menu-topo

Dublin em palavras

15.12.10
Era uma viagem que deveria ter sido feita há muito tempo. Tínhamos o bilhete, Milano-Dublin-Milano comprado para Novembro de 2008. Algumas semanas antes terminámos o namoro e cada um seguiu a sua vida. Talvez fosse melhor assim, porque estávamos naquela fase em que já não nos divertíamos e que qualquer momento a dois era pautado por indirectas e acusações e cada vez menos por amor. Todos passámos por isso, não é? Ou pelo menos assim espero.
Assim sendo, Dublin esperou por mim. E dois anos depois, lá me decidi a visitá-la sem rancores ou memórias do passado. E com uma óptima companhia. A companhia de uma amiga de infância, a nossa terceira viagem juntas e a mais harmoniosa de todas.
Motivos para se gostar de Dublin? Ora cá vão alguns:

- Os irlandeses são, provavelmente, o povo mais simpático da Europa. Sim, até mais do que os portugueses, do que os espanhóis e italianos. Conheço-os todos muito bem e os irlandeses estão no cimo. Esta simpatia aliada a um sempre presente sentido de humor, torna-os um povo acolhedor a quem apetece abraçar.

- Dublin é uma cidade pequena, por isso vê-se em dois ou três dias. E a pé, que é a melhor forma de conhecer uma nova cidade.

- Sendo pequena, é uma cidade divertida: tem centenas de bares, pubs, restaurantes e coffee houses. Tudo é uma desculpa para fugir ao frio e aquecermos o estômago com um hot whiskey (apesar de me ter causado vómitos, senti-me uma grande mulher quando bebi aquilo) ou um latte.

- São atenciosos para com os estrangeiros. Se um dubliner vê um turista com o mapa na mão, o mais provável é que o aborde, perguntando se precisa de ajuda ou se quer ir para algum lado em particular.

- Garlic Potatoes. Estão a ver batatas fritas? Agora imaginem que elas foram fritas em azeite e alho...A sério, por estas batatas vale a pena ter celulite.

- Guinness. A Guinness é o ex-lybris da cidade. Mais do que a pizza é em Nápoles, do que a Broadway em Nova Iorque ou do que a Família Real na Inglaterra. Tudo em Dublin faz referência à cerveja Guinness, à família Guinness e ao Império Guinness. E supostamente, como dizem os irlandeses, pode-se sobreviver à base de Guinness. 24 pints por dia e um copo de leite mantém-te vivo e saudável.  Gosto muito destes slogans, mas quanto a este tenho as minhas dúvidas.

- O atrevimento e espontaneidade dos homens. Não me posso queixar dos portugueses que ultimamente acordaram para a vida e têm-me cortejado nas mais diversas situações. Mas em Dublin, eles de facto arriscam e metem-se connosco. E pagam-nos bebidas sem esperar levar-nos para casa naquela noite.

Portanto, assim que tiverem uma oportunidade, vão ao site da Ryanair e comprem um bilhete de Faro-Dublin. Paguei 26 euros ida e volta pelo meu. E, no regresso, ainda passei uma manhã debaixo do sol algarvio.


7 comentários:

  1. 26 euros para Dublin? Tiveste de comprar com uma grande antecedência, certo?
    De facto estou a perder imenso, mas agora sem férias, vai ser difícil...
    Vou-te adicionar :)

    ResponderEliminar
  2. Ok...acabaste de me vender a cidade. Já agora o alojamento? Acessível também?

    ResponderEliminar
  3. Tao boa esta descrição!! Estou rendida Rafa! Bem que eu gostava de ir a Dublin! (ah, mas eu gostava de ir a todo o lado!!)
    BEIJOOOO

    ResponderEliminar
  4. @André, foi barato. Comprei com 2 meses de antecedência, o que não é assim tanto. Mas o truque é comprar bilhetes para dias que não sejam nem sexta-feira nem domingo. As low cost na realidade deveriam chamar-se "low-cost-when-you're-travelling-in-weird-days";

    @Analog, mando-te um e-mail com o alojamento. Fiquei num sitio porreiro (hostel) com pequeno almoço e na zona mais boémia e central que há. Paguei por um quarto duplo (eu e a minha amiga) 25 por noite. Não é horrível. :)

    ResponderEliminar
  5. A minha viagem de finalistas era para ter sido na Irlanda. Era, porque eclodiu a 2.ª Guerra do Golfo e os meus pais acharam por bem que eu não fosse, vá-se lá saber porque raio. De todo o modo, nunca mais ponderei sequer ir à Irlanda (ponderei uma vez, mas optei pela Dinamarca instead). Tenho planos para a Irlanda do Norte, mas não para a Irlanda Irlanda. Agora deixaste-me com vontade.

    ResponderEliminar
  6. @Sãozinha, que bom! Viagens que ficam perdidas pelo meio da nossa vida...devem ser pegadas mais cedo ou mais tarde. Não deixes passar do próximo ano. :) Muito fixe mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Nada horrível, mesmo!
    Ainda não tenho planos para grandes viagens para o ano, mas fico já de olho nessa...
    ;)

    ResponderEliminar

AddThis