menu-topo

Os outros e nós - Parte III

22.6.09



Um lugar de afecto e reflexão.

É com estas palavras que Antonio Tabucchi define a Língua Portuguesa.
Tabucchi é um escritor italiano, autor de livros famosos como Afirma Pereira que deu origem a um filme relativamente famoso em Portugal e Itália.

Além de escritor, Tabucchi é o tradutor italiano de Pessoa, o embaixador da nossa língua no Belpaese - como os italianos na sua forma imodesta apelidam à própria nação. É também um grande intelectual, apaixonadíssimo por Portugal e ensina a nossa língua na Universidade de Pisa.

Seria só mais um entre todos os intelectuais apaixonados por uma outra língua, se não tivesse tido a audácia de escrever um livro...em língua portuguesa, uma língua não sua, mas uma língua que é para ele um lugar de afecto e reflexão.

O livro chama-se Requiem - Uma Alucinação e passa-se num período de 12 horas numa tórrida Lisboa de Julho. Escrito num discurso simples e natural, este livro é um verdadeiro acto de amor ao nosso país, à nossa língua e a Fernando Pessoa, embora nunca seja referido o seu nome. Uma viagem cheio de personagens caricatos e sem nome, ao bom estilo saramaguiano, mas com um tom algo cómico e ternurento que nos deixa embevecidos em cada linha, em cada parágrafo.

Gostava tanto de o abraçar e confidenciar-lhe ao ouvido que me fez gostar ainda mais do meu país.

2 comentários:

  1. allora mi consigli di leggerlo???
    Bene, avevo proprio voglia di inizar un libro "stranier"...anche se questo lo sarebbe solo per metá!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Bem, só com este post fiquei já apaixonada pelo livro e ainda não o li! Tenho de o ler urgentemente! :D

    Obrigada pela partilha

    Beijinhos & Abracinhos

    ResponderEliminar

AddThis