menu-topo

Sem Título

8.10.10
Os meus amigos dizem-me que sou uma boa contadora de histórias. De histórias não, porque nada do que conto é inventado. Talvez exagerado, à boa maneira burtoniana de um Big Fish. Por isso, não se trata de histórias, mas de episódios da (minha) vida real que, muitas vezes, se assemelham a um filme. 
Alguns meus amigos gostam deste blog porque conseguem ouvir a minha voz por detrás da história que estou a contar e chegam a escrever-me "estou mesmo a imaginar-te a contar isto, estou mesmo a ver como isto tudo se passou". Não porque eu escreva bem, mas porque eles me conhecem.
Assim é natural que haja pessoas que tenham achado o anterior post sobre os erros ortográficos um exercício de egocentrismo ou arrogância da minha parte. Mas não é: trata-se apenas de uma característica minha e todos os que lidam comigo sabem que sou assim e que, por algum milagre de Deus, não dou erros. 
Tal como a Luna tem um fabuloso espírito crítico e sarcasmo na ponta da língua, a Pipoca escreve maravilhosamente bem e com um humor aguçadíssimo, a Kitty Fane tem um cabelo maravilhoso e uma doçura inata, a minha característica é falar muito e não dar erros. Tão simples quanto isto.
Nunca referi que as pessoas que dão erros deveriam ser apunhaladas até à morte ou erradicadas da face da terra. Apenas referi que eu não gosto de ler blogs com erros. Por isso não os visito. 
Não tenho dúvidas nenhumas que aquele post teria sido extremamente engraçado se eu tivesse feito um vídeo e dito as mesmíssimas coisas para a câmara e o tivesse publicado aqui. Porque falar é completamente diferente do que escrever, mesmo que a mensagem seja a mesma. 
Assim, de forma a mitigar esta discrepância entre linguagem escrita e a linguagem oral (em que sou visivelmente melhor), comecei um curso de Escrita Criativa que durará três meses.

Porquê? Porque não tenho medo nenhum de admitir que tenho muito a aprender.

11 comentários:

  1. Tu ÉS a melhor contadora de histórias que eu já ouvi! Lembras-te daquela vez lá em casa em que começaste a representar um episódio qualquer que viste duma cena do "e levantei-me lentamente, pé ante pé e agarrei numa pedra para mandar ao f%$&% da &%#$% que desgraçou a minha vida..." ahahaha Foi TAOOO bom!! ;) tens de me contar isso outra vez!!!

    BEIJOOOOS

    ResponderEliminar
  2. Ah ah ah!Lembro-me claro...isso tinha sido o Virgílio Castelo num sketch qualquer e ficou-me na cabeça. Não tenho jeito nenhum para actriz, mas se te faço rir, óptimo!! :) um abraço com saudades

    ResponderEliminar
  3. Não foste arrogante. Apenas enalteceste uma característica tua, que é de louvar.

    ResponderEliminar
  4. E nós, leitores, agradecemos o curso! PS: quanto ao resto, só não percebeu quem não quis perceber. Nada de desculpas!

    ResponderEliminar
  5. @Helena, obrigada. Ainda bem que não passei essa imagem para ti. ;)

    @Sãozinha, babo-me contigo! Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Rafaela, não podia estar mais de acordo contigo. No entanto, tenho de discordar num ponto. Leio os mesmos blogues e, por vezes, o erro ortográfico dá o "ar da sua graça". Por muito bem que escrevamos, há sempre uma desatenção de vez em quando.

    ResponderEliminar
  7. Tens de publicar aqui alguns dos textos! :)

    ResponderEliminar
  8. é que continuo a não perceber a tragédia em não querer ler blogues com erros... é que são todos prontos a dar aulas de tolerância, mas depois criticam-te por teres as tuas visões sobre o mundo

    estou contigo nessa
    rafa for president

    p.s. adoro quando ao falar, divagas sobre outros pormenores e nunca, N U N C A perdes o fio daquilo que estás a contar

    como fazes, mulher? como?

    ResponderEliminar
  9. Mais bonito é o teu português Viz, sem erros e sem nada. Já és das nossas!

    ResponderEliminar
  10. eu prefiro a escrita ao video.
    quanto aos erros, com a quantidade de correctores ortograficos que temos disponíveis, não deveria haver desculpa. pelo sim pelo não, vou só ali rever o meu.

    ResponderEliminar
  11. @Hugo, não me parece que vá publicar aqui nenhum dos meus textos experimentais do curso de Escrita. What happens in Escrever Escrever, stays in Escrever Escrever. :)

    @Viz, não fazia ideia desta minha característica de não perder o fio à meada. Logo eu que tenho tendência para divagação crónica. Obrigada. Mas nada te tira o mérito. Tal como diz a Sãozinha, o teu nível de português é impressionante. It puts my Italian to shame ;)

    @Clara, obrigada pela visita. Vi que és uma neo-blogger. Parece-me desde já muito promissor ;) Beijo e volta sempre.

    ResponderEliminar

AddThis