menu-topo

Indignantemente talentoso

18.8.10
O meu pai está a gravar um álbum acústico pelo qual esperou e lutou toda a carreira. Será um álbum com alguns clássicos da música angolana e alguns inéditos. Uma coisa bem africana e elegante, bastante diferente do que as pessoas estão habituadas a ouvir cá em Portugal. Eu participei no álbum cantando um dueto com ele. O produtor, um brasileiro dos mais talentosos que pode existir - génio diria - está a cuidar de todos os detalhes do álbum: desde a gravação até aos arranjos.
Entrei no estúdio improvisado do Tuniko, cantei a minha parte, brinquei com a Fender dele sonhando com um novo eu, quiçá uma futura Ayo ou Tracy Chapman, e fui-me embora. Mais tarde quando foi ouvir a gravação, desprovida de qualquer tipo de arranjo ou ajuste final, ficou estarrecido. Deu um murro na mesa e gritou:
- Puta que pariu essa família!! Vão ter talento assim lá pró caralho!
Segundo ele, estava muito bom.


É assim que eu reajo quando oiço Djavan. Ouço com o prazer que só a música pode dar e sinto um misto de felicidade e indignação, como quem demanda aos céus:
- Como é que é possível ter-se tanto talento assim?
Quando oiço uma determinada música, principalmente se tocada ao vivo, estou atenta aos mais ínfimos pormenores. E rejubilo. Vibro. Aplaudo. Comovo-me.
Por vezes trata-se de uma entrada numa nota que não estamos à espera, de uma aliteração linguística perfeita - ele é exímio em brincar com os sons da língua portuguesa. Ou então é uma sucessão de acordes que nos soa como o paraíso nos tímpanos.
Ontem à noite, ao trabalhar numa tradução até às 2h00, o Djavan acompanhou-me. Encontrei no You Tube uma canção que ainda não conhecia e ouvi-a no repeat cerca de 30 vezes. Sou excessiva, eu sei.
Mas gosto de abusar do que é bom...e vou-me aguentando bem nesta esquizofrenia emocional.


A canção viciante era esta:

3 comentários:

  1. Bom gosto, o Djavan é qualquer coisa de genial!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post!! Tu brincas com as palavras e depois conjuga-las como se fossemm peças de tetris! :)
    e eu quero ouvir esse cd do teu pai tá bem?

    ResponderEliminar
  3. Ahhhh DJAVAN... meu "grande Amor" :)
    Amo de paixão!

    Quero novidades desse CD!
    Para uma amante de música africana como eu, será seguramente um bálsamo!!!

    Beijinhooooos

    ResponderEliminar

AddThis