menu-topo

O concerto do Mika

12.5.10

Sim, ele voou no Campo Pequeno qual Peter Pan

Entrei na casa de banho e comecei a tirar a roupa. A camisola, o top, a saia, o soutien...Junto a cada peça que despia, voavam papelinhos dourados que tinham caído do ar durante o concerto e entraram directamente para as zonas mais íntimas do meu corpo. No silêncio da 1 da manhã do meu apartamento, onde as minhas amigas já gozavam o sono dos justos, ecoava ainda no meu ouvido e na minha cabeça as notas de

Numa analepse à Tarantino, tinha perante mim o momento em que o Mika cantava esta música no Campo Pequeno, exactamente 2 horas antes, e quando a chuva de papelinhos dourados desabou sobre nós.
Tivemos direito a tudo: balões gigantes, papelinhos dourados, fumo cor-de-rosa, corações de cartão, gargalhadas e muita, muita alegria. Aquela alegria exagerada de crianças que nunca é demais, sabem como é?

Na escola ensinaram-me que gostos não se discutem. Em casa aprendi que gostos sim, devem ser discutidos, quando são maus. E que há coisas que são universalmente boas. E ainda hoje, no meu círculo de amigos e conhecidos, tenho muita dificuldade em aceitar quando alguém não gosta de uma coisa que é indiscutivelmente muito boa. Como cerejas. Como gelado de maçã verde. Ou como o Mika.
1h10, entro na banheira para o banho merecido, porque duas horas a saltar de saltos altos, perdoem-me a redundância, fazem milagres como exercício cardiovascular. E cantei, cantei como se não houvesse amanhã (adoro a expressão na língua inglesa "singing my heart out"). Na língua portuguesa, o mais que se aproxima desta expressão é o que Rui Veloso canta em Sei de Uma Camponesa:
Canta com a expressão de quem vai ter um filho,
Mesmo pelo coração

No banho, pensava em momentos que compunham o puzzle: o cantor a tocar piano, o cantor a saltar para cima do piano com o guarda-chuva forrado de brilhantes, o cantor que dançava e vibrava ao som da música, sem se preocupar com a coreografia, mas seguindo o instinto do corpo, o cantor que emitia notas agudas com vibrato lírico, o cantor que representava como se estivesse na Broadway e o cantor que falava um português fluente. Depois caiu a ficha: são todos a mesma pessoa. O mesmo rapaz, da minha idade, que tem um talento extraordinário, aliado a um toque de Peter Pan. Um jovem adulto que teima em ser adolescente e preservar essa energia. Energia essa que chega directamente a nós, público.

Saí do banho, enrolei-me na toalha e pensei que queria escrever sobre isto tudo. Depois lembrei-me que não tenho jeito nenhum para crítica musical. Vesti o pijama, abri o Word e comecei a escrever estas linhas.

Sou uma merda a escrever, mas sou extraordinária a sentir.




Nota: para uma crítica e um relato a sério, podem ver na Blitz. Gostei muito do que li.

10 comentários:

  1. Rafaela, este post realmente está extraordinário (exceptuando a última frase, claro está). Conforme ia lendo, fui imaginando todos os detalhes do concerto que falavas como se cenas de um filme se tratasse. Assim como quando vamos ao cinema e vemos as apresentações dos próximos filmes, aquelas cenas mais marcantes, sempre devidamente arranjadas e que nos fazem ficar ali a achar que é obrigatório ver mesmo aquele filme, como se a nossa saniedade mental dependesse desse facto.

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, está fantástico este teu post. Tão bom quanto o concerto a que tivemos o privilégio de assistir ontem à noite. Também fui para casa completamente extasiado. Sem qualquer manifestação de sono, mesmo com o cansaço que se fazia sentir aquela hora já.
    Adorei a comparação que fazes com a musica do Rui Veloso! Genial... para quem diz não ter jeito para a escrita! :)
    Eu estou cheio de sono hoje. Mas ainda dividido entre o mundo real e o mundo do Mika, mundo aquele que nos deixa assim quase crianças, bem dispostos e com uma vontade louca de dançar e estar a cantarolar as suas musicas. Enfim... ficará para sempre esta noite especial.
    Obrigado pela tua companhia, mais uma vez. Foi tudo...perfeito!

    E continua a escrever. Se não tivesses jeito, depois de um concerto daqueles e de um banho relaxante, não irias pegar no portátil para vires para aqui... há coisas que nos estão no sangue. E tu tens muitas boas no teu!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu também sempre achei o Mika fantástico, ele tem uma energia especial, única e espontanea...
    Tenho pena em ter perdido o concerto, sobre os confetis, balões gigantes etc...fez-me lembrar um espectaculo que fui assistir do "Slava" um palhaço russo que ficou entranhado em todo o meu ser...mágico e surreal...
    E não escreves nada mal...senão não te iria ler obvio...
    Ai podes crer...

    Bacio
    Jaci

    ResponderEliminar
  4. Não és nenhuma merda a escrever. És muito boa a transcrever os sentimentos.

    ResponderEliminar
  5. Arrepiei-me muito ao ler isto. Arrepiei-me, não só pela tua escrita (merda a escrever? onde?) mas também pelo facto que me fez recordar, mais uma vez, todos os momentos daquela Golden Night (noite essa que aidna permanece muito viva na minha memória). Se há três dias atrás não era uma grande fã do Mika, então agora posso afirmar, com todas as certezas, o contrário. E posso afirmar que o concerto desse jovem adulto que não pretende crescer foi, sem sombra de dúvias, o meu melhor até à data (ultrapassando mesmo o concerto da minha banda favorita). O Mika surpreendeu-me muito, não só pelo espectáculo todo mas pela sua forma de ser. Adorei cada segundo do concerto e vivi-o ao máximo com um enorme sorriso na cara típico de uma criança. Mas é assim que o Mika nos faz sentir, crianças felizes num mundo feliz. E na terça-feira, dia 11 de Maio de 2010, eu fui uma criança feliz, e tudo à minha volta era alegria e cor.
    Obrigada por este teu pequeno relato, gostei muito.

    ResponderEliminar
  6. Adorei a última frase. Eu sou daqueles que não gostam de Mika...sorry!

    ResponderEliminar
  7. E eu sou daquelas que nunca ouviu falar do moço.

    leticia

    ResponderEliminar
  8. Se fosses uma merda a escrever, não me tinha apaixonado pelo post do jantar. Ehehehehe!

    ResponderEliminar
  9. Rafaela, foi a partir deste post que me tornei tua fã, mas só hoje me decidi a escrever um comentário! :P
    Também estive nesse concerto, talvez tenha sido o momento mais esperado da minha vida entre Dezembro e Maio de 2009\2010 :P , e realmente foi extraordinário, tal como o Mika, valeu mesmo a pena ter obrigado o meu pai a fazer 600 km num dia para o ver (:
    Como já disseste, mas por outras palavras, o Mika é simplesmente fantástico, um excelente cantor (para mim, um dos melhores de sempre, para além de ter uma personalidade e forma de ver o Mundo que são qualquer coisa...

    Enfim, como já deves ter percebido, o Mika é o meu ídolo (ídolo com I grande :b )e tu foste das únicas pessoas até hoje que conseguiu traduzir por palavras tudo aquilo que eu sentia e queria transmitir às pessoas que não gostam dele (que não são assim tão poucas), e nunca consegui, aliás, acabo sempre por ser criticada por gostar tanto dele, mas para mim é me igual ahaha

    Bom, para além de ter achado este teu post fantástico e de sentir tudo o que aqui descreveste, acho que todos os outros posts estão igualmente extraordinários e podes contar já comigo para seguir religiosamente cada nova postagem :b

    Quando for grande quero ser como tu :)

    Um grande beijinho!!!

    ResponderEliminar
  10. Adoro o Mika e tenho taaanta pena de ainda nunca o ter visto ao vivo. Fiquei deliciada com estas tuas palavras...

    ResponderEliminar

AddThis