menu-topo

10 estados de espírito de um desempregado

8.10.15


Hoje é o último dia de trabalho de uma das minhas melhores amigas. Quem está num emprego há algum tempo (há mais de um ano, vá!) habitua-se a uma série de rotinas e a uma vida que vai, forçosamente, terminar. A boa notícia é que, muito provavelmente, o recém-desempregado irá permanecer desempregado durante pouco tempo e irá para um lugar melhor. A má notícia é que, independentemente de a pessoa ter apresentado a própria demissão ou ter sido despedida, de ter um novo emprego à espera ou entrar na selva da busca de emprego, irá passar por estas 10 fases. É certinho e direitinho.

1 – A tristeza
Oh, como é grande e profundo o meu pesar! E agora, como irei levantar-me de manhã todos os dias sabendo que já não vou para a Rua Quirino da Fonseca? Já não vou estar a trabalhar numa actividade que conhecia de trás para a frente, já não vou fazer parte daquela equipa, não vou voltar a ver aquele escritório de que tanto gostava. Oh vida cruel!

2 – O passado cor-de-rosa
Eu não estava assim tão infeliz, é exagero teu! Sim, ganhava só 700 euros, o que era uma bela merda, mas olha, era dinheiro certinho ao final do mês. A sério, nunca se atrasaram no pagamento. Era tudo tão lindo. O meu chefe era o mais simpático, os meus colegas eram uns fixes, o escritório ficava pertinho do metro, aprendia uma coisa nova todos os dias. Ai… que saudades.

3 – As desculpas esfarrapadas
Oh, mas para quê ganhar mais de 700 euros? Dava perfeitamente para viver. Pronto, depois de pagar a renda, a luz e o MEO só me sobrava 100 euros, mas pff, dava perfeitamente para viver. Quem não tem dinheiro não tem vícios, nunca ouviste? E a vida não é só dinheiro. Eu tinha um subsídio de alimentação, acreditas? Pois é, todos os meses tinha um almoço garantido. Melhor ideia de sempre!

4 – As saudades dos colegas
Eu tinha a melhor equipa de trabalho de sempre! A sério, eram os colegas mais generosos, mais engraçados, mais simpáticos. Aliás, eram mais do que colegas, eram amigos. Pois é, estiveram lá quando eu acabei com o Tiago. Estiveram lá quando eu fui assaltada. Estiveram lá para beber um copo no final do dia. Sempre com uma palavra de apoio. Pá, adoro-os e é uma amizade que vai durar para sempre. Tenho de lhes telefonar todos os dias!!!!

5 – A conformação
Bem, a vida continua. Isto é tudo muito bonito, mas acabou e tenho de olhar em frente. Vou aproveitar para dormir esta semana inteira. E encomendar pizzas à noite. E ver séries pela madrugada dentro sem a preocupação de me levantar de manhã. Liberdade, liberdade!

6 – O tédio
I’m bored!!!!! Já vi todas as temporadas do Breaking Bad (sim, eu sei que já acabou há uma série de tempo mas, tipo, eu trabalhava e nunca tive tempo para seguir o fio à meada), já sei o que se passou no Game of Thrones e já terminei todos os episódios do Scandal também. Já estou farta de ver televisão e de dormir!

7 – A ansiedade
Preciso de um novo trabalho JÁ! Bolas, ando a enviar 5 CV por dia e ainda nada? Nem uma resposta dos filhos da puta dos recursos humanos de nenhuma empresa? Mas que falta de respeito é esta? Preciso de ganhar dinheiro, preciso de ter um sítio para onde ir todas as manhãs, não fui feita para ser dondoca! Porra para isto, pá!

8 – O despertar para a vida
Ena pá, tenho 4 entrevistas só esta semana! Finalmente começaram a responder-me aos e-mails. Let’s do this, bitches! Estou aqui para botar pra quebrar, to kick ass e todas as expressões idiomáticas que puderem pensar para VAMOS A ISTO!

9 – O entusiasmo frenético
Encontrei um trabalho novo, finalmente! Foram 3 semanas de muita tensão, já não aguentava  mais aquela vida de não fazer nada! Vá apanhar no rabo, Dr. [nome do chefe que dispensou os teus serviços]. Aqui vou ganhar 1200 euros. Alguém finalmente reconhece o meu valor. Porra só perdi tempo naquela empresa!

10 – A rotina

Foda-se… levantar-me às 6 da manhã para ir trabalhar? A sério, ninguém merece! Thank God it’s Friday!

4 comentários:

  1. O comentário anterior não tem nada a ver com o texto (que adorei), apeteceu-me.

    ResponderEliminar
  2. Depois de ler o teu post, percebi que já passei por todas as fases ahha Agora felizmente que já arranjei um part-time, mas sem dúvida que a fase do tédio é a pior ahah.
    Beijinhos*

    Comecei a seguir-te :) Faz também uma visita ao meu blogue e espero que gostes do que tenho publicado por lá!
    GIVEAWAY - 7 PRODUTOS DA YVES ROCHER!

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

AddThis