta de respeito.

    o que lhe disseste foi muito bem dito. apoiado!

    ResponderEliminar
  4. Também conheço de perto as Testemunhas. A minha melhor amiga esteve ligada ao culto uns anos, fui a muitas reuniões, estudos bíblicos, etc. Mas atenção, pior do que as transfusões e as pessoas salvas (e atenção, todos nós seremos salvos, só não vamos já para o céu, mas apenas no fim de tudo) é o facto de se desaconselharem os estudos superiores porque não são necessários. Conheço uma pessoa brilhante que não foi para o curso que queria (Direito) porque era um curso demoníaco. Isso chocou-me. PS: nessa altura andava na catequese, pelos meus 16-18 anos e discutia religião que me fartava.

    ResponderEliminar
  5. Eu conheço algumas pessoas de uma outra denominação religiosa que também não queriam ir para a universidade porque "não valia a pena", dado que um dos principais credos dessa religião é que o mundo acabará em breve, por isso nem valia a pena prosseguir estudos. Por acaso não sabia que os TJ também desaconselhavam, visto que aqueles com que lidei de perto, conheci-os na universidade.
    Em relação à salvação, pelo aquilo que tinha lido no passado (e hoje para refrescar a memória), era que só mesmo 144 mil seriam salvos. Percebi algo de forma errada? Hás-de espreitar os links que coloquei no post.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Olha com esta questao toda à volta das Jornadas Mundiais da Juventude e da visita do Papa a Madrid...nem sei o que te diga em relaçao a religiões, se começar a falar nunca mais paro. Esta semana vê-se tanta coisa, tanta hipocrisia por parte dos que veneram uma religiao... é lamentável, é só o que te digo...já para nao falar da ostentação que sai do bolso dos contribuintes e nao dos bolsos da igreja como deveria ser...

    Só para dizer que nao poderias ter dado melhor resposta a essa senhora. Aplaudo de pé, como deve de ser!!!
    Tive em tempos uns amigos que pregavam - e pregam - essa religiao e também tentaram levar-me para o paraíso deles, que tentativa tao frustrada...isso e tentar convencer uma bióloga (a minha irmã) que viemos todos do adãozinho e da eva e que a teoria da evoluçao simplesmente nao passava de uma falsa teoria - grande choque de titãs. E muita tinta poderíamos fazer aqui correr...

    até já

    ResponderEliminar
  7. Olha tu queres ver que me enganaram? A mim explicaram-me que os 144000 iam logo para o céu assim que morriam (os escolhidos) e quando se desse o Apocalipse todos iriam para o céu ou lá que era. Bolas. A essa minha amiga disseram-lhe que cursos como Direito ou Medicina eram cursos maus, porque pervertiam a mente, etc etc. Cursos técnicos e andar de porta em porta é que era (ela acabou por ir para Gestão).

    ResponderEliminar
  8. Também não tenho certeza sãozinha, mas don't sweat it. Mas de uma coisa tenho a certeza: eles acham que apenas uma pequena porção da população se salva...e não tem em conta as boas acções, o carácter, se temes a Deus nem nada. Tem a ver única e exclusivamente com o estares ligado àquela religião em particular.

    Gestão? E isso não perverte a mente? :)

    (By the way: tu eras a companhia ideal para ir a Israel...:)

    ResponderEliminar
  9. PS: I know!

    Uma das viagens que mais anseio. E tens de ler o livro, a História de Israel. Ficarás ainda mais impressionada, com certeza.

    A mim Gestão perverte-me a mente, de certeza, no sentido de que não percebo patavina, eh eh.

    ResponderEliminar
  10. O problema dos Testemunhas de Jeová é que acabam por ir contra aquilo que acreditam. Falam em boas acções, ajudar o próximo, mas sinceramente é só no papel (neste caso no panfleto). Tiveste bem no final Rafaela.
    Já faz muito tempo que não tenho um encontro imediato com um "Jeová". :D

    ResponderEliminar
  11. Há uns anos, num programa de rádio, o entrevistador perguntou ao entrevistado, uma testemunha de Jeová, por que razão usavam uma abordagem tão directa e persistente na tentativa de coverter os outros à sua religião e como resposta ouviu a seguinte pergunta: "Se o senhor visse a casa do seu vizinho a arder não o avisava e tentava salvá-lo? É isso que nós fazemos."
    Posto isto, acredito que quando nos entregam os folhetos ou nos batem à porta e nos roubam o nosso tempo estão mesmo convencidos de que nos estão a fazer um favor e, por isso, sinto-me mal por tentar despachar a conversa e acabo, quase sempre, por perder o meu tempo a fingir que estou a ouvir. Nos últimos tempos, deve ser fruto da crise, tem acontecido com muita frequência :(

    ResponderEliminar
  12. alguns são um bocado fundamentalistas, mas acredito que existem pessoas sinceras que um dia irão compreender as verdades Bíblicas e farão as suas escolhas com sabedoria.

    ResponderEliminar
  13. Eu aceito sempre o folhetos todos e como eles pedem, prometo que os leio até ao fim. Eles não sabem é as gargalhadas que dou a ler aquilo. ( agora já não tenho cara de alma perdida, já não acontece há algum tempo )

    ResponderEliminar
  14. Olá, eu que não entendo muito destes assuntos, ouvi dizer que não são só 144.000 (escolhidos e que vão para o céu)...ouvi dizer que depois tens os outros que ficam na terra e acho que ainda são uma grande multidão de gente...mas eu não sou testemunha de Jeová para saber explicar - melhor perguntares a tua amiga =)
    Bjs Kleine

    ResponderEliminar

AddThis