menu-topo

Carta aberta a Joni Mitchell

1.4.15


Querida Joni,

Como é que vai a vida?
Nunca te contei, mas durante dois anos eu tive uma música tua para meu despertador. Era a "Little Green", que conta a história da tua filha que deste para adopção quando não tinhas vida para pensar em mais ninguém. Apesar de poder ter sido uma escolha discutível para música de despertar (deprimente e tal), são os acordes iniciais mais doces que já ouvi. E eu de manhã preciso é disso: sons doces. Não me venham com grandes alegrias àquelas horas.
Sei que estás doente e foste parar ontem ao hospital. Eu queria pedir-te só para te aguentares à bronca ainda mais uns 10 ou 15 anos, se não for pedir muito. É que eu ainda te quero ouvir a cantar ao vivo e não estou preparada para te ver partir. No ano passado já foi o Robin Williams, e antes a Whitney e o MJ e, olha, uma pessoa não aguenta tudo assim de seguida.
Chamam-te "ícone de Woodstock". Sei que supostamente é uma coisa bonita de se dizer, mas tu és tão mais do que isso. Tens o condão de transformar uma qualquer música de desamor num hino à vida e à esperança. Passaste de soprano a contralto depois daquele nódulo nas cordas vocais que te transformou a voz e, consequentemente, o estilo, mas a tua essência permanece. E, cá entre nós, eu gosto mais da tua voz em versão grave. Voz de quem tem histórias para contar, enquanto fuma mais um cigarro e beberica um whiskey on the rocks. A tua voz é voz de quem vive. Sei que a tua vida já foi longa e boa, mas dá-me mais uns anos, sim? Se bem que eu, cá no fundo, sei: quem compõe uma música como A Case of You nunca está destinado a morrer.

Deixo-te um grande abraço,

RML

5 comentários:

  1. A "Both Sides Now" é a música da minha vida, sem dúvida. Se algum dia pudesse apenas ouvir uma música seria essa. Ficou no meu coração desde a cena do "Love Actually" e nunca mais saiu. A Joni Mitchell é uma inspiração ♥

    ResponderEliminar
  2. Rafa, perdoa-me a confiança de te tratar assim, acabei de te descobrir, ainda só li dois posts teus e posso dizer-te que estou apaixonada por ti! O teu blogue vai já saltar para os meus favoritos ;)

    Inês.

    (www.paperlovetoys.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! Desculpa-me responder-te só agora. (Sou terrível, eu sei!)
      Muito obrigada pela mensagem tão querida! Vi que foste mamã recentemente: MUITOS PARABÉNS!! Assim que te recompuseres, avisa-me e ficamos em contacto. :)
      Um grande beijinho e muitas felicidades!

      Eliminar
  3. Visitem o meu blog e deixem feedback! Martinhaecia Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Uiiii, também eu já afoguei tantas mágoas ao som dela. Faltou-te referir aí a Amy Winehouse na lista de vozes perdidas <3

    ResponderEliminar

AddThis