menu-topo

A minha primeira conversa profunda com um taxista

12.10.14



Ontem esteve um dia chuvoso e frio em Nova Iorque. Depois de ter arranjado um cartão sim americano (da Go Smart Mobile que é o mais barato possível e, ainda assim, vou largar 40 dólares por mês, mas tenho até 3 gigas de Internet para poder escrever-vos e carregar fotos no Instagram), apanhei um táxi para a Union Square porque me apetecia enfiar num sítio quentinho e com livros. Apanhei um taxista do Bangladesh e fomos a conversar os poucos minutos que a corrida durava (aqui só posso apanhar táxi para distâncias curtas, porque é assim a atirar para o carote). Quando lhe disse que era portuguesa, ele disse-me logo que sabia alguma coisa sobre os portugueses e a História de Portugal. Disse-me que uma vez teve um livro de História que se chamava "The depart of Vasco da Gama". Eu fiquei contente: ao ouvir alguém a falar de Vasco da Gama numa cidade tão longe de Portugal senti-me abraçada.

Quando lhe disse que ia para a Barnes & Noble (uma grande cadeia de livrarias, tipo Fnac, mas maior), ele sorriu e disse-me:
"A Barnes & Noble é o único sítio nesta cidade onde não se gasta dinheiro". Eu anuí, com a cabeça, e ele reiterou: "Comprar livros é um investimento que fazemos em nós próprios, por isso nunca é efectivamente GASTAR dinheiro. Percebes o que eu digo?".
Claro que percebo.
No final, já quase a chegar, perguntei-lhe, naquele mesmo tom com que pergunto à minha mãe "Gostas de mim?", aquele tom em que já sabemos a resposta:
- "New York is nice, huh?"
- "I love it here..."
- "Really? "
- "New York is the best place to be."

Despedi-me, desejei-lhe uma boa vida e entrei na Barnes & Noble, decidida a gastar o meu budget inteiro da semana e a pensar: "Por que raios os taxistas de Lisboa só sabem falar de mamas?"

2 comentários:

  1. :) :) :) :)
    Grande primeira conversa!! ;) E grande conselho baseado numa grande verdade! ;) Essa é sempre a minha "desculpa" quando compro "mais um" livro, quando ainda tenho uma lista de livros adquirida e à espera de ser lida!! ;) lol
    Confesso que gostei de ler essa tua conversa com o taxista, muitas vezes felizmente, aqui em Buenos Aires, também apanho taxistas que adoram conversar, mas claro que os que conhecem Portugal, a primeira palavra que dizem é: Cristiano Ronaldo....e depois logo a seguir Messi!! ahahah
    E agora fiquei com a pulga atrás da orelha a imaginar como deve ser maravilhoso esse local...Barnes & Noble! ;) vou averiguar na net e espero um dia poder visitar, afinal de contas NY está na lista de locais a visitar nesta vida!! ;) Esperemos que para breve!! ;)
    Beijinhos e boas aventuras! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu "encontrei-a" à pouco tempo e desde aí tenho seguido o seu blogue e o seu instagram. É uma mulher tão linda e que me inspira tanto. É uma "free soul" e eu adorava ter a coragem para fazer o que a Rafa está a fazer. Verdadeiramente inspiradora. Um beijinho enorme para si, é a maior!

    ResponderEliminar

AddThis