menu-topo

Quando esse dia chegar, não lhe fales

22.4.10
Estou encantada com a nova campanha publicitária da SUMOL.
Não sou amiga de refrigerantes e SUMOL, pessoalmente, faz-me vomitar. Mas é das melhores campanhas que apareceu no país nos últimos tempos. Estão espalhados por toda a cidade vários outdoors com frases sugestivas sobre um possível futuro cinzento que nos espera. E eles lançam o repto:
QUANDO ESSE DIA CHEGAR, NÃO LHE FALES.

Perfeito, perfeito.


14 comentários:

  1. Excepto o dia das 9h às 18h e o usar fato, devo ser mudo

    ResponderEliminar
  2. Adoro, está lindo. É dos melhores de sempre, sem palavras.

    ResponderEliminar
  3. Não percebo o entusiasmo com este anúncio. Todos sabemos do profundo cinismo que lhe assiste. A sumol concerteza que tem trabalhadores que vão encaixar neste perfil "cinzento". De facto, provavelmente não trabalhariam na empresa se não tivessem esse perfil "cinzento". Mas pior é quando nos deixamos enganar por estas publicidades. Podemos achar o conceito divertido, as imagens apelativas. Mas em relação ao conteúdo não deixo de achar anedótico e de uma profunda pobreza e mau gosto.

    ResponderEliminar
  4. @ Nuno, obrigada pelo teu comentário. Eu não percebo nada de publicidade portanto longe de mim avaliar o impacto da mesma ou filosofar sobre o estado de espírito dos trabalhadores da Sumol.
    No entanto, sou consumidora (não da Sumol, porque não gosto) e este tipo de publicidade toca-me. Acho que as frases têm qualidade, mesmo tocando em ideias clichés. Gosto especialmente da frase "não lhe fales". Em termos de língua portuguesa, essa sim é a minha área, acho que é fabuloso. :)

    Estás tão indignado com esta publicidade porquê? Trabalhas para a Coca-cola? :)

    ResponderEliminar
  5. Se existem trabalhadores da sumol que encaixam no perfil "cinzento", isso não é impedimento para a marca fazer o anúncio.
    O dever das empresas em relação à qualidade de vida do trabalhador vai apenas até um certo ponto. Eu não faço a mínima ideia das condições que os trabalhadores desta empresa têm, mas essa não é a questão.

    A ESCOLHA É NOSSA!

    Se o trabalhador tem de usar fato para o trabalho isso não diz que tenha de continuar com essa atitude quando chega a casa. Há muito boa gente que encaixa em parte deste perfil na hora de trabalho e que depois se liberta fora do horário.

    ResponderEliminar
  6. Está anúncio está muito bom, e tem uma óptima frase: "não lhe fales". Acho que deve pegar, como pegaram os pacotes de açucar com : "Um dia... hoje é um dia"

    Engraçado é ver como esta publicidade parece ofender tanta gente, ahahah

    Um dia vais-te chatear com a publicidade da Sumol. Quando esse dia chegar, não lhe fales :)

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o anónimo na forma e no género e para mal dos meus pecados tenho que ir de fato para o trabalho..mas ando a "desabitua-los".. há muito que já não levo gravata e o meu "casual day" é aleatório..Para além disso ando a trabalhar (leia-se pagar)para ver se fico com outro fato...um feito de ink..

    ResponderEliminar
  8. Tenho que concordar com a Rafaela, este slogan está fantástico....talvez por sermos de letras este tipo de linguagem toca-nos, e não pensamos se a Sumol tem ou não trabalhadores com perfil cinzento, talvez escolha deles não? Para mim o perfil é um estado de espírito, e pode ser modificado, até porque não estamos a falar de fábricas na China que exploram criancinhas a trabalhar em condições miseráveis,porque aí sim a situação é decandente.
    Quanto à publicidade acho que se calhar deviam ficar mais chocados com as da adidas pois estoiram milhões em temas ligados ao Futebol, e coloca os primordiais jogadores do mundo futebolístico em 2 minutos de filme a ganharem mais do que se calhar ganhamos num ano....
    Eu cá não me chateio com isso, pois o meu estado de espírito é sempre branco mesmo trabalhando das 9 às 18:)

    ResponderEliminar
  9. Mas olha que quando chega o dia em que sair à noite é ir pôr o lixo ao contentor eu falo-lhe porque é para ir para casa aconchegar-me nos braços de quem me ama. E isso também vale de alguma coisa! (ps: mas só se esse dia alternar com outros em que se sai de mão dada pelo mundo fora!).

    ResponderEliminar
  10. @ Anónimo, concordo contigo. Não cabe a nós avaliar o perfil dos trabalhadores da Sumol. Cabe a nós remar contra a maré e não sucumbir ao acinzentamento que os anos de vida em cima nos vão proporcionando.

    @Hugo, por falar no slogan da Nicola, sabes que este Carnaval eu e algumas amigas fomos mascaradas de formigas e o rapaz do grupo foi de pacote de açúcar na Nicola? Tinha a seguinte frase escrita:
    "Um dia elas vão papar-me.
    Hoje é o dia".
    Fomos a verdadeira sensação em Torres Vedras.

    @Alcides, realmente nos bancos o perfil dos funcionários ainda é um bocado cinzentão. Para quando uma camisa havaiana em plena CGD?

    @Liliana (és tu Li?), obrigada pelo apoio. Concordo integralmente com o que dizes.

    @Sãozinha, até dá gosto ver como o amor te adoça o discurso e a alma. Também quero um assim, para fazer comentários inspirados como o teu.

    Meus amigos, obrigada por todos os comentários. Como podem ver a Sumol cumpriu o seu objectivo: colocar toda a gente falar de si.

    ResponderEliminar
  11. Esta é sem duvida a melhor publicidade que já vi nos últimos tempos!!! Cinismo ou falsa moralidade, a verdade é que estas são situações tipo que acontecem a todos em determinado ponto da vida. Em determinado dia. E realmente, quando esse dia chegar "não lhe fales!!" Ou pelo menos tenta ;)
    MUITO B-O-M!!

    ResponderEliminar
  12. Também gosto muito da campanha da sumol mas é pena ser uma colagem à campanha da Nicola. Um concelho que deixo para quem fez esta campanha. "mantém-te original."

    ResponderEliminar
  13. Também gosto muito da campanha da sumol mas é pena ser uma colagem à campanha da Nicola. Um concelho que deixo para quem fez esta campanha. "mantém-te original."

    ResponderEliminar

AddThis