menu-topo

Os homens e a solidão

1.3.11
Há poucos dias um amigo de família deu um tiro na cabeça. 
Ele era novo, tinha um bom emprego, era respeitado, tinha um filho adolescente. Mas já não tinha mulher. 
A mulher decidira colocar fim à relação, sair de casa e iniciar outro romance. O nosso amigo não aguentou a dor. Recordo-me de vários casos, na minha cidade, em que homens se suicidaram por causa de mulheres. 
É interessante ver que, mesmo sem qualquer rigor estatístico, 90% dos casos de suicídio no género masculino têm como principal causa um desgosto de amor. Há uns tempos falava com o meu pai sobre o assunto e ele dizia-me que o sofrimento por amor estava no ADN das mulheres. Que estas estavam intrinsecamente preparadas para partir o coração várias vezes e tinham uma resiliência maior do que a dos homens. 
Na altura achei que era um discurso com uma pitada de machismo, mas hoje compreendi. A mulher, numa relação, considera o seu parceiro um ser feito à sua semelhança. Para ela, em termos afectivos, estão no mesmo nível e têm os mesmos direitos e deveres. Quando é o homem a acabar uma relação com uma mulher, a mulher chora, lamenta-se, grita ao mundo que a vida deixou de ter sentido. Mas, passado algum tempo - para umas muito, para outras pouco - ergue a cabeça, segue em frente e volta entregar o coração numa bandeja. 
O homem não. O homem não ultrapassa a rejeição porque acha que é superior à mulher. Considera que é humilhante, na sua condição de homem, macho, chefe de família e da relação, ser abandonado por uma mulher. Que uma mulher, esse ser fraco, nunca deveria ter ousado a trocá-lo por outro homem ou até mesmo pela solidão. Para um homem que sofre um desgosto de amor há duas soluções possíveis: arranjar outra mulher ou acabar com a vida. 
Pensem bem...quantos homens vocês conhecem, e que tenham tido relações longas ou importantes, que estejam solteiros há mais de 1 ano? Eu não conheço absolutamente nenhum.

23 comentários:

  1. Tb acho isso, que eles não aceitam que as mulheres ponham termo à relação. alguns aceitam trair, mas não aceitam ser traídos. Acho que passa por uma especie de código genetico masculino que está associada a uma posição de dominio. conheço pouco homens que tenham superados desgostos amorosos e se o fizeram, tornaram-se em maus parceiros para as futuras mulheres que lhes cruzem os caminhos!!!

    ResponderEliminar
  2. @hierra, estás em harmonia com aquilo que penso e aquilo que tenho observado. Concordo plenamente.

    ResponderEliminar
  3. Ah Rafa, os homens não são assim tão mauzinhos... E nem todos pensam assim, que sao superiores e que uma mulher, um ser infelior os humilhou e deixou... Eles têm é menos capacidade de resistir a tudo o que seja desgosto, contrariedade, obstáculos e casos vencidos... O homem não gosta de perder!

    ResponderEliminar
  4. @Silvinha, mas concordamos no facto de que eles têm menor capacidade de sofrimento, certo? That's a given. :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Agora que falas nisso, só conheço um. Mas é meu ex, tem desculpa: não consegue encontrar ninguém que se compare a mim! ;)

    ResponderEliminar
  6. @Ventania, que saudades que tinha tuas. Boa resposta. Mas se ele não arranjou nenhuma mulher para te esquecer ainda é porque está mesmo com o coração despedaçado.

    ResponderEliminar
  7. Rafa, na minha óptica as coisas não são tão lineares quanto isso. A verdade é que a sociedade contem diversos mitos, e esse é um deles "os homens são mais fortes que as mulheres", quão errado está. Acho que o facto de se suicidarem não advém do machismo e por se acharem seres superiores, acho sim, que não lidam bem com o desgosto, muito mais quando deriva de um amor, amor companheiro, duradouro e quiçá muito forte. Não acho que ninguém ponha fim à vida por se achar superior demais para a situação que tem diante de si, mas sim por se sentir inferior, ou seja, incapaz de fazer seja o que for para resolver o seu dilema. Mas isto é apenas outra opinião :)

    Beijinhooo

    Marta Apolónia

    ResponderEliminar
  8. @Martinha, tem toda a lógica isso que dizes. Tem mesmo. Mas também acho que o homem, por factores históricos ou de tradição, não aceita bem - afectivamente falando - ser abandonado por uma mulher. A questão que te coloco é a mesma: depois de uma relação longa e séria, quantos homens conheces que estejam solteiros há um determinado tempo? Já notaste que fogem logo para os braços de outra?

    Beijo grande, amiga.

    ResponderEliminar
  9. Olha Rafa, acho que é a primeira vez, mas não concordo mesmo nada contigo.
    Eu não acho que seja mais difícil ou mais fácil aceitar uma traição ou uma separação pq se é homem ou mulher. Sei que a aceitação pode ser mais fácil para as pessoas pragmáticas e mais práticas e está com certeza mto, mas mesmo mto associada ao nível de auto-estima e auto-confiança de cada um.
    Não acho que as mulheres tenham mais capacidade de resistência, basta entrar no FB pra veres qtas lá estão a morrer de amores há ANOS. Mas tb não te sei explicar pq se suicidam mais os homens que as mulheres, talvez o que dizes do orgulho do macho seja verdade e eles achem que não podem suportar a vergonha. Talvez apenas não consigam conviver com o fracasso, com a desilusão. Talvez amem com mais intensidade que as mulheres! Se calhar têm mto mais medo que as mulheres de estarem sozinhos.
    Sei lá eu o que pode levar um homem a enfiar um tiro na cabeça? Antes do Natal o avô duma amiga minha atirou-se dum prédio de 6 andares. A mulher dele, avó da minha amiga, estava no hospital nos cuidados paliativos e faleceu 3 dias depois. O senhor estava são como um pêro e matou-se. Qual é o orgulho neste caso? A solidão e uma paixão de coração que só vê sentido numa vida a dois para mim é mais plausível. Nem sei se estou a ser romântica.
    Só sei que julgar os homens e as mulheres numa decisão destas não é justo, nem me parece correcto.
    Mas mesmo indo ao que tu falaste sobre a capacidade de se relacionar, conheço homens que estiveram sozinhos sem uma relação durante muitos anos. Uma queca não é uma relação.
    Acho que é mais difícil um homem apaixonar-se que uma mulher. Eu conheço mtas miúdas que encontram o homem da vida delas todos os meses ou todos os anos. Saem dumas pra se meter noutras com duas semanas de intervalo! Estão sempre apaixonadas!
    Conheço ZERO homens que o façam. Conheço mtos homens que admitem que não gostam de estar sozinhos, gostam de partilhar uma casa, uma vida, um dia-a-dia, mas que não se dizem apaixonados pelas mulheres com quem vivem, nem proclamam aos 7 ventos que "esta é que é o amor da vida deles!".
    Os homens são seres humanos como as mulheres o são, cheios de falhas, cheios de ímpetos, de impulsos, mto mais pragmáticos e mto mais levianos (por cultura e tradição ancestral) que as mulheres é certo, mas nem por isso mais fracos ou mais fortes.
    Qdo me perguntam pq é q estou solteira eu respondo: não sei. Se calhar agora sei...:D acho que passei mto tempo à espera dum homem sem falhas.
    Beijo grande!!

    ResponderEliminar
  10. @Andorinha, gostei mesmo muito do teu comentário e do que tu disseste. Estejamos ou não em acordo, o importante neste post foi a partilha de opinião, por isso acabei o post com uma pergunta.
    Compreendo que estou a generalizar de forma algo brusca. Mas tenho pensado nisto e tenho notado que não tenho absolutamente nenhum amigo que esteja solteiro. Aliás, conheço amigos que acabaram relações super importantes, de muitos anos, e que 2 dias depois (literalmente) andam com outra pessoa. Sinceramente não compreendo como é possível. Se calhar devia mudar todo o post e falar sobre os diferentes tempos de luto emocional entre homens e mulheres. Mas queria focar a questão do suicídio. Nos últimos 5 anos em Portimão, tantos, mas tantos anos homens se mataram e todos por desgostos amorosos. Comecei a perceber que existe um padrão qualquer e ainda não descobri muito bem qual é.

    Any help?

    Beijo!

    ResponderEliminar
  11. Efectivamente maior parte correram para outro colo logo de seguida, tendo como excepção um ou outro caso, porém julgo que a se a tua questão fosse " depois de uma relação longa e séria, quantas mulheres conheces que estejam solteiras há um determinado tempo? Já notaste que fogem logo para os braços de outro?" A minha resposta seria precisamente a mesma!


    Penso que tanto o homem como a mulher pecam nesse sentido. Continuo a não achar que seja da genética masculina, apenas de indivíduos mais...(como direi?!)fracos, entenda-se tanto o homem quanto a mulher.

    Por norma acha-se que o caminho mais fácil, é o mais rápido, diz a experiência que isso não é bem assim :)

    Ps. Marca na tua agenda uma ida ao Templários numa terça-feira !!! :) Vais gostar, prometo!
    Beijo!

    MA

    ResponderEliminar
  12. Hoje veio-me à mente o seguinte: neste momento estou a conversar com 3 rapazes solteiros, e da minha idade (ou mto próximo). E era facto, estava a falar com os 3 em 2 chats diferentes. Um deles disse-me "tenho namorada, mas é naquela, pra passar tempo. Ela não me dá pica.", o outro não diz nada pq não é do tipo "kiss and tell", mas eu sei que anda aí a esvoaçar de flor em flor e de vez em qdo tem uma ou duas fixas em que pimbas, q é pra haver sexo, mas não se mete em relações sérias (motivo pelo qual eu mesma levei um pontapé no traseiro - queremos coisas diferentes, eu quero coisas sérias, ele não). O terceiro sei q tb anda aí a saltar de flor em flor, mas não tem qq intenção de arranjar uma namorada a curto-prazo, se acontecer, aconteceu.
    Os três sofreram imenso com as últimas relações. Os 3 encaram o dia a dia de modo diferente. Os 3 têm uma abordagem q 90% das minhas amigas teria. Nenhum se foi enfiar de cabeça noutra relação séria. Dei-te estes 3 exemplos pq hj isso me passou pela cabeça, mas posso-te dar mais.
    Também me lembro do caso do meu irmão, que nunca esteve sozinho. Tentou durante um ano, e disse q se sentiu tão só que voltou pra palerma da (felizmente) ex-namorada. Já andava infeliz há 5 anos, mas antes aquela certinha e as outras tooodas por fora, que nenhuma. Só largou a ex, com quem era infeliz, via-se a léguas, qdo se apaixonou outra vez. Nem dois dias esteve sozinho.
    Há homens e há mulheres que não conseguem estar sozinhos. E há homens e mulheres que gostam e conseguem estar sozinhos. E há os que não gostam de estar mas estão por azar.
    Eu tenho noção PERFEITA que se não tenho namorado é pq não quero. Tb tenho noção perfeita que é mtoooo mais fácil pra mim ser solteira na Holanda do que em Portugal. Os meus 3 amigos de que falei vivem cá. Se calhar é uma questão social, pode ser, né?
    Assim duma assentada digo-te: os tempos de luto dos homens são mais curtos q os das mulheres, mas são mais falsos. Ou se calhar não, são apenas mais ... orientados, chamemos-lhe assim.
    Eu não sei pq é que os homens se suicidam por desgostos amorosos em Portimão, mas sei que viver numa terra pequena com filhos e sem mulher, é mto lixado, e que ainda somos mto latinos. Eu aposto mais no machismo que nos tempos de luto. Mas tb sei, e repito-te, que os homens amam mais intensamente do que nós.
    Não sei se ajudei :D
    Beijos!

    ResponderEliminar
  13. OLA FILHOTA CONCORDO CONTIGO NO GERAL...HOMEM É MAIS FORTE QUE DAMA FISICAMENTE MAS PSICOLOGICAMENTE SOMOS FRACOS NAO É ATOA QUE SAO DAMAS QUE DAO A LUZ...LOLOLOL....ORGULHO MACHO É FOGO....POR ISSO O MEU AVO SEMPRE DISSE:UM HOMEM É UM HOMEM....UMA MULHER É UM BICHO....LOLOLOLOLOL

    ResponderEliminar
  14. Ai Rafa... que post tão sexista!
    Apenas concordo que os homens sofrem de maneira diferente. Não digo que na geração, por exemplo, dos meus pais não se passasse essa situação que referes e talvez ainda se passe, mas permite-me que te corrija. Nesse caso em que o homem assume a posição de chefe dominador, ele não se suicida. Muito pelo contrário, toma a sua última decisão de macho e põe termo à vida da ex-companheira. Finalmente, poderá por termo à sua, ou entregar-se à Polícia. Crimes passionais. São muito frequentes e estão bem documentos. Acontecem precisamente porque o homem que assume a posição dominante é incapaz de lidar com o sentimento de rejeição.
    Quanto às pessoas que se suicidam, e não posso concordar contigo no que diz respeito a essa percentagem, as degraçadas suicidam-se precisamente pela solidão, como o teu título alude. E isto não significa que estejam sós na vida. Simplesmente são incapazes de partilhar o que os atormenta, criando uma redoma à sua volta e afundando-se cada vez mais naquele lodo depressivo que lhes indica apenas uma saída. Posso dizer-te, e isto está documentado, que a maioria dos homens que cometem suicídio, logo após os suícidios decorrentes de crimes passionais, são os que têm problemas financeiros e parece-me que vão aumentar exponencialmente.

    ResponderEliminar
  15. Bolas... "documentados", "desgraçadas" e "suicídios".

    ResponderEliminar
  16. Recuso-me a acreditar nisto: " O homem não ultrapassa a rejeição porque acha que é superior à mulher. Considera que é humilhante, na sua condição de homem, macho, chefe de família e da relação, ser abandonado por uma mulher."

    Rafa,nao sei se ainda moras no seculo XIX o sei la o que, isto e pura demagogia! isto e um discurso antigo e cheio de meias verdades, gosto muito de ti! mas fiquei altamente desiludido com este post nomeadamente pelo facto de estas ideias ser machistas...

    Em relacao a menor capacidade de sufrimento entre homens e mulheres, ha mulheres que nao tem capacidade e ha homens que nao tem capacidade de sofrimento nao e uma questao de genero...

    Abr

    ResponderEliminar
  17. Juanjo, se fosse um post dogmático, não teria acabado com uma pergunta, right? :=) Beijinho.

    ResponderEliminar
  18. @Pólo, a sério? Homens que estejam solteiros há mais de 1 ano e que não sejam putanheiros? Não é fácil, cara, não é fácil.

    ResponderEliminar
  19. É como se eles achassem que se algo de mau acontecesse à relação, como o poder está do lado deles, a origem desse mal fosse deles e não delas. É um abanão no seu pequeno mundo. Todavia, acredito que existem homens cujo equilíbrio se funda na sua mulher. Por vezes essa base serve mais para se afundarem. É uma pena. Há de certeza muita gente a querer dar na medida em que precisamos de receber. Digo eu, que ando armada em eremita e ser assexuado. Um dia corto uma unha e tenho um filho.

    Um forte abraço para ti.

    ResponderEliminar
  20. E é verdade, somos uns totós. Vecês é que dominam isto. Vem a bomba nuclear, sobram as mulheres as baratas e um Ginkgo Biloba para fazer sombra.

    ResponderEliminar
  21. @Prezado (primeiro comentário): muito impressionante, parabéns.

    @Prezado (segundo comentário): não te esqueças dos ratos. Os ratos também cá ficam. :)

    ResponderEliminar

AddThis