menu-topo

10 dias de Férias

26.5.10
Na sexta-feira, às 13h00, entro no avião e parto para Roma.

Serão as minhas primeiras férias do ano. Bolas, merecia mesmo estes 10 dias depois de 7 meses a pegar no batente. Regresso a alguns dos locais mais bonitos do planeta, quatro anos após ter estado lá pela primeira e única vez. 

Roma

A viagem divide-se em duas paragens: Roma e Costa Amalfitana (zona de Nápoles).
Começo a viagem em Roma, onde estarei durante 4 dias. À minha espera estará a Rita, uma querida que conheci há alguns meses e que tem um percurso idêntico ao meu. É uma tradutora fabulosa, fazemos uma óptima equipa juntas no trabalho e tenho a certeza que também o faremos a viajar. 
Aguardam-me dias maravilhosos. Já me imagino a deliciar-me com um bom vinho todos os dias (Rita, prepara-te, vais ver-me ubriaca algumas vezes!), a matar saudades do verdadeiro spaghetti alla carbonara (espero que o meu nutricionista não leia o blog), a reencontrar-me com velhos amigos (Luca, arrivooo), a regressar ao Coliseu e à Capela Sistina que tanta me comoveram na primeira vez e, essencialmente, espero perder-me nas ruas da capital e reencantar-me por aquela cidade. 

Nápoles

No dia 1 desço até Nápoles, a cidade do meu coração. Com o Vesúvio ao fundo e Capri ao lado, estou já preparada para caminhar dezenas de quilómetros por dia e mergulhar e nadar nas águas azulíssimas do Mediterrâneo. Irei plantar-me à porta da Pizzeria Da Michele, para provar a THE ONE AND ONLY pizza napolitana e planeio queimar todas as calorias a passear pela Costa Amalfitana (Sorrento, Amalfi, Positano e o que mais vier). As Adidas já estão de parte.

Positano

Já sinto o cheiro a vongole no ar, tenho a voz pronta para cantar as músicas de Pino Daniele na rua e relembrarei com emoção Massimo Troisi no Il Postino. Vou andar no Funiculare e cantar a altos berros aquela canção giríssima "FUNICULI, FUNICULA, FUNICULI, FUNICULAAAA, NCOPPA JAMMO JA". Tenho uma ligação muito especial com aquela terra.


Amalfi


Sorrento




Referências Culturais:


Pino Daniele - músico napolitano. É o meu cantor italiano preferido. As suas influências musicais são variadas: música africana, latina e bossa nova. Canta em falsete e toca guitarra. Completou recentemente 30 anos de carreira.


Massimo Troisi - actor napolitano. É um dos grandes mitos do cinema italiano. Faleceu 12 horas depois de rodar o seu último filme, Il Postino (O Carteiro de Pablo Neruda). 


Vongole - em português, "amêijoas". Spaghetti alle vongole é o prato típico de Nápoles e também o meu preferido. Sei fazê-lo bastante bem: com alho, tomate cereja, spaghetti al dente e amêijoas frescas.


Pizza - a pizza nasceu em Nápoles, por isso parte-se do princípio que as que comermos ali são as verdadeiras e originais. 

7 comentários:

  1. Tens dois posts meus sobre Nápoles e outro sobre a Costa Amalfitana que fiz no ano passado. A minha preferência vai pra Amalfi, onde TENS DE IR AO RESTAURANTE QUE RECOMENDEI NO BLOG COMER OS GELADOS DE FRUTA NATURAL EMBRULHADOS EM CASCA!! DOS DEUSES!! Senhores, que ainda sonho com aquilo!
    Quanto a Nápoles, como disse, gostei, já vi, e nunca mais lá ponho os pés porque me borrei todinha de medo. Não me senti segura um minuto. Mas os autocarros de hop-in e hop-off fazem um trajecto fixe, e em frente ao Da Michele tens outra pizzaria enorme igualmente fabulosa. O meu hotel era a 10 minutos a pé de lá :)

    Pronto, mais fácil:

    Nápoles: http://andorinhaquevoa.blogspot.com/2010/01/gamorra-napoles-nunca-mais-la-ponho-os.html

    Costa Amalfitana: http://andorinhaquevoa.blogspot.com/2010/01/costa-amalfitana-agosto-2009.html

    Tenho a certeza que vais adorar! Cuidado com a carteira! Not kidding! Beijos e boas férias!

    ResponderEliminar
  2. Tratoria da Barraca em Amalfi: não perder!! As melhores vongole! Melhor que em Positano.

    ResponderEliminar
  3. LOL! Obrigadíssima pelas dicas Andorinha, vou já já a correr ao teu blog ler esses posts.

    No entanto, já lá estive em 2006...e sozinha. Estive em Nápoles, Salerno, Pompei e Capri. Este ano repito Nápoles, mas vou a Amalfi e Sorrento também que nunca vi.

    Sei que Nápoles é meio perigosa, mas lá senti-me em casa. E não fui assaltada, mas fui "fregata", como dizem eles. Perto da estação fui comprar um telemóvel (lolll) e quando abri a caixa tinha uma garrafa de água lá dentro.
    No comments.

    Beijinho!!

    ResponderEliminar
  4. :D Vê os comments no meu post. Foram os que me fizeram sentir normalzinha qdo os amantes de Nápoles quase me deram porrada depois de eu dizer que me tinha passado por lá. A Luna quase me dá porrada pq tal como tu, andou lá na boa. Em Sorrento não cheguei a estar, mas o restaurante De L'Emilia é recomendadíssimo por ser bom, barato, tipo "tasca" italiana e com uma comida orgásmica. Tive pena de não ter podido lá ir. Anyway, gostei muito de Amalfi, achei a cidade linda e uma ternura. E a comida, oh Deus, a comida. Mas já disse isto antes, né? :D

    ResponderEliminar
  5. Pino Daniele é o maior. AMO...
    "Tu dimmi quando, quando
    Dove sono i tuoi occhi e la tua bocca
    Forse in africa che importa."
    obrigada por me fazeres recordar.
    Frida

    ResponderEliminar
  6. Olá Frida, obrigada pela tua visita. Fico tão feliz por haver alguém português que conheça e ainda melhor que goste de Pino Daniele...sabes que em Milão - onde morei - quase ninguém gosta dele e gozavam comigo por gostar. :) Mas felizmente sei reconhecer boa música e fui vê-lo ao vivo ainda duas vezes! Gosto tanto, tanto, tanto dele! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu vivi em Roma durante um ano, daí conhecer Pino. E também gozavam comigo... por gostar dele, de Vasco Rossi e Celentano. Não quero saber. Gosto! Morro de saudades de Roma e confesso que morro de inveja tua... por ires fazer esta viagem. lol
    Um beijinho
    Frida
    Ps- desde que conheço o teu blog que este se tornou leitura obrigatória.

    ResponderEliminar

AddThis