Se há coisa que tenho observado nestas semanas é que o brasileiro é muito musical. E não me refiro a um adjectivo simpático para me referir à personalidade com ginga natural. Não, estou a ser o mais literal possível. O brasileiro gosta de música, gosta de cantar, gosta de tocar, gosta de batuque.
Escolhi como escritório um espaço de coworking na Gávea (o Templo), espaço particularmente interessante pela diversidade de pessoas com quem partilho os meus dias. Todas as quintas-feiras existe um happy hour, noite em que se bebe muita cerveja gelada e se canta muito. Eu, que cresci com isto, com o meu pai a pegar na viola todos os dias em casa e cantar-me um pagode ou uma balada do Caetano, para mim é uma noite em família. Às quintas-feiras, o pessoal junta-se à volta do Floriano e do Herman (o CEO) que tocam viola lindamente e toda a gente participa, toda a gente canta, toda a gente dança e toda a gente vibra. Cantam clássicos brasileiros, desde pagodes e sambas famosos, passando por baladas e forrós. Não é estranho ver o nosso colega que põe cascalho dentro de uma garrafa de plástico para improvisar um instrumento de percussão. Ou o outro que batuca num pandeiro. Ou as palmas sincronizadas. Ou as vozes afinadas. Em Portugal isto não existe. Não desta forma. Se vos perguntar quando foi a última vez que estiveram à volta de alguém a tocar viola e a cantar o Dunas dos GNR certamente terá sido quando eram adolescentes. Num acampamento. Ou num concerto qualquer. Se quero com isto dizer que em Portugal não existe amor à música? Não, claro que existe. Mas é um amor individual, privado e quase egoísta. No Brasil o amor à música é algo social, algo que tem obrigatoriamente de ser partilhado. Mais ou menos como o ar.
Gostei muito de ler este artigo!
ResponderEliminarConcordo pelenamente... Sempre gostei do Brasil por essa mesma razão, sem nunca lá ter ido amo o Brasil de coração... O profissionalismo, a garra, o foco, o amor e intensidade com que eles se agarram à música e até mesmo a representação, visto que gosto de ver as telenovelas e séries Brasileiras é fantástico o profissionalismo de cada um deles... A música aqui em Portugal não é vivida com tanta intensidade, acho que é vivida mais como uma profissão do que um sonho... A arte muito partilhada parece não ser bem vista... Sou amante da música brasileira. Quando temos em nós um sonho, um dom, um talento, temos a missão de o partilhar com os outros, de o dar a conhecer ao mundo...