menu-topo

O desafio ALFAMA-TE

2.8.11


Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa.
Para uma algarvia como eu, talvez por alguma razão místico-etimológica (Alfama deriva do árabe al-hamma, que significa “o banho”, “a fonte”), Alfama tornou-se o meu sítio preferido de Lisboa.

Sempre ouvi dizer que são as pessoas que fazem os lugares. Não concordo: acho que cada local tem uma história, uma ambiance, um contexto que nos fazem sentir em casa ou que nos conduzem gentilmente à saída.
Já tinha tido um cheirinho durante as noites de Verão na esplanada das Portas do Sol, ao beber um copo de vinho enquanto me maravilhava com a vista sobre o bairro. Depois foi a época dos Santos em que me diverti juntamente com um grupo de amigos especial, metendo-me com todos os que passavam e fazendo daquele bairro um salão de baile imenso.

Na sexta-feira passada, após ter lido testemunhos em algumas revistas, aventurei-me no Alfama-te a 10. Trata-se de um desafio proposto pelo grupo Alfama-te, em que organizadores propõem uma apresentação do bairro ao resto da sociedade lisboeta como ponto de encontro, de diversão e lazer e, principalmente, um contexto onde travar uma amizade torna-se algo natural como respirar.

E assim foi. Às 21h00 encontrei-me com outros 9 desconhecidos e os dois organizadores do projecto numa praça de Alfama e fomos conduzidos para um local incerto onde iríamos jantar na companhia uns dos outros. Um engenheiro químico, uma futura designer de interiores, uma bióloga, uma médica, um economista, um engenheiro civil ciclista, uma investigadora, um agente imobiliário artista e os mentores do projecto sentaram-se comigo à mesa para partilhar uma refeição e pedaços das suas vidas.

Conviver com desconhecidos é o expoente máximo de liberdade. Cada um tem margem para se comportar como desejar e ser quem quiser. Cada um está a dar-se ao outro, na proporção em que bem entender.

A noite fez-se longa e o grupo permaneceu junto até às 4h30 da madrugada, a cantar e a beber como se nos conhecêssemos todos há (pelo menos) duas vidas. Não sei se me tornarei amiga destes 9 ex-desconhecidos que partilharam comigo uma noite original e diferente. No entanto, nos primeiros minutos, com algumas dessas pessoas, aconteceu algo fascinante: decidi imediatamente que as queria ter na minha vida. 

Não queres arriscar também e ter uma história divertida para contar?

9 comentários:

  1. Olá! Sou-te sincero: não gosto de Lisboa. De todo. Apesar de Alfacinha de gema, nascido na Freguesia de Santa Justa, nunca consegui compreender o fascínio pelos Bairros de Lisboa ou por Lisboa cidade. Não me cativa, só mesmo a minha Linha. ;-)

    ResponderEliminar
  2. Só podes estar a gozar comigo.

    ResponderEliminar
  3. Não estou.... :-P Não gosto de Lisboa... a sério... Gosto dos restaurantes, mas não gosto da vida nocturna. Não aprecio os bairros históricos, nem a confusão dos Santos.... :-P

    ResponderEliminar
  4. É engraçado porque ainda ontem visitei o site deles. Vi anunciada a ideia numa revista e fui espreitar o site, mas não me achei com coragem de me aventurar. Talvez depois do teu testemunho!:)

    ResponderEliminar
  5. Rafa, comunicadora e bem disposta, algarvia sempre pronta a mandar bocas, divertida e intrometida, foi um prazer ter partilhado contigo e com outros ilustres desconhecidos umas horas de valentes gargalhadas e cantorias.

    O Eng. Ciclista :)

    ResponderEliminar
  6. GM: eu não te posso sequer dizer "Não sabes o que é bom", porque não é o caso. És um tipo com bom gosto - ligeiramente jetsetista, mas esse é o estilo e ponto final. No entanto, ao viver no estrangeiro (tal como tu viveste) aprendi a apreciar as coisas típicas do meu país. Por isso quando regressei de Itália, a primeira coisa que quis fazer foi ir comer caracóis e beber imperiais e foi aguardar pacientemente para que os Santos chegassem. Mas isso sou eu, que gosto de confusão, alegria e festa. Por isso gosto de Nápoles e do Rio de Janeiro e não suporto Zurique. :) Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Merenwen,

    Que coincidência. :=) Ainda bem, devias inscrever-te sim. É uma excelente iniciativa e é muito bom sair da rotina de vez em quando.
    Depois conta-me como foi.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  8. Querido Engenheiro Ciclista,

    Obrigada pelos...aham...elogios, espero.Foi um prazer conhecer-te também.

    E é verdade, da próxima vez que nos virmos, tenho de te pedir umas dicas sobre bicicletas. Já andei a ver o site Biclas.com e fiquei com água na boca. :)

    Beijo e até breve.

    ResponderEliminar
  9. Fico com muita vontade de arriscar, sim!
    Conheço muito pouco de Alfama (e de todo o coração de Lisboa, de resto)... e com muita pena minha...
    Nos últimos meses, tive oportunidade de conhecer um pouquinho de Alfama à noite pela mão de um velho amigo e realmente fiquei com vontade de ver mais!
    Ainda não tinha ouvido falar deste projecto e agora fiquei muito curiosa! Quem sabe não entro também no espírito e não acabo por "me alfamar" também!... :)

    ResponderEliminar

AddThis