menu-topo

10 razões que me fariam fazer as malas, empacotar os livros e mudar-me já amanhã para Nápoles

22.6.10

1 - Tem o Mediterrâneo, tem a Costa Amalfitana e tem o Vesúvio
O mar mais bonito, a cadeia montanhosa e o vulcão. Dá para todos os gostos: paisagem mais completa é impossível.

2- Porque é uma cidade que acarinha os seus
Em qualquer ponto da cidade, podemos ver referências a Totò (o cómico mais famoso de Itália), a Massimo Troisi (um ícone do cinema que morreu 12 horas depois de acabar de filmar o seu último filme, "O carteiro de Pablo Neruda") e...a Maradona, que jogou no Nápoles de 1984 a 1991, levando o clube a ganhar o ambicionado Scudetto algumas vezes.

3 - Nápoles é a verdadeira pátria gastronómica de Itália
A mozzarella e a pizza nasceram aqui. Em qualquer esquina da cidade, podemos ver escrito "Qui la vera pizza napoletana".

4 - Porque se no resto da Itália chove, em Nápoles há sempre sol
Em termos de latitude está ao mesmo nível de Lisboa e é uma cidade igualmente abençoada pelo bom tempo e pelo sol.

5 - As pessoas riem muito
São, sem dúvida, as pessoas mais simpáticas de Itália. Riem, falam alto, gesticulam e estão sempre prontos para acolher um forasteiro.

6 - Porque lá sou uma sex-symbol *
Estive em Nápoles durante 5 dias e em cada dia fui cortejada por uma pessoa diferente. Não são ordinários e fazem-nos rir com as abordagens. Duas delas inesquecíveis:

Em Positano, ao entrar no café onde ele estava atrás do balcão:
- Sai qual'è la differenza fra una cosa bella e una cosa splendida?
(ao que lhe respondi com uma gargalhada sonora. Sim, podia ter ido com ele para casa naquele momento)

Em Nápoles, no autocarro, às 23h00:
- Ciao bella, vuoi venire a fare colazione con me?
(Olá linda, queres vir tomar o pequeno-almoço comigo?)

*Isto é particularmente interessante, porque vivi em Milão durante 9 meses como jovem solteira e nunca ninguém sequer olhou para mim. Em Nápoles, eram aos pontapés. E ainda não consegui perceber porquê.

7 - Porque é uma cidade muito melódica
É o som do bandolim, são os acordes do O Sole Mio e do Funiculi Funicula em todas as esquinas, são as canções do Pino Daniele como música ambiente de qualquer bar em que se entre. É encantadora a força da música naquela cidade.

8 - Porque é indiscutivelmente bela
Andar a pé durante horas nas ruas íngremes e tortuosas não custa. Há sempre alguma coisa que me faz suster a respiração. A vista sobre o mar é inesquecível. Porque senti que se morresse lá, morria com a sensação de dever cumprido.

9 - Porque é a ovelha negra de Itália e tenho uma simpatia especial pelos desprezados
Em todos os países existem regionalismos e anedotas sobre habitantes de cidades diferentes. Mas a espécie de picardia que existe entre Lisboa e Porto ou entre Los Angeles e Nova Iorque roça os limites da rivalidade saudável. Em Itália, talvez devido a toda uma história de má unificação, existe ódio.
Um dos episódios que mais me marcou durante a minha vida em Itália, foi o que se passou no concerto do Seal, em Julho do ano passado. Ele contava que naquela semana estava a passear de barco na zona da Costa Amalfitana com a mulher e os filhos e desabafou, no mais bonito e sincero elogio que ouvi de um artista:

- Looking at your country from the sea, I could only think: that was the most beautiful place in the world.

Os milaneses presentes começaram a vaiá-lo. (Sim, porque ele elogiou Nápoles e a sua costa.)
Fiquei tão chocada com tamanha falta de sensibilidade e fiquei de tal forma indignada, que me virei para as pessoas que estavam atrás de mim, vestidos de Prada: 

-Mas vocês são ignorantes? Ele acabou de fazer o elogio mais bonito que se pode fazer a um país e vocês reagem desta forma?? Stronzi!

10 - Alguma coisa acontece no meu coração
E só isto deveria ser razão suficiente. Tenho uma adoração peculiar pelo Rio de Janeiro e por Nova Iorque, mas estar em Nápoles faz-me sorrir de orelha a orelha. Lá sinto-me em casa, como se houvesse alguma força ancestral que me ligasse àquela cidade. E provavelmente há.


5 comentários:

  1. Não me convences :D
    Quer dizer, tu a mim não tens de me convencer de nada, não é? :D Quem lá quer viver és tu.
    Até pq ao chegar ao 9 bati na parte em que disse: já percebi! Já percebi pq é que não gostei de Nápoles: eu não tenho simpatia especial pelos desprezados (embora esteja de acordo que é mto feio vaiar o Seal por ter elogiado outra região, mas olha que se o Seal fosse ao Porto dizer que Lisboa era linda, não sei se não levava o mesmo recado...) e olha que eu faço voluntariado com crianças complicadas e infelizmente, muito desprezadas. No entanto não tenho tendência (como uma grande amiga minha) pros casos desesperados. Há lá um gajo que tá a fazer 18 anos e que assim que os cumprir vai ver o sol aos quadradinhos. Ele ainda não fez nada de mal, mas vai ser marginal, já ele o disse, que quer ir pra prisão pq tem cama e comida à borla (no resto não pensa, é escusado). E vai. Não gosto dele desde o primeiro dia. Faz-me lembrar o Diabo da Tasmânia mas em versão má. A sério, detesto o puto. Eu e muita gente, até porque já nos tentou bater, coisa que pouquissimos fizeram. E a minha amiga Joana decidiu salvar o caso desesperado pq tal como tu, tem simpatia pelos desprezados. Man, que perda de tempo. Não, definitivamente, os desprezados de último grau não é comigo.

    (eu hoje ando inspirada! :D ando a fazer posts no teu blog, ó pah...desculpa!)

    ResponderEliminar
  2. Ora, como diria uma amiga minha, nada acontece por acaso... e teres-te apaixonado perdidamente por Nápoles um dia terás a prova de que não terá sido um mero acaso e irás perceber porquê, quer te mudes para lá ou não. :) Eu também vivo apaixonada pela Alemanha, mesmo antes de um dia ter pisado o solo germânico; depois de já lá ter vivido, tive mesmo a certeza de que me sentia em casa e que só posso mesmo ter vivido lá noutra reencarnação. lol Para mim Berlim é só a minha cidade europeia de eleição (se bem que ainda não conheço todas...lol), mas também adoro todas as outras cidades alemãs por onde passei e vivi, o que me deixa, por vezes, confusa em eleger a que mais gosto...gosto de todas elas e todas elas fazem parte da minha história! Vá viver um dia ou não para a Alemanha, sei que até morrer estarei ligada àquele país até à última célula do meu corpo! ^_^

    ResponderEliminar
  3. Só quero te dizer que te admiro muito!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. (ganda comment que eu te deixei! eu juro que nao tava a speeds hj de manha!)

    ResponderEliminar
  5. eu por mim posso dizer que nunca foi à napoles, sabes disso

    e também nunca foi à roma, ainda

    mas quando se é estudante na itália, custa menos ir visitar o estrangeiro... (como Erasmus não conta, é o periodo em que mais tens de aproveitar do sítio, nem que custe um balúrdio)

    eu só te disse sempre que ser italiana e ter de lutar toda a vida com preconceitos que não me descrevem como italiana, é irritante
    e tens razão, não é bonito o que aconteceu ao seal
    mas em nápoles também são muito racistas com os milaneses... (esta não quer ser desculpa para nada)

    já viste o episódio do Jamie Oliver na Sicília, a ser "told off" pelos sicilianos porque queria fazer risotto "que não é comida à serio, aquilo é o que comem no norte"?

    espero de ter sido clara, mas o dia no trabalho foi dos piores de sempre...

    :D

    ResponderEliminar

AddThis