menu-topo

Preparação para os Óscares - parte 3

27.2.11

Achei que não era bonito escrever apenas dois posts com parte 1 e 2, pelo que decidi escrever um último com parte 3.

Pois bem, acho que o balanço é interessante: 8 filmes de 10. Não vi o Winter's Bone, nem o Toy Story 3, o que implicava ver os Toy Story 1 e 2. Não tive tempo para tal. Escolhi apenas falar do True Grit e do 127 hours porque foram os únicos que considerei verdadeiramente inspiradores.

O The King's Speech tinha tudo para ser um filme extraordinário, mas é apenas um filme bom. Está ali, segue a linha dele, não surpreende, não arrebata. O ponto forte é a interpretação do protagonista, Colin Firth, que vai ganhar o Óscar hoje à noite.

O Black Swan tinha tudo para ser um filme extraordinário, mas é apenas um filme bom. Surpreende em algumas cenas, arrebata noutras e transpõe bem a tensão para o lado de cá. O ponto forte continua a ser a interpretação da protagonista, Natalie Portman, que vai ganhar o Óscar hoje à noite.

O The Fighter é um bom filme. Eu gosto particularmente de filmes que retratam histórias de pugilistas. Esta é uma história boa, mas o ponto forte é a interpretação, desta vez dos actores secundários: a mãe do protagonista (Melissa Leo) e o irmão do protagonista (Christian Bale). O Marky Mark, para ex-rapper vândalo, não está nada mal.

O Inception foi um filme que vi no Verão. Bolas...não me lembro absolutamente nada do filme.

The Social Network  foi um bom filme...mas varreu-se-me completamente da memória. O que não pode ser bom sinal, certo? Achei interessante por parte do David Fincher o uso de um elenco pouco conhecido sem grandes filmes no currículo. O Jesse Eisenberg acabou por se revelar delicioso no papel de Zuckerberg (ambos ruivos e judeus, repararam?) e até o Justin Timberlake se portou bem no papel dele. Acho muito inteligente a extrema ironia do argumento: com base numa rejeição (de Zuckerberg pela namorada), ele resolveu criar uma rede que abolisse a exclusividade e onde o mundo inteiro pudesse estar ligado. Gostei muito do filme, quando o vi, mas agora passado 1 mês ou 2, não houve nada nem nenhuma cena que me ficasse no coração.



Aqui vão as minhas apostas e desejos:

Melhor Filme
Quem ganha? - Black Swan
Quem eu gostaria que ganhasse? - True Grit


Melhor Realizador
Quem ganha? - Darren Aronofsky
Quem eu gostaria que ganhasse? - Coen Brothers


Melhor Actor Principal

Quem ganha? - Colin Firth
Quem eu gostaria que ganhasse? - Jeff Bridges

Melhor Actriz Principal
Quem ganha? - Natalie Portman
Quem eu gostaria que ganhasse? - Natalie Portman

Melhor Actor Secundário
Quem ganha? - Christian Bale
Quem eu gostaria que ganhasse? - Christian Bale

Melhor Actriz Secundária
Quem ganha? - Melissa Leo
Quem eu gostaria que ganhasse? - Hailee Steinfeld

No resto das categorias, abstenho-me de comentários.

Vou preparar o café...até já!


5 comentários:

  1. eheheh Que entusiasmo! :)

    bom serão, estarei contigo em espírito a fazer-te companhia e quando me levantar vou ver se deixaste os resultados online :p

    beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não sou pessoa para grandes previsões, mas posso deixar aqui alguns nomes que gostaria que saíssem vencedores:

    Melhor Actriz
    - Jennifer Lawrence (Winter's Bone)

    Melhor Actor
    - Jeff Bridges (True Grit)

    Melhor Actor Secundário
    - Christian Bale (The Fighter)

    Melhor Actriz Secundária
    - Melissa Leo (The Fighter)

    Melhor Realizador
    - Darren Aronovsky

    Fotografia
    - Matthew Libatique (Black Swan)

    Montagem
    - (Social Network)

    Música (Banda Sonora)
    - John Powell (How to Train Your Dragon)

    Argumento Original
    - Christopher Nolan (Inception)

    Argumento Adaptado
    - Toy Story 3 ou Winter's Bone (tou indeciso)

    ResponderEliminar
  4. O Inception é um filme genial, e sei que o melhor filme já tem dono, mas ainda guardo a expectativa que talvez leve o melhor argumento original (acho que está nomeado para tal...).

    ResponderEliminar
  5. Ah, e quando puderes, vê o Winter's Bone, é muito cru e desagradável (mas em bom), mas a Jennifer Lawrence está muito muito bem.

    ResponderEliminar

AddThis